Notícias da Saúde em Portugal 384

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Medicamento popular para a obesidade pode ajudar a tratar a apneia do sono

Euronews

De acordo com um novo estudo, um medicamento popular para perder peso pode ajudar as pessoas que sofrem de um distúrbio grave do sono.

De acordo com um novo estudo, o tirzepatide, medicamento que faz parte do Zepbound, um fármaco para emagrecer, e do Mounjaro, tratamento para a diabetes, parece reduzir a gravidade da apneia do sono.

Os resultados foram publicados na semana passada no New England Journal of Medicine e incluíram 469 pessoas com obesidade e apneia obstrutiva do sono (AOS).

A AOS é uma doença em que as pessoas deixam de respirar enquanto dormem porque o tecido da garganta relaxa e colapsa durante o sono, bloqueando total ou parcialmente as vias respiratórias.

Os doentes que receberam injeções semanais de tirzepatide reduziram o número de episódios por hora em que a sua respiração abrandou ou parou durante o sono em cerca de metade, para quase 60%, em comparação com cerca de 10% nas pessoas que receberam um medicamento simulado.

Novo “sinal positivo” na prevenção do VIH: injeção apresenta eficácia de 100% em ensaio com jovens mulheres africanas

Expresso

Uma injeção administrada de seis em seis meses poderá vir a ser uma opção e representar um avanço na prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), depois de os resultados de um ensaio clínico com o medicamento lenacapavir na África do Sul e Uganda mostrarem que nenhuma das mulheres contraiu o vírus. O Expresso explica-lhe, com a ajuda de um especialista, o que distingue e que importância poderá ter o estudo.

O ensaio da empresa Gilead procurou testar se a injeção de lenacapavir, de seis em seis meses, proporcionaria melhor proteção contra a infeção por VIH do que dois medicamentos amplamente utilizados que são comprimidos de toma diária. Nenhuma das 2134 mulheres que recebeu lenacapavir contraiu VIH, enquanto 16 das 1068 que tomaram Truvada (1,5%) e 39 das 2136 que receberam Descovy (1,8%) foram infetadas.

“Os dados até este momento são excelentes. É um sinal francamente positivo, a confirmarem-se estes dados”, considera o presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia (SPV), Vítor Duque. O trabalho ainda não foi sujeito a revisão entre pares e importa também saber se as conclusões são depois comprovadas poroutros estudos em andamento noutros países”, aponta ao Expresso o médico virologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Tanto o lenacapavir como os dois comprimidos estudados são medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, a prevenção é feita antes da ocorrência de um comportamento de risco com o objetivo de reduzir a possibilidade de infeção.

Direção Executiva do SNS com equipa completa

Saúde Online

A equipa do novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra D´Almeida, está completa com a nomeação aprovada em Conselho de Ministros dos cinco elementos que compõem o conselho de gestão.

Em comunicado divulgado, o Governo adiantou que foi aprovada na terça-feira a resolução que designa o conselho de gestão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), sob proposta de António Gandra D´Almeida, por um período de três anos.

António Gandra d’Almeida

A resolução nomeia para este órgão Ana Margarida Ribeiro Correia de Oliveira, Ana João Vieira Rangel, Carla Alexandra de Menezes Moutinho Henriques Gonçalo Catarino, Hélder Teixeira de Sousa e Maria Helena Alves Farinha Martins.

O plano de emergência e transformação para a Saúde, apresentado pelo Governo no final de maio, prevê a criação do Departamento de Urgência e Emergência Médica na DE-SNS, que será dedicado à gestão centralizada e ao acompanhamento da Rede de Urgência e Emergência em Portugal.

Primeiro CRI em Serviço de Urgência do país criado na ULS São José

SNS

A Unidade Local de Saúde (ULS) São José lançou, no dia 17 de junho, o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado do Serviço de Urgência (CRISU) do país.

De acordo com a ULS de São José, a CRISU tem como principais objetivos a prestação de serviços de saúde de elevada qualidade, visando a satisfação dos doentes através da diminuição dos tempos de espera e da otimização dos fluxos e circuitos, além de promover a realização pessoal e profissional dos profissionais de saúde.

Em resposta ao desafio lançado para o desenvolvimento de cinco projetos-piloto de CRI com equipas dedicadas aos serviços de urgência no país, os profissionais da ULS São José mobilizaram-se e formaram a equipa do CRISU. Este modelo inovador é composto por uma equipa multiprofissional de 339 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.