Notícias da Saúde em Portugal 326

Terça-feira, 2 de abril de 2024

Instituto Nacional de Emergência Médica encaminhou 24 doentes por dia em 2023

SNS

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou no ano passado 8.796 doentes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, mais 1.920 do que em 2022, representando uma média de 24 casos diários.

O distrito de Lisboa foi o que registou o número mais elevado de casos encaminhados, 1.665 doentes, seguido do Porto e Setúbal, com 1.639 e 640 casos, respetivamente, revelam os dados divulgados pelo INEM, a propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinalou a 31 de março.

A idade média dos doentes atendidos através da Via Verde do AVC foi de 73,9 anos, refere o INEM, acrescentando que, do total de casos registados no ano passado, 50% eram mulheres e 50% homens.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

Para prevenir o AVC devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

Em caso de falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar, ligue imediatamente 112!

A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!

Serviço do SNS 24 já atendeu mais de 280 mil chamadas e mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde.

SNS

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 atendeu em quatro anos mais de 280 mil chamadas e mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde, segundo dados da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O serviço de aconselhamento psicológico está integrado na linha telefónica do SNS 24, através do 808242424

Durante estes quatro anos, o número de utentes atendidos tem aumentado, passando das 50 mil chamadas em 2020, para as 64.500, em 2023. No primeiro trimestre deste ano, a LAP já recebeu mais de 15 mil chamadas de utentes.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português, tendo atendido 4885 chamadas nesta língua.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com uma variedade de questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e crises emergentes. Nestes últimos casos, a linha desempenha um papel essencial na identificação e encaminhamento de situações que representam perigo para o próprio utente ou para terceiros, transferindo a chamada para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro necessários.

Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 continuará a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dela precisem.

Fiscalizações da proteção radiológica

IGAS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou, no passado dia 11 de março, uma fiscalização no âmbito da proteção radiológica, a uma clínica de medicina dentária, localizada no distrito de Lisboa. E tem em curso também, outra fiscalização, no mesmo âmbito, a uma clínica de medicina dentária localizada no distrito de Faro.

O objetivo destas fiscalizações é verificar o cumprimento das normas relativas à proteção radiológica, de forma a garantir segurança e qualidade nos cuidados de saúde prestados nesta área.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 108/2018, de 3 de dezembro, que estabelece o regime jurídico da proteção radiológica, transpondo a Diretiva 2013/59/Euratom, “Compete à Inspeção-Geral de Atividades de Saúde (IGAS) a fiscalização do cumprimento de todas obrigações impostas pelo presente decreto-lei à atividade e prestação de cuidados de saúde, no setor público, privado e social” (cf. artigo 181.º, n.º 2).

ERS e Ordem dos Enfermeiros assinam protocolo

ERS

A Entidade Reguladora da Saúde assinou, quarta-feira, 27 de março de 2024 um protocolo com a Ordem dos Enfermeiros tendo em vista a cooperação entre entidades.

© ERS

Entre outras situações as duas entidades acordaram colaborar na criação de uma bolsa de peritos técnicos conducente à partilha de recursos, humanos e técnicos e de conhecimentos.

A cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação decorreu nas instalações da ERS.

Join the conversation

or to participate.