- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 385
Notícias da Saúde em Portugal 385
Sexta-feira, 28 de junho de 2024


Mercado com dificuldade de abastecimento de medicamento para tratar úlceras
Observador
INFARMED, I.P. destaca que prescrição apenas deve efetuada em última instância e proíbe exportação do medicamento. De acordo com o órgão, a escassez deve-se à "limitação na capacidade de produção".
O mercado está com dificuldades de abastecimento dos medicamentos com sucralfato utilizados no tratamento de úlceras e de refluxo, informou esta quinta-feira o regulador nacional, que recomendou uma distribuição equitativa das embalagens disponíveis pelas farmácias do país.

Segundo o INFARMED, I.P., estes medicamentos têm apresentado, desde há algum tempo, “dificuldade de abastecimento, decorrente da limitação na capacidade de produção por parte dos dois titulares de AIM [autorização de introdução no mercado] que comercializam estes fármacos no mercado nacional”.
O INFARMED, I.P. recomenda aos utentes que não consigam adquirir o medicamento a contactarem o seu médico ou farmacêutico para que seja indicada uma alternativa terapêutica.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“Para quem quer estar seguro e dormir tranquilo pode/deve confiar na MedSUPPORT. Equipe 5 estrelas.”
Embalagens de botox contrafeito apreendidos em clínica de estética em Lisboa
SIC Notícias
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informa, esta quinta-feira, que no decurso de uma operação de fiscalização a uma clínica de estética em Lisboa, devido a “fortes suspeitas da prática do crime de usurpação de funções médicas”, apreendeu diversos artigos e máquinas.
![]() | De acordo com a ASAE, entre os artigos apreendidos estão “medicamentos, dispositivos médicos e de aparatologia (uma máquina laser para remoção de tatuagens, uma utilizada em cavitação e outra utilizada em criomodelagem) utilizados para a prática de cuidados de saúde estéticos, sem que, aparentemente, existisse a habilitação exigida para a prática de tais atos por parte da exploradora da atividade, tendo sido instaurado o respetivo inquérito crime pelo ilícito de usurpação de funções médicas”. |
“Entre os artigos apreendidos na operação, consta ainda, toxina botulínica, com fortes suspeitas de se tratar de medicamento com origem contrafeita, conforme indicações do representante legal da marca, tendo em conta as características da embalagem, bem como o lote do produto.”
O valor total da apreensão na clínica de estética, que tinha "forte presença nas redes sociais”, ascende a 33.950 euros. A dona do estabelecimento foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência.
A ASAE aproveita para alertar para o “fenómeno da intrusão em atos exclusivos para os quais apenas os médicos e/ou outros profissionais de saúde com supervisão médica estão habilitados”.
Tratamento LASER inovador para nódulos da tiroide
SNS
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Lisboa Ocidental implementou um novo tratamento percutâneo por LASER da patologia nodular da tiroide, uma alternativa à cirurgia convencional. Esta abordagem inovadora, segura e menos invasiva, implicou a aquisição de um ecógrafo especial, o primeiro do género nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que já está a ser utilizado.
De acordo com a ULS de Lisboa Ocidental, o novo tratamento, implementado pela Unidade Funcional de Tiroidologia do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, sediado no Hospital de Egas Moniz, consiste na termo-ablação por LASER dos nódulos da tiroide. Nesta abordagem, é inserida uma agulha especial (conectada a um aparelho de LASER ) no nódulo por forma a destrui-lo pela ação térmica do LASER . Os nódulos tratados sofrem depois uma redução progressiva de volume ao longo dos meses e anos seguintes.
“O tratamento com LASER tem demonstrado ser eficaz na redução do tamanho dos nódulos da tiroide e no alívio dos sintomas associados, proporcionando resultados positivos para os doentes (redução de 50-70% do volume dos nódulos).”

Consumo de álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano
SIC Notícias
Dois milhões e 600 mil é o número de pessoas que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que morram todos os anos devido ao consumo de álcool, um valor que corresponde a quase 5% das mortes anuais em todo o mundo entre os acidentes rodoviários, a violência e os abusos.
Apesar do número de mortes ser elevado, a OMS tem registado uma diminuição no consumo na última década. O mesmo se passa em Portugal, no entanto nos últimos 2 anos o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) tem registado uma inversão desta tendência.

"Os valores de hoje são mais altos que os de ontem, mas são mais baixos que há 10 anos. Piorámos nas últimas duas avaliações em grande parte porque o consumo nas mulheres aumentou e, por isso, fez aumentar a média, mas ainda não atingimos os patamares que tínhamos entre 10/12, por exemplo."
Confrontada com o cenário mundial, a OMS alerta para a necessidade de melhorar os tratamentos para perturbações relacionadas com o abuso de substancial. Já o ICAD, apela que em Portugal se aposte na legislação da publicidade e dos preços das bebidas alcoólicas.

Reply