- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 269
Notícias da Saúde em Portugal 269
Quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

ULS Almada-Seixal com dois procedimentos inovadores
SNS
O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Garcia de Orta, da recém-criada Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), realizou dois procedimentos clínicos inovadores ao nível da vesícula – colecistoduodenostomia e gastroenterostomia guiadas por ecoendoscopia – indicados para o tratamento de colecistite aguda e de neoplasia duodenal.

A colecistoduodenostomia consiste numa intervenção cirúrgica em que se sutura a vesícula biliar ao duodeno e a gastroenterostomia é o procedimento cirúrgico que consiste na criação de uma abertura entre o estômago e o intestino delgado, permitindo a passagem de alimentos e líquidos.
De acordo com a ULSAS, a realização destes procedimentos por ecoendoscopia, torna-os minimamente invasivos, reduzem o tempo de internamento do doente para menos de metade, têm um menor risco de complicações e implicam menores custos, face aos procedimentos convencionais.
Nova iniciativa de divulgação de oportunidades de emprego
ON
A partir do mês de janeiro, a Ordem dos Nutricionistas irá disponibilizar um espaço dedicado no site para a divulgação de propostas de emprego na área da nutrição por parte de empresas e outras entidades interessadas em contratar profissionais qualificados.
![]() | Esta nova abordagem visa aproximar os nutricionistas, as empresas e entidades que procuram profissionais na área da nutrição, proporcionando uma área centralizada para a divulgação de oportunidades de emprego. A Ordem dos Nutricionistas está comprometida em facilitar o encontro entre profissionais competentes e entidades inovadoras que reconhecem a importância crucial da nutrição. |
Atualização das listas previstas no regulamento sobre notificação prévia de transações de medicamentos para o exterior do país - janeiro de 2024
INFARMED, I.P.
Foram atualizadas as listas anexas ao Regulamento sobre notificação prévia de transações de medicamentos para o exterior do país:
Lista de medicamentos cuja exportação, ou distribuição para outros Estados-membros da União Europeia, e respetivas quantidades dependem de prévia notificação pelo distribuidor por grosso ao INFARMED, I.P. (Deliberação n.º 003/CD/2024, de 9 de janeiro).
Lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa, e que abrange todos os medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de dezembro, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional (Deliberação n.º 004/CD/2024, de 9 de janeiro).
Estas listas entram em vigor no dia útil seguinte ao da sua publicação.
No sentido de refletir as atualizações efetuadas ao anexo I do Regulamento sobre Notificação Prévia de transações de medicamentos para o exterior do país, a plataforma SiExp será também atualizada.
As listas em formato eletrónico encontram-se em Gestão da disponibilidade do medicamento.
Criado mapa que detalha comunicação entre células do feto e maternas no parto
Jornal de Notícias
Uma equipa de investigadores criou um atlas que mapeia com precisão como as células do feto e da mãe comunicam entre si durante o parto e identificou diversas características que podem ser monitorizadas durante a gravidez.

Investigadores liderados pela Wayne State University, dos Estados Unidos, e que publicaram os seus resultados na revista Science Translational Medicine, aplicaram tecnologias de célula única a dados de mulheres grávidas.
Graças a este mapa, descobriram várias assinaturas sanguíneas que podem ser monitorizadas durante a gravidez, bem como outros sinais que podem ser aplicados para ajudar a prever casos de parto prematuro, referiu esta revista, em comunicado.
Diretora-geral da Saúde admite que excesso de mortalidade vai continuar
SIC Notícias
Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, Rita Sá Machado, diretora-geral da Saúde, alerta para o aumento das infeções respiratórias em Portugal, razão pela qual apela à vacinação.

A nova diretora-geral da Saúde afirma que a mortalidade - com maior impacto na faixa etária 65+, mas também entre os 45 e os 64 anos - continuará elevada, muito por culpa da grande incidência de infeções respiratórias em Portugal.
Rita Sá Machado faz notar que devido à grande atividade epidémica atual, a Direção Geral de Saúde mantém um grau de alerta e de preocupação elevado.

Reply