Notícias da Saúde em Portugal 379

Quinta-feira, 20 de junho de 2024

'Teste do pezinho' permitiu identificar 118 casos de doença que afeta glóbulos vermelhos

CNN

O Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) identificou 118 casos de drepanocitose, uma patologia que afeta os glóbulos vermelhos e que foi incluída no conjunto de doenças rastreadas pelo chamado “teste do pezinho” em maio de 2021.

O Dia Internacional da Drepanocitose, ou Dia Mundial de Consciência sobre a Doença Falciforme, assinalado ontem, com o objetivo de chamar a atenção para uma doença do sangue que é genética e que afeta os glóbulos vermelhos, causando dores intensas e anemias, com impacto na qualidade de vida dos doentes.

O PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio em todos os recém-nascidos de algumas doenças graves, o chamado “teste do pezinho”, que permitem identificar as crianças que sofrem de doenças quase sempre genéticas, que podem beneficiar de tratamento precoce. Atualmente, são 26 as doenças rastreadas no âmbito do programa.

O rastreio neonatal continua a ser um “programa nacional de grande sucesso, revelando elevada qualidade, ilustrada pela taxa de cobertura superior a 99% dos recém-nascidos e pelo início da intervenção terapêutica” numa média de 10 dias, salientou ainda o INSA.

Investigadores recorrem ao kiwi para tratar efeitos secundários da quimioterapia

Diário de Notícias

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveram um "método inovador" de uso oral que, feito a partir do kiwi, permite tratar os efeitos secundários provocados pela quimioterapia e radioterapia em doentes oncológicos, foi esta quarta-feira revelado.

O projeto, intitulado Kiwi4Health, pretende "trazer alívio a milhares de doentes oncológicos" e "revolucionar o tratamento" da Mucosite Oral, complicação associada aos tratamentos de quimioterapia citotóxica e radioterapia, revela o ISEP em comunicado.

Caracterizada por lesões eritematosas e ulcerativas na mucosa oral, a Mucosite Oral causa dor intensa. Atualmente, os tratamentos são de curta duração e requerem frequentemente o uso de analgésicos, "proporcionando apenas um alívio temporário".

Investigações mais recentes apontaram para o potencial benéfico dos polifenóis presentes na fruta, especialmente no babykiwi, para o tratamento da Mucosite Oral. Aproveitando esses avanços, os investigadores do ISEP desenvolveram "um método inovador para a criação de um filme bucal utilizando compostos bioativos extraídos dos subprodutos do cultivo de babykiwis".

"Os ensaios 'in vitro' em modelos bucais, acoplados aos ensaios 'in vivo' em animais que realizamos já com o extrato, são muito promissores, indicando uma nova esperança para os pacientes que sofrem desta dolorosa condição."

Francisca Rodrigues, Investigadora

O desenvolvimento deste método representa uma "abordagem positiva na prevenção e tratamento dos efeitos secundários" da quimioterapia e radioterapia, "destacando-se pela utilização de componentes naturais e sustentáveis".

Médicos alertam para o perigo de mergulhos mal calculados e lesões na coluna

Jornal de Notícias

No início desta época balnear, a campanha da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) quer consciencializar a população para a questão dos saltos e as consequências de mergulhos mal calculados tanto nas piscinas como nas praias.

"Para prevenir as lesões na coluna recomendamos que verifique sempre a profundidade da água antes de mergulhar e que se mantenha sempre dentro da zona supervisionada, na praia e na piscina"

SPPCV

 A SPPCV apela para que se evitem "comportamentos de risco", como mergulhar de costas ou em corrida e para a ingestão de bebidas alcoólicas antes de mergulhar.

"No mar não se atire de cabeça, entre sempre primeiro a andar, e na piscina escolha o local onde vai mergulhar de acordo com a profundidade. Não corra em redor da piscina e respeite sempre a sinalização", recomenda Bruno Santiago, neurocirurgião e presidente da SPPCV.

No âmbito desta campanha, a SPPCV apela a quem presenciar um acidente e suspeitar de uma lesão da coluna para contactar de imediato o 112 e chamar uma ambulância, não devendo nunca mover a pessoa, uma vez que qualquer movimento numa coluna já danificada pode causar danos permanentes.

IGAMAOT participa no Impel Review Initiative da IMPEL

IGAMAOT

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) participou no grupo de trabalho do projeto Impel Review Initiative (IRI), de revisão pelos pares, da Rede Europeia para a Implementação e Aplicação da Legislação Ambiental vigente/ European Union Network for the Implementation and Enforcement of Environmental Law (IMPEL), que decorreu no País Basco, Espanha, de 3 a 7 de junho de 2024, e contou com a presença de inspetores ambientais de Portugal, Itália, Espanha, Finlândia, Noruega e Países Baixos.

Através da revisão por pares, as autoridades ambientais dos países membros da IMPEL cooperam para aperfeiçoar a implementação da legislação ambiental da União Europeia, com especial enfoque na Diretiva das Emissões Industriais (DEI), nomeadamente nas vertentes relacionadas com a inspeção ambiental.

Reply

or to participate.