Notícias da Saúde em Portugal 264

Quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Gripe A enche Cuidados Intensivos. Maioria dos doentes internados não estava vacinada

Diário de Notícias

O vírus da Gripe (Influenza) voltou em força neste inverno. Os especialistas dizem que é na sua versão Tipo A (vírus H1N1), sobre a qual ouvimos falar muito em 2009, mas também um pouco na sua versão Tipo B, o que está a provocar pneumonias e infeções bacterianas graves. Isto mesmo está refletido no último relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, publicado no dia 28 de dezembro, reportando à semana 51 do ano 2023, onde a amostra recolhida pela Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Vírus Respiratórios revela terem sido identificados 910 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 837 do tipo A e 5 do tipo B, alguns com gravidade.

Para Filipe Froes, pneumologista e diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, o quadro que se vive agora também é um cenário normal de pico de gripe, não querendo dizer que haja mais virulência ou que o vírus H1N1 esteja mais forte. “Se formos ver notícias anteriores à pandemia se calhar até tínhamos mais atividade gripal”. A questão é que “a maior parte das pessoas internadas com gripe tinha critérios para vacinação e não a fez”, o que depois compromete a forma de resposta do organismo ao vírus e, ao mesmo tempo, a resposta dos serviços.

Ultrassom permite que medicamentos para Alzheimer cheguem mais rápido ao cérebro

SIC Notícias

Investigadores descobriram uma forma de ajudar os medicamentos para a doença de Alzheimer a penetrarem mais rapidamente no cérebro, rompendo temporariamente o seu escudo protetor através de uma ferramenta de ultrassom.

Esta nova experiência envolveu apenas três pacientes, mas em locais do cérebro onde a nova tecnologia teve como alvo, a nova ferramenta melhorou a remoção da placa que obstrui o cérebro, 'marca registada' do Alzheimer, relataram esta terça-feira os cientistas.

Os exames dos pacientes antes e depois dos seis meses de medicação mostram que houve uma redução da placa cerca de 32% maior em locais onde a barreira hematoencefálica foi rompida, em comparação com a mesma região no lado oposto do cérebro, relataram os investigadores no New England Journal of Medicine.

Masliah alertou ainda que também é importante verificar se uma redução mais rápida da placa pode aumentar o risco de um efeito colateral raro, mas preocupante, desses novos medicamentos, como derrames ou inchaço no cérebro.

Receita para melhorar a saúde em 2024: combinar mindfulness com exercício

Notícias Saúde

Para as pessoas que pretendem começar 2024 com uma nova rotina para se sentirem mais em forma e mais felizes, um novo estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido, sugere que a combinação da atenção plena, o chamado mindfulness, com o exercício físico pode ser a chave do sucesso.

Um estudo, publicado na revista académica Mental Health and Physical Activity, sugere que as mudanças de vida que combinam a atividade física e o mindfulness são mais eficazes para melhorar o humor e a saúde e o bem-estar.

Tanto a atividade física como a prática de mindfulness têm benefícios psicológicos bem definidos. No entanto, ao analisar os estudos de investigação existentes, este é um dos primeiros a mostrar como os efeitos positivos podem ser aumentados quando os dois são combinados.

As suas conclusões sugerem que o mindfulness pode ajudar a desbloquear o exercício, ajudando a motivar as pessoas a começar, ao mesmo tempo que ultrapassa pequenas dores, desconforto ou sentimentos de fracasso quando o exercício se torna difícil.

Nota Informativa (NI) do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P.

IPST, I.P.

O IPST, I.P. irá disponibilizar regularmente uma Nota Informativa (NI) dirigida às Organizações de Dadores de Sangue, bem como a todos os cidadãos interessados que colaboram na promoção da dádiva de sangue.

A Nota Informativa será disponibilizada em www.ipst.pt 

 Para consultar a primeira NI clique AQUI.

Ordem dos Médicos sugere uso de máscara para evitar contágio da gripe

Observador

A Ordem dos Médicos (OM) aconselhou o uso de máscara em várias situações, incluindo nos transportes coletivos e nas unidades de saúde, como medida para minimizar o impacto das infeções respiratórias.

Entre outras medidas, é recomendado que as pessoas com sintomas sugestivos de infeção respiratória ou diagnóstico estabelecido, permaneçam em casa, evitando a frequência do local do trabalho e escolas, privilegiando o teletrabalho.

Por outro lado, adianta a mesma nota, as pessoas com queixas sugestivas de infeção respiratória devem cumprir as medidas básicas de higiene e controlo da infeção, tais como, o distanciamento mínimo de 1,5 metros de outras pessoas, a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o uso de máscara na presença de outras pessoas, durante cinco a 10 dias após o início dos sintomas.

A OM lembra que a vacinação é a medida mais importante na prevenção da doença e ainda pode fazê-lo gratuitamente nas farmácias contra a gripe e a Covid-19, se tiver 60 ou mais anos de idade.

Join the conversation

or to participate.