Notícias da Saúde em Portugal 299

Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Adesão da IGAMAOT à UNCEPOL

IGAMAOT

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) assinou um Protocolo de adesão à Unidade Nacional da CEPOL - Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL), com o Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais, Escola da Guarda Nacional Republicana e o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

O Protocolo visa a cooperação e participação em atividades de formação, seminários, eventos, workshops e projetos de investigação em áreas de interesse comum, no âmbito da atividade da CEPOL, enquadrada no Regulamento (UE) 2015/2219 do Parlamento Europeu e do Conselho.

Mais informação aqui.

Portugueses criam tratamento "promissor" para travar doença de Machado-Joseph

SIC Notícias

Uma equipa liderada por investigadores da Universidade do Minho desenvolveu um tratamento "promissor" para reduzir a progressão de sintomas motores e de anomalias neuronais na doença de Machado-Joseph, foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado, aquela academia explica que a investigação propõe um ácido do fígado como potencial fármaco.

A equipa usou, em animais, o ácido tauroursodeoxicólico (TUDCA), quer de forma injetada quer como suplemento nos alimentos.

"Estamos a abrir portas para uma possível opção terapêutica e identificamos um eventual alvo para desenvolver novos fármacos, trazendo esperança às famílias afetadas por esta doença crónica."

Patrícia Maciel

Também conhecida como "doença do tropeção", a doença de Machado-Joseph é hereditária, rara e incapacitante, surgindo em geral na idade adulta e com sintomas motores progressivos, como desequilíbrio, descoordenação de movimentos e dificuldade a falar e a engolir.

A doença, que atinge entre 0,3 e 2 pessoas por cada 100 mil adultos, pode levar à paralisia total. Não há ainda tratamento, existindo apenas opções de alívio temporário dos sintomas.

Poluição do ar associada a mais sinais de Alzheimer

Público

Pessoas que estão mais expostas à poluição automóvel podem ser mais propensas a apresentar grandes quantidades de placas beta-amilóides no cérebro, aglomerados de proteínas que são indicadores da doença de Alzheimer. Esta é a conclusão de um estudo publicado nesta quarta-feira na Neurology, a revista científica da Academia Americana de Neurologia.

Porto vai receber o 2.º Congresso Português de Medicina do Estilo de Vida

Justnews

“Viver Saúde: estilo de vida saudável ao longo do ciclo de vida” é o tema da 2.ª edição do Congresso Português de Medicina do Estilo de Vida, que irá decorrer no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Este encontro irá realizar-se de 27 a 29 de maio de 2024 e "assinala um ponto crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças não-transmissíveis."

O congresso tem como objetivo "proporcionar uma visão global das práticas de medicina do estilo de vida, realçando estratégias específicas para a promoção da saúde em cada uma destas áreas-chave", bem como "impulsionar a compreensão e a aplicação prática destes pilares, incentivando mudanças positivas ao longo do ciclo de vida.".

Irá reunir especialistas e participantes nacionais e internacionais, diversos profissionais de saúde, investigadores e especialistas em medicina do estilo de vida, "proporcionando uma plataforma de partilha de conhecimentos e experiências."

O programa provisório pode ser consultado aqui. (atualizado a 15/02/2024)

 A inscrição pode ser efetuada aqui.

ARS Norte conta com 23 novos gabinetes de saúde oral

Dentistas 33

De acordo com notícia avançada no portal da Ordem dos Médicos Dentistas, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) conta com 23 novos gabinetes de saúde oral. Com este investimento, enquadrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a ARS Norte passa a dispor de um total de 92 consultórios de medicina dentária nos cuidados de saúde primários.

De acordo com esta entidade, o reforço da capacidade de resposta permite reduzir em 25% o número de utentes por gabinete. No caso da ARS Norte, o PRR prevê a criação de um total de 45 gabinetes de saúde oral até final de 2025, com uma dotação de 2 milhões e 250 mil euros.

De resto, também foi essa a recomendação do grupo de trabalho SNS – Saúde Oral 2.0, do qual a Ordem dos Médicos Dentistas fez parte, responsável por relançar o “Programa Saúde Oral no SNS”. Este relatório, recorde-se, foi apresentado em dezembro de 2023. De referir que após este investimento, prevê-se um rácio de 1 gabinete de saúde oral para 25 mil utentes na ARS Norte.

Join the conversation

or to participate.