Notícias da Saúde em Portugal 270

Sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Vacinação contra a gripe já supera época passada

SNS

O número de vacinas contra a gripe administradas na atual campanha de vacinação sazonal já superou o do ano passado, com um total de 2.333.637 pessoas vacinadas até 10 de janeiro, mais 15.800 do que há um ano (2.317.793). A campanha de vacinação continua a decorrer e a vacina contra a gripe mantém-se fortemente recomendada, contribuindo para reduzir a circulação do vírus da gripe e para prevenir complicações em caso de infeção.

Este ano, a campanha de vacinação sazonal iniciou-se a 29 de setembro e está a decorrer nos centros de saúde e na rede de farmácias, para maior proximidade à população. A vacina é pela primeira vez gratuita a partir dos 60 anos de idade, com adesão da população, o que contribuiu para um maior número de pessoas vacinadas nos primeiros 100 dias da campanha de vacinação.

A OMS recomenda que sejam vacinadas 75% das pessoas com mais de 65 anos, apelando-se à participação da população para que o país alcance, uma vez mais, esta meta.

Empresa obrigada a pagar indemnização milionária por implantes mamários defeituosos

SIC Notícias

O organismo de certificação alemão que certificou as próteses mamárias defeituosas da francesa PIP terá de indemnizar 605 mulheres num total superior a 10 milhões de euros, segundo decisão do Tribunal Judicial de Nanterre.

De acordo com a decisão da secção cível civil do Tribunal Judicial de Nanterre, França, a empresa TÜV Rheinland terá de indemnizar 605 das 1.319 mulheres "pelos danos que sofreram", refere a presidência do tribunal em comunicado.

No total, foram vendidas quase um milhão de próteses mamárias defeituosas entre 2001 e 2010 pela PIP e o número estimado de vítimas em todo o mundo ronda as 400 mil.

Em vez de um gel autorizado, a PIP utilizou em parte um silicone industrial normalmente utilizado na composição de equipamentos eletrónicos, mas o organismo de certificação alemão nunca registou qualquer violação das normas.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"A MedSUPPORT permite-me viver muito mais tranquila, sabendo que tenho uma equipa por trás em cima de tudo o que é necessário para ter a clínica legal."

Dra. Inês Silva | Sorrisos de Filigrana - Gondomar

Legionella detetada na Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa

SIC Notícias

Na sequência de uma denúncia relativa à presença da bactéria no Agrupamento de Escolas de Alvalade, ao qual pertence aquela secundária, o Ministério da Educação confirmou que, no âmbito do plano de manutenção e conservação preventiva da Escola Secundária Padre António Viera, "foram recolhidas amostras, tendo sido registada a presença da bactéria Legionella, com risco baixo a moderado, num chuveiro do balneário feminino e num chuveiro do balneário masculino".

Segundo a mesma fonte, dado o "risco baixo a moderado envolvido, e de acordo com a legislação em vigor, os valores apresentados não implicam a interdição do espaço".

OMS certifica Cabo Verde como um país livre de malária

Canal S+

A Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou Cabo Verde como um país livre de malária, “marcando uma conquista significativa na saúde global”, anunciou hoje, em comunicado.

O país lusófono junta-se ao grupo de 43 países e um território a que a OMS já atribuiu esta certificação.

Cabo Verde é o terceiro país a ser certificado na região africana da OMS, juntando-se às Maurícias e à Argélia, que foram certificados em 1973 e 2019, respetivamente.

O continente africano é o que mais sofre com a malária, refere a OMS, ao acolher 95% dos casos globais e 96% das mortes relacionadas com a doença, em 2021.

“A certificação da eliminação da malária impulsionará um desenvolvimento positivo em muitas frentes para Cabo Verde”, indica a organização.

Join the conversation

or to participate.