Notícias da Saúde em Portugal 340

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

"Senso-comum" e "respeito". Turim proíbe fumadores a menos de cinco metros de outras pessoas

CNN

Medida aplica-se a todos os tipos de tabaco, incluindo aquecido e cigarros eletrónicos. É uma questão de respeito. Foi assim que o autarca de Turim justificou uma decisão polémica: uma das principais cidades do norte de Itália vai restringir em larga escala o tabaco, proibindo a prática de fumar na rua, a menos que exista uma distância de pelo menos cinco metros.

Stefano Lo Russo garante que tudo não passa de “senso-comum”, além de evidenciar o “respeito por aqueles que não fumam”. O autarca diz mesmo que é também uma forma de “promover a cultura do respeito”. Quem não quiser respeitar esta nova regra terá de ser punido: 100 euros é o valor da multa para quem fume a menos de cinco metros de outra pessoa nas ruas de Turim.

Apesar da restrição, há uma exceção: é possível fumar a menos de cinco metros de outras pessoas, que devem dar o seu “consentimento expresso” para tal. Já na presença de crianças ou grávidas, não se pode fumar de todo.

Turim não é a primeira cidade italiana a aplicar uma medida deste género. Em 2021, Milão, também no norte, proibiu a prática em paragens de autocarro, locais de táxis, estádios, parques e cemitérios.

Apesar disso, escreve o Corriere della Sera, não há um cumprimento total da medida. Nos primeiros quatro meses em que esteve em vigor foram emitidas apenas sete multas.

Jogo online propõe aprofundar a literacia em fertilidade nos jovens do ensino secundário

Sapo

A iniciativa, que pretende estar presente nas escolas portuguesas, coloca à prova os conhecimentos sobre fertilidade através de um jogo digital. Portugal é um dos quatro países da União Europeia a integrar o projeto.

Como consciencializar os mais jovens para as questões da fertilidade? Um jogo online pretende desafiar os estudantes portugueses do ensino secundário no caminho desta consciencialização.

O jogo chama-se “FActs!” e foi criado pela Fertility Europe, uma entidade que representa mais de 30 associações nacionais de pacientes no campo da (in)fertilidade. Em Portugal, a coordenação deste projeto ficou a cargo da Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade).

“Qual é a probabilidade de uma mulher com 25 a 35 anos engravidar no espaço de um mês?” “E com que idade começamos a ficar menos férteis?” “O exercício físico excessivo afeta a fertilidade?” Estas são algumas das questões com as quais os adolescentes se vão deparar ao longo deste jogo. Além da sensibilização e promoção da literacia, os responsáveis esperam recolher dados estatísticos sobre o grau de conhecimento dos jovens nesta área.

“Este projeto desafia os estudantes a explorarem e compreenderem melhor o funcionamento do corpo humano e os fatores que podem influenciar a capacidade reprodutiva”, começa por explicar a Diretora Executiva da APFertilidade, Joana Freire.

“Com este jogo, estamos a proporcionar uma abordagem interativa e envolvente para explorar tópicos sensíveis, como os fatores que podem afetar a fertilidade”.

Joana Freire, Diretora Executiva da APFertilidade

A poluição atmosférica está a perturbar a concentração do seu filho? Estudo relaciona a exposição ao NO2 com a capacidade de atenção

Euronews

Os rapazes, particularmente, podem ser afetados pelo fumo do trânsito automóvel durante mais tempo, uma vez que os seus cérebros amadurecem mais lentamente, afirmam investigadores espanhóis.

A exposição ao dióxido de azoto (NO2) - um poluente largamente expelido pelo tráfego rodoviário - está associada a uma menor capacidade de atenção das crianças com idades compreendidas entre os quatro e os oito anos.

Segundo os investigadores do Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal), esta situação é particularmente acentuada nos rapazes.

Quando é que as crianças são mais afetadas pela poluição atmosférica?

Utilizando dados de mais de 1700 mulheres e respetivos filhos em quatro regiões espanholas, os investigadores estimaram a exposição diária ao NO2 durante a gravidez e nos primeiros seis anos da infância, tendo em conta a morada de cada família.

Os resultados mostram que as crianças expostas a níveis mais elevados de NO2 são mais suscetíveis de ter uma função de atenção mais fraca aos 4-6 anos de idade. As crianças são mais suscetíveis a este poluente aos 2 anos de idade. A ligação entre a poluição atmosférica e a capacidade de atenção manteve-se nos rapazes dos 6 aos 8 anos de idade. (…)

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

SIC Notícias

Dados do regulador indicam ainda que, dos utentes efetivamente internados em 2022, cerca de 80% residia a 60 minutos ou menos da unidade respetiva e mais de 40% a 30 minutos ou menos.

O tempo entre a identificação do doente para a rede de cuidados continuados e a existência de vaga aumentou em 2022, quando mais de 90% da população residia a uma hora ou menos de um ponto da rede com internamento.

Segundo os dados da monitorização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) esta segunda-feira divulgados, houve uma tendência de agravamento da mediana de tempo desde a identificação do doente para a rede (referenciação) até que se encontrasse uma vaga, tanto nas Unidades de Média Duração e Reabilitação (UMDR) como nas Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM), em todas as regiões.

A duração média do internamento excedeu a duração previsível para a tipologia respetiva, na maioria das regiões de saúde, "o que impactará no tempo de espera até obtenção de vaga", sublinha a ERS.

Join the conversation

or to participate.