Notícias da Saúde em Portugal 344

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Uso excessivo de antibióticos na pandemia pode ter agravado resistência antimicrobiana

SIC Notícias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou esta sexta-feira um uso excessivo de antibióticos durante a pandemia da covid-19, alertando que tal pode ter agravado a resistência antimicrobiana (RAM) a nível mundial.

Novos dados da agência de saúde das Nações Unidas mostram que cerca de 75% dos doentes hospitalizados foram tratados com antibióticos "por precaução", embora apenas 8% deles tivessem tido co-infecções bacterianas e necessitassem deste tipo de medicamento, indica um comunicado da OMS.

A utilização de antibióticos "variou entre 33% para pacientes na região do Pacífico Ocidental e 83% no Mediterrâneo Oriental e nas regiões africanas", refere, adiantando que, entre 2020 e 2022, as prescrições "foram diminuindo na Europa e nas Américas, enquanto aumentavam em África".

"Estes dados chamam a atenção para a necessidade de melhorias no uso racional de antibióticos para minimizar consequências negativas desnecessárias para os pacientes e as populações", acrescentou.

Os dados analisados no estudo são da Plataforma Clínica Global da OMS para a covid-19, dizendo respeito a cerca de 450 mil doentes hospitalizados devido à doença em 65 países durante um período de três anos (entre janeiro de 2020 e março de 2023).

Problemas de visão podem prever demência 12 anos antes do diagnóstico

SIC Notícias

Os olhos podem revelar muito sobre a saúde do nosso cérebro. Na verdade, problemas oculares podem ser um dos primeiros sinais de declínio cognitivo. Um estudo mostra que a perda de sensibilidade visual pode prever a demência 12 anos antes de ser diagnosticada.

Numa investigação realizada pela Universidade de Loughborough, Reino Unido, foram acompanhadas 8.623 pessoas saudáveis durante vários anos. No final do estudo, 537 participantes tinham desenvolvido demência o que deu aos investigadores a hipótese de determinar que fatores poderiam prever o diagnóstico.

Problemas associados à visão podem ser um indicador precoce de declínio cognitivo, uma vez que as placas amiloides tóxicas associadas à doença de Alzheimer podem afetar primeiro áreas do cérebro associadas à visão, danificando partes do cérebro associadas à memória à medida que a doença progride.

Assim, os testes de visão podem encontrar défices antes dos testes de memória, revelam os cientistas no estudo recente.

Dificuldade em registar e recordar caras

A equipa de investigação diz também que há provas de que as pessoas com demência processam os rostos de pessoas que acabam de conhecer de forma pouco eficaz. Por outras palavras, elas não seguem o padrão normal de percorrer com os olhos e examinar o rosto da pessoa com quem estão a conversar. (…)

Mulheres com doenças cardíacas têm menos probabilidade de receber medicamentos que salva vidas

Notícias Saúde

As mulheres com doenças cardíacas são menos frequentemente tratadas com medicamentos para baixar o colesterol do que os homens, revela uma investigação apresentada no ESC Preventive Cardiology 2024, um congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC).

“Os medicamentos para baixar o colesterol salvam vidas e previnem ataques cardíacos e devem ser prescritos a todos os doentes com doença arterial coronária. Infelizmente, o nosso estudo mostra que as mulheres estão a perder estes medicamentos essenciais.”

Nina Johnston, especialista da Universidade de Uppsala, na Suécia

Os doentes com doença arterial coronária, também designada por síndrome coronária crónica, necessitam de medicação para aliviar os sintomas e prevenir ataques cardíacos e morte. As diretrizes da ESC recomendam a prescrição de medicamentos para todos os doentes, homens e mulheres, para baixar os níveis de colesterol no sangue.

No entanto, apesar de existirem as mesmas recomendações para o tratamento e para os níveis-alvo de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL; “mau colesterol”), estudos anteriores demonstraram que elas têm menos probabilidades de atingir os níveis de colesterol considerados ideais do que os homens. Este estudo quis perceber se têm acesso aos mesmos tratamentos.

Este foi um estudo observacional retrospetivo que incluiu 1.037 homens e 415 mulheres com uma síndrome coronária crónica diagnosticada entre 2012 e 2020, e que nunca tinham tido um ataque cardíaco. A idade mediana foi de 68 anos nos homens e de 70 anos nas mulheres e foram utilizados registos de saúde eletrónicos para obter dados sobre os níveis de colesterol.

Os participantes foram acompanhados durante três anos após o diagnóstico e os investigadores descobriram que, no final do terceiro ano de acompanhamento, apenas 54% dos elementos do sexo feminino eram tratados com medicamentos para baixar o colesterol, em comparação com 74% dos homens.

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

OF

Assinala-se a 28 de abril o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aborda um tema relacionado com a segurança e saúde no trabalho, tendo sido escolhido para este ano o tema «impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho». 

Com este tema a OIT pretende sensibilizar para os impactos das alterações climáticas no mundo do trabalho, especialmente na segurança e a saúde dos trabalhadores. Estas mudanças nos padrões climáticos incluem ocorrências cada vez mais frequentes de fenómenos climáticos extremos, que podem acentuar os impactos da exposição a riscos profissionais, tais como o stresse térmico, a radiação UV, a poluição do ar, acidentes industriais graves, aumento de doenças transmitidas por vetores e aumento da exposição a produtos químicos.

Reply

or to participate.