- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 378
Notícias da Saúde em Portugal 378
Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Investigadores defendem endoscopia associada a colonoscopia a cada 5 anos no rastreio do cancro do estômago
SIC Notícias
A adoção do rastreio do cancro do estômago com endoscopia digestiva associada à colonoscopia, de cinco em cinco anos, permitiria "reduzir significativamente o número de casos e de mortes", revela um estudo a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso.
Os resultados deste trabalho mostram que, em Portugal, o rastreio permitiria reduzir a incidência de cancro gástrico de 2.950 para 2.065, já que uma percentagem significativa destas neoplasias, se detetadas precocemente, é tratável por métodos minimamente invasivos. A medida permitiria reduzir o número de mortes anuais por cancro gástrico de 2.332 para 895.
"Vivemos num país com uma elevada incidência de cancro gástrico, um cancro com elevada letalidade, uma vez que, na maioria dos casos, é silencioso e diagnosticado em estádios avançados. A deteção precoce só é possível com o rastreio em pessoas sem sintomas e através da vigilância de indivíduos de risco."

Portugal tem uma incidência de cancro gástrico de 11 casos por 100 mil habitantes.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre a como a Inteligência Artificial (IA) pode "auxiliar no diagnóstico e caracterização de condições pré-malignas".
Exame ao sangue e Inteligência Artificial podem prever Parkinson 7 anos antes dos sintomas?
SIC Notícias
A doença de Parkinson, que afeta atualmente quase 10 milhões de pessoas, é um distúrbio progressivo causado pela morte de células nervosas numa parte do cérebro que controla o movimento.
Um exame ao sangue utilizando Inteligência Artificial (IA) pode prever a Parkinson, a doença neurodegenerativa que mais cresce no mundo, até sete anos antes do início dos sintomas, indica um estudo divulgado esta terça-feira.
Liderada por cientistas da University College London (UCL), em Londres, e do Centro Médico Universitário de Goettingen, na Alemanha, a investigação concluiu que, quando um ramo da IA analisa um painel de oito biomarcadores sanguíneos cujas concentrações são alteradas em pacientes com Parkinson, pode fornecer um diagnóstico com 100% de precisão.
De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature Communications, perante esse resultado, a equipa de investigadores avançou com novas investigações para confirmar se esta solução, através de um teste sanguíneo, poderá prever a probabilidade de uma pessoa desenvolver Parkinson.

Para isso, analisaram o sangue de 72 pacientes com transtorno comportamental de movimento rápido dos olhos (iRBD, na sigla em inglês), tendo em conta que 75% a 80% das pessoas com este distúrbio terão tendência para desenvolver uma acumulação anormal de uma proteína nas células cerebrais, que poderá levar ao desenvolvimento da Parkinson. Quando a ferramenta de inteligência artificial analisou o sangue desses pacientes, concluiu que 79% dos pacientes com iRBD tinham o mesmo perfil de alguém com Parkinson.
"Sons e Inteligência Artificial" podem ajudar na avaliação de Parkinson.
"Além de desenvolvermos um teste, conseguimos diagnosticar a doença com base em marcadores que estão diretamente ligados a processos como inflamação e degradação de proteínas não funcionais. Portanto, esses marcadores representam possíveis alvos para novos tratamentos medicamentosos"
Diretora-Geral da Saúde reforça a importância da evidência científica para a confiança na Saúde em Portugal
DGS
A necessidade de investimento na Saúde Pública e na investigação foram destacados pela Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, na CNN Summit “Inovação na Saúde”, que decorreu a 18 de junho de 2024 em Lisboa, sublinhando que “cada vez mais as nossas decisões têm de ser baseadas em evidência. É importante tornar as nossas decisões mais certas para que os cidadãos continuem a confiar na Saúde em Portugal”.
No debate, a Diretora-Geral da Saúde abordou a evolução tecnológica, realçando que a implementação da Inteligência Artificial é decisiva. “A quantidade de informação necessária de analisar já não é possível apenas com trabalho humano. [A Inteligência Artificial] vai permitir-nos dar respostas, alterar as nossas próprias intervenções na área da saúde, acelerar algumas das nossas decisões”, frisou.

IGAMAOT participa em curso internacional da CEPOL sobre crime ambiental
IGAMAOT
A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) participou num curso de formação sobre crime ambiental, organizado pela Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL) e pela Gendarmerie National (França), que decorreu em Paris, entre 3 e 7 de junho, com a participação de 36 representantes de órgãos de polícia criminal, alfândegas, organismos internacionais, juízes e procuradores de 17 países europeus.
Esta formação teve como objetivo o reforço do combate ao crime ambiental através da partilha de boas práticas de investigação , informação/inteligência, aplicação da legislação e cooperação internacional, tendo a IGAMAOT partilhado a sua experiência e práticas de investigação adotadas. Foram abordados os mais recentes padrões de crimes ambientais, nos quais se destacam o transporte ilegal de resíduos, pesca ilegal, comércio ilícito de madeiras e de gases fluorados e o desmantelamento de navios. Teve ainda como objetivo a divulgação dos programas e instrumentos de apoio da União Europeia no combate ao crime, o intercâmbio de informações transfronteiriças, a aplicação de técnicas de investigação financeira e o uso de informações de fonte aberta (open source intelligence).


Reply