Notícias da Saúde em Portugal 320

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Tuberculose: identificados 32 casos em crianças menores de 5 anos em 2022

SIC Notícias

Trinta e dois casos de tuberculose em crianças menores de cinco anos foram diagnosticados em 2022, correspondendo a uma taxa de notificação de 6,2 casos por 100 mil crianças, segundo um relatório, que aponta um aumento face a 2021.

De acordo com o Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal 2022 da Direção-Geral da Saúde (DGS), verificou-se "um aumento na taxa de incidência comparativamente a 2021 (6,1 casos por 100.000 crianças dos zero aos cinco anos) e a 2020 (4,8 casos por 100.000 crianças).

A maioria dos casos de tuberculose ocorreu em crianças portuguesa (81,3%), registando-se também casos em crianças provenientes do Brasil, Alemanha, Angola, França e Uzbequistão.

"Têm maior probabilidade de evoluir para doença ativa (...) e é por isso que as crianças são prioritárias se tiverem a exposição à tuberculose. Prioritárias no seu rastreio e prioritárias a iniciarem tratamento preventivo, independentemente de estarem ou não infetadas."

Isabel Carvalho, diretora do PNT

Os distritos de Lisboa e do Porto foram os que registaram a maior proporção de casos de tuberculose neste grupo etário.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Desde que começamos a trabalhar com a MedSUPPORT, ficámos com mais tempo disponível para dedicar aos nossos pacientes, tendo sempre assegurado o cumprimento de todas as exigências legais e funcionais. Sem dúvida, um dos melhores investimentos." 

Dr. Luís Filipe Mata | Brilho Saudável Medicina Dentária, Lda. - Bombarral

Rim de porco transplantado pela primeira vez num paciente vivo

SIC Notícias

É uma cirurgia pioneira e considerada até há pouco tempo inimaginável. Foi realizada com sucesso, no passado sábado, nos Estados Unidos, e o paciente está a recuperar bem.

O rim geneticamente modificado de um porco foi transplantado, pela primeira vez, num paciente vivo, anunciou esta quinta-feira o hospital de Massachusetts (MGH), nos Estados Unidos.

Os cirurgiões do Centro da Transplantes do hospital conduziram a cirurgia, que demorou cerca de quatro horas, no passado sábado, dia 16 de março. O paciente, de 62 anos, sofria de Doença Renal Crónica Terminal, e tem estado a recuperar bem da operação que, segundo o hospital, foi bem-sucedida.

O rim de porco foi geneticamente modificado com recurso a uma tecnologia que elimina genes suínos prejudiciais e adiciona certos genes humanos, de forma a melhorar a compatibilidade. Segundo comunicado do hospital, foram ainda inativados retrovírus endógenos para afastar qualquer risco de infeção. Este trabalho foi realizado pela eGenesis, uma empresa sediada em Cambridge, que usa a tecnologia para modificar genes.

O transplante bem-sucedido num paciente vivo é um marco histórico no campo emergente do xenotransplante – o transplante de órgãos ou tecidos de uma espécie para outra -, aponta o hospital, sublinhando que esta é uma “potencial solução” para a escassez de órgãos.

Ferramenta de Inteligência Artificial prevê risco de efeitos secundários após cirurgia e radioterapia no cancro da mama

Notícias Saúde

Uma equipa de investigadores internacionais desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de prever quais as doentes com cancro da mama que podem estar em risco de sofrer efeitos secundários após a cirurgia e a radioterapia.

Tim Rattay referiu, na 14ª Conferência Europeia sobre o Cancro da Mama (EBCC14), em Milão, que a ferramenta será testada num ensaio clínico que começará a recrutar no último trimestre deste ano em três países: França, Países Baixos e Reino Unido.

“É uma ferramenta de IA explicável, o que significa que mostra o raciocínio por detrás das suas decisões. Isto facilita não só a tomada de decisões por parte dos médicos, mas também a apresentação de explicações baseadas em dados aos seus doentes”, afirma  Tim Rattay, cirurgião mamário e professor associado no Centro de Investigação do Cancro de Leicester, na Universidade de Leicester (Reino Unido).

Alguns dos fatores que aumentam o risco de efeitos secundários já são conhecidos, mas o projeto PRE-ACT (Prediction of Radiotherapy side Effects using explainable AI for patient Communication and Treatment modification) visa fazer previsões mais precisas para cada doente individual, bem como fornecer explicações facilmente compreensíveis para médicos e doentes.

SPMS distinguida na HIMSS24

SPMS

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, na categoria de Policy Influencer.

A gestora da SPMS foi a primeira portuguesa a receber este prémio, determinado por votação pública, que reconhece quem se destaca na transformação do ecossistema global de saúde e contribui para criar melhores políticas nesta área.

Os prémios HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) visam distinguir líderes de saúde inspiradores e inovadores, na busca para melhorar a saúde a nível global, tirando partido do poder da informação e da tecnologia. Através deste prémio, foi também reforçado o papel de relevo da SPMS na saúde digital.

Join the conversation

or to participate.