Notícias da Saúde em Portugal 261

Quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Editorial

Editorial Especial de Férias da MedSUPPORT: Boas Festas e Até 2024!

Chegamos ao final de mais um ano repleto de sucessos, desafios e momentos para recordar. À medida que nos aproximamos das merecidas festas de Natal e Ano Novo, queremos expressar nossa sincera gratidão por todo o apoio e confiança que depositaram em nós ao longo de 2023.

É com alegria e um caloroso espírito festivo que anunciamos uma breve pausa nas edições do MedSUPPORT.News durante as férias de Natal. Nos próximos dias, iremos aproveitar momentos especiais em família, recarregar energias e preparar-nos para um novo ano repleto de novidades emocionantes.

Boas Festas e um Feliz Ano Novo! 🎄🌟

Desejamos a todos um Natal cheio de alegria, amor e paz, e que o Ano Novo traga consigo saúde e sucesso. Que este período de festas seja um momento de proximidade com os entes queridos, gratidão pelas conquistas do ano e reflexão sobre os objetivos futuros.

Um Olhar para Trás: 2023 em Destaque

Este ano a MedSUPPORT destaca a consolidação do MedSUPPORT.News como uma referência na curadoria das notícias da saúde em Portugal. Com esta edição, foram já publicadas 261 edições que muito nos orgulha, assim como a decisão de manter aberto o acesso de forma gratuita a todos os interessados.

Criamos uma “página de recursos" também conhecida como "página de referências", para facilitar através de uma lista de links o acesso a artigos ou recursos relevantes relacionados com a MedSUPPORT que possam ser interessantes, informativos ou relevantes para os nossos clientes e demais comunidade. Se ainda não conhece a nossa página de recursos pode aceder aqui: https://medsupport.start.page/ 

Em maio no recém-inaugurado Renaissance Porto Lapa Hotel discutimos as tendências atuais da gestão e regulação em saúde, bem como as melhores práticas. Este evento deu origem a mais uma participação da MedSUPPORT no programa Corpo Clínico do canal Saúde +, que está disponível no nosso canal de YouTube em medsupport.tv.

Continuamos a melhorar os nossos serviços e a disponibilizar novas ferramentas para facilitar e para desmaterializar registos eliminando a necessidade de gastar papel e manter uma perspetiva sobre o estado do serviço e das ações necessárias de forma global, simples e clara.

Em 2023 cada passo da MedSUPPORT foi marcado pela dedicação à excelência na área da saúde. Agradecemos a cada um de vocês por fazer parte desta inebriante viagem de crescimento e sucesso.

MedSUPPORT.news vai de férias!

Esta é a última edição da MedSUPPORT.News em 2023. A partir de hoje, estaremos ausentes por alguns dias, aproveitando as festividades e recarregando as energias para o novo ano.

No entanto, não se preocupem! Estaremos de volta e prontos para partilhar notícias que possam ter impacto no dia a dia da sua unidade de saúde, atualizações e insights no dia 2 de janeiro de 2024.

Obrigado por um Grande Ano de 2023!

Obrigado por fazerem parte da comunidade MedSUPPORT. O vosso apoio é a força que impulsiona a nossa dedicação à área da saúde. Que as festas sejam repletas de alegria, amor, risos e momentos inesquecíveis e que 2024 traga realizações ainda maiores para todos nós.

Até breve!

A Equipa MedSUPPORT

Participação da IGAMAOT no seminário “Prevenção e Controlo da Legionella nas Organizações”

IGAMAOT

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) participou, no dia 16 de dezembro, no Seminário organizada pela Escola Superior de Saúde do Porto sobre o tema da “Prevenção e Controlo da Legionella nas Organizações”, com o objetivo de sensibilizar e dotar os participantes de conhecimento nesta matéria.

A IGAMAOT, enquanto entidade de enforcement de inspeção no âmbito do regime de prevenção e controlo da doença dos legionários (Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto), integrou o painel de oradores com uma intervenção sobre as suas competências na Prevenção e Controlo da Legionella, tendo apresentado o trabalho desenvolvido e a sua intervenção enquanto Órgão de Polícia Criminal (OPC) em processos de inquérito judicial, sobre esta temática.

Projeto-piloto no Hospital S. João vai permitir tratamentos de fisioterapia à distância

Jornal de Notícias

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental e o de Maia/Valongo estão a iniciar um projeto-piloto de telerreabilitação, dirigido ao utente pós-cirúrgico ou com doença musculoesquélita crónica, permitindo uma maior acessibilidade e comodidade ao doente.

O projeto vai também diminuir as listas de espera no CHUSJ, assim como nos centros de saúde. Com uma duração prevista de seis meses, a expectativa é que o programa chegue a cerca de 300 utentes referenciados.

Universidade do Porto descobre forma de corrigir malformações embrionárias (através de manipulação genética)

SIC Notícias

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto descobriram que, através da manipulação genética de um dos motores responsáveis pelo transporte celular, é possível "corrigir defeitos" associados a malformações embrionárias.

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto adianta esta quarta-feira que o estudo, publicado na revista Cell Reports, potencia o desenvolvimento de novas terapias para várias doenças genéticas fatais.

A maioria das células tem, na sua superfície, uma estrutura fina conhecida como cílio, que funciona como "uma sofisticada antena de comunicação", refere o i3S, notando que, durante o desenvolvimento embrionário, as células captam sinais através destes cílios, o que lhes permite comunicar com as células vizinhas "de forma a assegurar o correto desenvolvimento dos órgãos".

Ao longo da investigação, a equipa centrou a atenção na dineína-2, "o motor" dos cílios responsável por transportar as moléculas sinalizadoras para o interior da célula.

A investigação permitiu "perceber que a manipulação da dineína-2 oferece uma possível abordagem para o desenvolvimento de novas terapias destinadas ao tratamento das ciliopatias associadas à desregulação deste motor", acrescenta Tiago Dantas.

OMS: Negligência em matéria de saúde oral afeta quase metade da população mundial

Dentistas 33

A Mundial de Saúde (OMS), apresenta uma visão global do peso das doenças orais através de perfis de dados relativos a 194 países. Este relatório fornece uma perspetiva única sobre áreas-chave e marcadores de saúde oral.

De acordo com o relatório, cerca de 45% da população mundial, o equivalente a 3,5 mil milhões de pessoas, sofre de doenças orais. Surpreendentemente, três em cada quatro pessoas afectadas residem em países de baixo e médio rendimento. Nos últimos 30 anos, registou-se um aumento de cerca de mil milhões de casos de doenças orais a nível mundial, o que indica claramente que muitas pessoas não têm acesso à prevenção e ao tratamento destas doenças.

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, salientou a importância de abordar a saúde oral, observando que esta tem sido negligenciada há muito tempo como parte integrante da saúde global. O relatório sublinha que muitas destas doenças são evitáveis e tratáveis através de medidas eficazes em termos de custos. A OMS está empenhada em fornecer orientação e apoio aos países para garantir que todas as pessoas, independentemente da sua localização e nível de rendimento, tenham conhecimentos e ferramentas para cuidar dos seus dentes e boca, bem como acesso a serviços de prevenção e cuidados quando necessário.

Join the conversation

or to participate.