Notícias da Saúde em Portugal 342

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Apenas com tendão preso, hospital Santa Maria salva mão amputada

SIC Notícias

Os cirurgiões plásticos do Hospital Santa Maria conseguiram devolver a mão de um homem que ficou amputado após um acidente de trabalho. Os médicos acreditam que Emerson de Paula será capaz de ter recuperar a mobilidade da mão e segurar objetos maiores para conseguir comer ou abrir uma porta.

Emerson de Paula chegou ao hospital com a mão presa apenas por um tendão. Além da amputação total, os tecidos do pulso estavam triturados, o que diminui a probabilidade de recuperação do órgão. O construtor civil estava a trabalhar quando ficou com a mão presa numa betoneira numa obra da Amadora.

"É um caso curioso porque há uma desarticulação da mão na região do punho, que faz com que os ossos se separem e os músculos sejam arrancados. Do ponto de vista do tratamento, isso dificulta a abordagem, uma vez que não é um corte limpo e linear. Tivemos maior necessidade de fazer um tratamento adequado de repor todas as estruturas."

Carlos Pinheiro, cirurgião plástico do Hospital de Santa Maria

Entrou no bloco operatório depois da uma da tarde e saiu já depois da meia-noite. Foram mais de 10 horas de cirurgia e três horas e meia depois, os médicos temeram que todo o esforço fosse por água abaixo, pois o sangue parou de circular e às 4 da manhã voltou ao bloco operatório para um bypass arterial. Para já, os dedos da mão direita ainda só mexem amparados pelos da esquerda, mas os médicos acreditam que Emerson de Paula será capaz de ter recuperar a mobilidade da mão e a chamada capacidade de pinça, que vai permitir aos dedos voltar a segurar objetos maiores para conseguir comer ou abrir uma porta.

Sedentarismo nas crianças aumentou 40% na pandemia (e o consumo de doces também)

SIC Notícias

Preocupados, dezenas de investigadores realizaram um estudo durante dois anos para analisarem ao detalhe os hábitos dos mais novos entre 2020 e 2022. Conhecidos e analisados os resultados, a equipa responsável pelo estudo quer agora desenvolver programas para combater a obesidade infantil.

Durante a pandemia, o sedentarismo nas crianças dos 6 aos 10 anos aumentou cerca de 40%. Houve também mudanças no comportamento alimentar com mais consumo de doces, por exemplo. As conclusões são de um estudo da Organização Mundial da Saúde em 17 países europeus. É a doença com maior prevalência na infância. Em média, por toda a Europa, cerca de 30% das crianças têm excesso de peso e 15% sofre de obesidade.

O estudo realizado em 17 países da União Europeia concluiu ainda que o número de horas de sono das crianças aumentou tanto durante a semana como ao fim de semana. Pela primeira vez, foram avaliadas questões relacionadas com o bem-estar e com a qualidade de vida dos mais novos.

Fadiga crónica e covid longo: doenças invisíveis que param vidas

Diário de Notícias

A Encefalomielite Miálgica (EM), também conhecida como Síndrome da Fadiga Crónica (SFC), é uma doença invisível que faz com que que as atividades mais simples do dia a dia, como ir trabalhar ou subir umas escadas, se tornem num fardo. O covid longo tem sintomas semelhantes a esta síndrome e o seu surgimento pode trazer um novo fôlego para investigação. Nuno Sepúlveda é epidemiologista e professor na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e foi durante o pós-doutoramento que conheceu um grupo que se dedicava ao estudo da Encefalomielite Miálgica.

Como se relacionam a SFC e o covid longo?

Pessoas que são e foram infetadas pelo SARS-CoV-2 afirmam que continuam com alguns sintomas semanas após a infeção, incluindo fadiga, falta de ar, cansaço excessivo para esforços ou alterações cognitivas ou do sono. Estes sintomas têm depois um forte impacto na forma como conseguem viver a sua vida, tal como com a SFC.

“Em ambos os casos, à partida, o organismo resolveu a infeção, mas as pessoas continuam a sofrer os sintomas. Em termos de mecanismo da doença em si, poderá em parte estar relacionado com as doenças autoimunes. Ou seja, o covid longo e o SFC têm uma componente em que o sistema imunitário está extremamente ativo, provocado por uma resposta que primeiro foi para o agente infeccioso e que depois passou para as componentes do nosso próprio corpo, tornando-se num ciclo crónico persistente nesse aspeto”

Nuno Sepúlveda, epidemiologista

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

SPMS

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa.

Os serviços prestados seguem parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE), também disponível na app SNS 24, bem como aos Serviços Informativos e Administrativos, que possibilitam aceder a informações e apoios, por exemplo, marcação de consultas nos cuidados de saúde primários e submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, entre outros.

Join the conversation

or to participate.