Notícias da Saúde em Portugal 275

Sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Transplantes Hepáticos em Coimbra | Novos Marcos

SNS

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, em dezembro de 2023, o primeiro transplante hepático com um fígado de um dador em paragem cardiocirculatória, proveniente de Espanha, para uma jovem em falência hepática aguda.

“Esta conquista representa um avanço na busca pela otimização dos recursos disponíveis e pela oferta de uma melhor qualidade de vida aos nossos doentes.”

Alexandre Lourenço - Presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra

“Portugal é um dos líderes internacionais em transplantação hepática e ocupa os primeiros lugares na doação em morte cerebral (3.º lugar, com 30,8/pmh, segundo dados de 2022), registe-se também que a taxa de transplantação hepática de adultos na região Centro que ultrapassa largamente a média nacional”, lê-se no comunicado.

Utilização de oxigénio com concentração de 93%

SNS

O Ministério da Saúde divulga esta quinta-feira, 18 de janeiro, o relatório final do grupo de trabalho designado em junho de 2023, por despacho do Ministro da Saúde, para analisar a utilização de oxigénio com concentração de 93% na prática clínica, produzido localmente através do recurso a dispositivo médico.

Após avaliar este modo de produção de oxigénio medicinal, o grupo de trabalho considera que nenhum aspeto impede a utilização de O2 93%, desde que sejam utilizados todos os mecanismos de monitorização obrigatórios e sejam asseguradas pela instituição todas as condições para a prática clínica segura.

Recomendam ainda que a introdução de nova tecnologia seja feita de forma progressiva e preferencialmente testada nas estruturas de ambulatório.

No âmbito do grupo de trabalho, foram recebidos pareceres da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Farmacêuticos, da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

“Empresa séria e de confiança. Importante ajuda na gestão. Principalmente das micros e pequenas unidades de Medicina Dentária que não têm gestores.”

Dr. Pedro Pires | Consultório de Medicina Dentária de Santo Ovídio - Vila Nova de Gaia

INFARMED, I.P. lança livro sobre a história dos Dispositivos Médicos ao longo dos últimos 30 anos

INFARMED, I.P.

No evento comemorativo do 31º aniversário do INFARMED, I.P. foi apresentado o novo livro "30 Anos de Dispositivos Médicos no Infarmed" que reflete a história dos Dispositivos Médicos ao longo dos últimos 30 anos e revela as principais mudanças a operar no futuro nesta área.

Este livro não é apenas um testemunho do conhecimento e experiência acumulados pelo INFARMED, I.P. ao longo dos anos ou uma retrospetiva histórica, mas também representa uma ferramenta orientadora para o futuro como fonte de informação valiosa para profissionais e instituições de saúde, agentes do setor dos dispositivos médicos, academia e cidadãos.

Agora pode saber tudo o que mudou nos dispositivos médicos nos últimos trinta anos, o livro está online aqui.

Covid-19: laboratório chinês mapeou coronavírus duas semanas antes de Pequim contar ao mundo

SIC Notícias

Cientistas da China conseguiram isolar e identificar o vírus responsável pela covid-19 no final de dezembro de 2019, pelo menos duas semanas antes de Pequim divulgar informações sobre o vírus, de acordo com a investigação do The Wall Street Journal.

Foram revelados documentos obtidos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA por um comité da Câmara e revisados ​​pelo The Wall Street Journal que garantem que um cientista chinês, em Pequim, inseriu uma sequência quase completa da estrutura do vírus num banco de dados do Governo americano, no dia 28 de dezembro de 2019.

Nesse período, as autoridades chinesas ainda se referiam ao vírus em Wuhan como uma “pneumonia viral de origem desconhecida". Em contrapartida, só a 11 de janeiro de 2020 é que a China divulgou a sequência do vírus para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo os especialistas consultados pelo jornal norte-americano, as duas semanas antes poderiam ter sido essenciais para ajudar a comunidade médica a determinar a forma como a Covid-19 se disseminou, bem como ter conseguido criar estratégias de defesa e começar o desenvolvimento de uma possível vacina.

Já há casos de dependência de fentanil em Portugal, a droga que mais mata nos EUA

Expresso

Em Portugal, 12 pessoas já pediram ajuda para serem tratadas por dependência de fentanil — um analgésico opioide altamente viciante e que está a causar uma “epidemia” de mortes por overdose nos EUA. De acordo com dados do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), os casos ocorreram no ano passado e um já este ano. Entre estas 12 pessoas, oito usavam fentanil juntamente com outras drogas, mas as restantes quatro estavam exclusivamente viciadas nesta substância, que nos últimos anos tem vindo a ser cada vez mais prescrita pelos médicos para o controlo da dor.

Join the conversation

or to participate.