Notícias da Saúde em Portugal 364

Terça-feira, 28 de maio de 2024

OMD desafia candidatos a assumirem saúde oral como desígnio europeu

Observador

A Ordem dos Médicos Dentistas quer que os candidatos às eleições europeias assumam o investimento na saúde oral como um "desígnio europeu". Portugal absorve apenas 0,2% do orçamento destinado à saúde.

“A verba consagrada no Orçamento do Estado para a saúde oral é de 30 milhões de euros, num total de 15 mil milhões, ou seja, apenas 0,2%”, refere a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) num manifesto divulgado esta terça-feira a propósito das eleições para o Parlamento Europeu de 9 de junho.

Os europeus têm em média 1,3 consultas dentárias por ano, mas, em Portugal, quase 30% dos portugueses não visitou o dentista no último ano ou só o fez em situações de urgência, alerta ainda o manifesto, ao realçar que uma má saúde oral está relacionada diretamente com 23 doenças sistémicas e está na origem de cinco tipos de cancro.

A segurança dos doentes no espaço europeu é outra das áreas previstas no manifesto, com a ordem a alertar para a mobilidade dos profissionais na União Europeia sob as perspetivas da migração e das deslocações ocasionais.

Já quanto a deslocações ocasionais para formação ou prática clínica por profissionais não inscritos em Portugal, a ordem chama a atenção para os consequentes “riscos acrescidos para a saúde dos doentes” portugueses pela impossibilidade de monitorizar essa mesma atividade. “Urge, por isso, criar diretrizes relativas aos conceitos de serviço transfronteiriço temporário e ocasional”, defende.

Em relação ao ensino, o manifesto preconiza que, no mercado comum, deve ser assegurado que o ensino garante “transversalmente um mínimo de formação teórica e prática pré-clínica e clínica, como chave fundamental para a segurança dos doentes”, e que seja comum a todos os países.

Em Portugal, em 31 de dezembro de 2022, havia 2.077 médicos dentistas (14% do total de inscritos) com inscrição suspensa na ordem, 53,1% dos quais indicaram estar a exercer a profissão no estrangeiro.

Hospital de Santa Maria realizou com sucesso o seu primeiro transplante renal duplo

SIC Notícias

O Hospital de Santa Maria realizou o seu primeiro transplante renal duplo que corresponde ao implante dos dois rins do dador num só recetor. A cirurgia realizou-se no passado dia 24 de maio e até à data o paciente encontra-se estável.

Este foi o primeiro transplante renal duplo realizado pela Unidade de Saúde. Trata-se de uma intervenção de grande complexidade técnica que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do doente.

Este é descrito como o segundo marco histórico na área da transplantação de órgãos levado a cabo pela Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM). A primeira cirurgia realizou-se em fevereiro de 2023 depois das equipas do então Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte terem realizado o seu primeiro transplante renal cruzado.

Exposição pré-natal a químicos pode aumentar risco de obesidade e hipertensão nas crianças

EuroNews

Exposição pré-natal a químicos pode aumentar risco de obesidade e hipertensão nas crianças

A exposição a substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino durante a gravidez pode aumentar o risco de obesidade e hipertensão nas crianças, segundo uma nova investigação.

Os desreguladores endócrinos (EDC) são substâncias químicas quase omnipresentes no nosso ambiente. Podem ser encontrados em cosméticos, gasolina, produtos de higiene e limpeza, vestuário, mobiliário, latas, embalagens de alimentos e plásticos.

Um novo estudo global efetuado pelo Institute for Global Health (ISGlobal) de Barcelona demonstrou que a exposição pré-natal a desreguladores endócrinos está associada a uma pior saúde metabólica na infância, o que, por sua vez, aumenta o risco de síndrome metabólica na idade adulta.

O termo "síndrome metabólica" engloba patologias como a obesidade abdominal, a hipertensão e a resistência à insulina que, em conjunto, aumentam a probabilidade de sofrer de doenças cardiovasculares e de diabetes de tipo 2.

"Além disso, para alguns grupos de EDC, estas associações diferem em função do sexo, sendo as raparigas mais suscetíveis aos PFAS e aos bifenilos policlorados (PCB), o que se explica pela perturbação das vias das hormonas esteroides sexuais", explicou.

Os peritos afirmam que é necessário adotar mais regulamentação governamental para limitar a nossa exposição a estes produtos químicos.

Mas também "para evitar a ingestão, é importante ter em conta os hábitos quotidianos que podem ajudar a reduzir os níveis de exposição, contribuindo para um ambiente mais saudável tanto para os indivíduos como para os filhos", afirmou Güil Oumrait.

Estes incluem:

Evitar o plástico quando se guardam ou cozinham alimentos.

Escolher cosméticos isentos de desreguladores endócrinos (como parabenos, benzofenona, triclosan e ftalatos).

Reduzir a ingestão de alimentos processados ou enlatados.

Limitar o consumo de produtos de origem animal.

Definição de ato médico estético

Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos divulgou documento que pretende esclarecer e ajudar a distinguir o intuito da realização dos atos médicos “estéticos” mais comuns. A utilização dos conceitos “curativo” e “não curativo” são usados de forma genérica ao longo do documento, não sendo exclusivos da estética – existem outros atos médicos sem fins curativos que não estão sujeitos às considerações deste documento e que deverão ser objeto de esclarecimento à parte.

De igual forma, o uso dos conceitos “curativo” e “não curativo” são determinantes objetivos clínicos físicos, e a classificação de um ato nestas categorias deverá ser sempre enquadrada com o status psicológico, e de bem-estar individual e social de cada pessoa.

Listam-se os atos médicos que se enquadram neste conceito, acompanhadas pelo respetivo código da Tabela de Nomenclatura de Atos Médicos em vigor (quando existente).

A listagem carece, necessariamente, de revisão sistemática periódica, uma vez que a evolução do conhecimento técnico e científico da Medicina assim o exige.

Reply

or to participate.