Notícias da Saúde em Portugal 287

Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da DGS

DGS

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante os dias 6 e 7 de fevereiro de 2024. Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Alentejo e Algarve e o interior da Região Centro.

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações. Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:

  • a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

  • os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.

  • os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

  • em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Contratação de 250 médicos para unidades do SNS

SNS

O Governo autorizou a celebração de até 250 contratos de trabalho sem termo, para ingresso na carreira médica e reforço das unidades do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com um despacho dos Secretários de Estado do Tesouro e da Saúde, estas contratações destinam-se a recém-especialistas que não tenham sido colocados nos últimos concursos e a médicos especialistas que, tendo realizado e concluído o internato médico, não sejam detentores de uma relação jurídica de emprego por tempo indeterminado previamente constituída com qualquer serviço, entidade empresarial ou organismo do Estado.

Esta autorização de recrutamento reforça a autonomia das instituições do SNS e vai permitir que, até à abertura do procedimento concursal da época normal de avaliação final do internato médico de 2024, prevista para março, seja assegurada a celeridade dos processos de recrutamento de médicos para o SNS nas situações em que tal se revele necessário. O processo é acompanhado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, que coordena o processo das contratações.

Tiróide: um pequeno órgão com uma grande importância

Sapo

Localizada na parte anterior do pescoço, a tiróide tem um formato semelhante ao de uma borboleta e é responsável pela produção de hormonas que desempenham diversas funções no corpo humano.

A tiróide é uma pequena glândula endócrina que produz os hormonas tireoidianos: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). Essas hormonas têm um impacto significativo no metabolismo do corpo, regulando a taxa de uso de energia e influenciando o funcionamento de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. Além disso, a tiróide desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento, bem como na regulação do humor e do ciclo menstrual.

Uma das principais funções da tiróide é a regulação do metabolismo basal, ou seja, a quantidade de energia que o corpo precisa para realizar as suas funções básicas em repouso. Quando os níveis de hormonas tireoidianos estão baixos, ocorre uma diminuição na taxa metabólica, levando a sintomas como fadiga, ganho de peso, intolerância ao frio, etc.

Alguns alertas que podem indicar um possível distúrbio da tiróide incluem:

  • Mudanças súbitas de peso sem motivo aparente.

  • Fadiga persistente e sensação de cansaço constante.

  • Alterações de humor, como irritabilidade, ansiedade ou depressão.

  • Dificuldade em tolerar temperaturas extremas, especialmente o frio.

  • Aumento da sensibilidade ao calor e transpiração excessiva.

  • Queda de cabelo significativa ou alterações na textura do cabelo.

  • Problemas de concentração e memória.

  • Alterações no ciclo menstrual, como menstruação irregular ou ausente.

  • Inchaço na região do pescoço, conhecido como bócio.

Organização Mundial de Saúde lança Manual para Implementação de Rastreios Visuais e Oculares

Saúde Online

O Programa de Cuidados Visuais e Oftalmológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o Manual de Implementação para Rastreios Visuais e Oculares. O objetivo é disponibilizar orientações, passo a passo, para a realização de rastreios visuais e oftalmológicos, “de forma fácil segura e eficaz, em contextos comunitários e de cuidados de saúde primários (CSP)”.

“O rastreio visual e ocular nos CSP desempenha um papel fundamental nas iniciativas globais de cuidados de saúde da visão, facilitando a deteção precoce de várias condições da saúde da visão, permitindo uma intervenção e uma gestão atempadas para prevenir a deficiência visual e as suas complicações.”

Raúl de Sousa - Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

“Este é um instrumento concebido para ajudar um vasto leque de entidades envolvidas na prestação de cuidados de saúde da visão, incluindo responsáveis dos Ministérios da Saúde e do Ministério da Educação, gestores de saúde pública, organizações não governamentais (ONG) dedicadas aos cuidados da saúde da visão e profissionais que trabalham em cuidados de saúde primários”, conclui Raúl de Sousa.

Join the conversation

or to participate.