- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 383
Notícias da Saúde em Portugal 383
Quarta-feira, 26 de junho de 2024


Quase um terço dos adultos no mundo arriscam doenças por falta de atividade física
Observador
Apesar melhorias nos últimos anos, a inatividade física contínua a ser uma "ameaça silenciosa à saúde global". Foi uma "oportunidade perdida" para diminuir doenças cardíacas e mentais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quase um terço (31%) dos adultos no mundo, aproximadamente 1,8 mil milhões de pessoas, não cumpriram níveis recomendados de atividade física em 2022, segundo a OMS, que alerta para efeitos nocivos.
Os dados, publicados na revista The Lancet Global Health, mostram um aumento de cerca de cinco pontos percentuais entre 2010 e 2022 na inatividade física entre adultos, uma tendência que a OMS considera preocupante por “aumentar o risco de doenças” cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, diabetes tipo 2, demência e cancros como o da mama e do cólon.

Estes novos dados destacam uma oportunidade perdida de reduzir o cancro, as doenças cardíacas e melhorar o bem-estar mental através do aumento da atividade física, afirma, citado no comunicado, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelando para políticas reforçadas e aumento do financiamento, “para inverter esta tendência [de aumento da inatividade] preocupante.”
Apesar dos resultados preocupantes, o estudo mostra que quase metade dos países do mundo fizeram melhorias ao longo da última década, e que 22 países foram identificados como estando no caminho para atingir a meta global de redução da inatividade em 15% até 2030.
Utentes podem consultar urgências disponíveis em mapa interativo no portal do SNS
Expresso
De acordo com o comunicado, os utentes podem fazer a pesquisa por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde e "saberem, de forma rápida e intuitiva, quais são os hospitais mais próximos e que estão acessíveis".
Os utentes podem consultar, a partir desta terça-feira, os serviços de urgência disponíveis nos próximos sete dias através de uma página interativa no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou a Direção Executiva do SNS.

Em comunicado, a direção executiva adiantou que esta ferramenta integra, de forma automática, os horários das urgências que constam do Sistema Integrado de Informação de Prestadores para os próximos sete dias e está acessível no endereço https://www.sns.gov.pt/servicos-de-urgencia-sns/.
"Isto significa que a informação disponibilizada é obtida a partir da plataforma onde os hospitais carregam e atualizam de forma permanente as suas escalas de pessoal para as urgências, que é a mesma que serve para a referenciação dos utentes através da Linha SNS 24 (808 24 24 24)"
INFARMED, I.P. manda retirar medicamento para a depressão
SIC Notícias
A decisão da Autoridade do Medicamento deve-se ao facto de ter sido "detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza" nos medicamentos Duloxetina toLife, Duloxetina, cápsula gastrorresistente, nas dosagens de 30mg e 60mg.
O INFARMED, I.P. mandou recolher os medicamentos Duloxetina toLife, Duloxetina, cápsula gastrorresistente, nas dosagens de 30mg e 60mg "por ter sido detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza", avisou em comunicado, nesta terça-feira.

Os doentes que estejam a utilizar os medicamentos pertencentes a estes lotes são aconselhados a não interromperem o tratamento, mas logo que possível, devem contactar o médico ou farmacêutico para substituir por outro lote ou fármaco alternativo.
Confirme se o seu medicamento está nesta lista.
IGAMAOT participou no Encontro Anual do Grupo de Trabalho Técnico de Inspeções Seveso
IGAMAOT
A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) participou, enquanto entidade inspetiva, no Encontro anual do Grupo de Trabalho Técnico de Inspeções Seveso (TWG2) que decorreu, entre os dias 12 e 14 de junho, na Áustria.
Esta reunião teve como objetivo o intercâmbio de melhores práticas e critérios de inspeção para a aplicação (enforcement) da Diretiva Seveso III entre os Estados-Membros da União Europeia, designadamente a avaliação de procedimentos dos operadores das instalações abrangidas, de modo a minimizar o risco de acidentes graves, e lições aprendidas a partir de acidentes graves.
O regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente encontra-se estabelecido no Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto, que transpôs a Diretiva 2012/18/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 4 de julho de 2012 (Seveso III).

![]() | Hoje joga Portugal Portugal Vs Geórgia Com transmissão na TVI às 20h00 |

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply