Notícias da Saúde em Portugal 386

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Regulador recomenda que farmácias vendam no máximo duas embalagens do medicamento Kreon

Canal S+

O regulador nacional recomendou na passada sexta feira às farmácias que apenas disponibilizem no máximo duas embalagens do fármaco Kreon, utilizado no tratamento de doenças como fibrose quística e cancro pancreático e que regista dificuldades de abastecimento na Europa.

Numa circular informativa, a Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED, I.P.) adianta que o Kreon, contendo pancreatina, apresenta dificuldades de abastecimento a nível europeu que deverão se prolongar nos próximos dois anos.

Segundo o documento, esta situação deve-se a uma limitação na capacidade de produção associada ao aumento da procura a nível global, o que vai “resultar em situações de escassez de fornecimento, que ocorrerão de forma intermitente”.

Em causa está um medicamento que contêm enzimas pancreáticas (amilase, lipase e protease) e que é usado no tratamento da insuficiência pancreática exócrina, ou seja, situações em que o pâncreas não produz uma quantidade suficiente de enzimas.

Perante isso, a circular recomenda às farmácias que a dispensa do Kreon seja efetuada apenas até um mês de tratamento, o que corresponde, no máximo, a duas embalagens, para que a quantidade disponível possa colmatar as necessidades de todos os doentes em tratamento.

Dispositivo pioneiro no cérebro renova esperança no tratamento da epilepsia

SIC Notícias

A família de um rapaz britânico de 13 anos com epilepsia grave recuperou a esperança de ver o filho a ter uma infância melhor.

Oran Knowlson, que tem síndrome Lennox-Gastaut, é o primeiro doente no mundo a testar um novo dispositivo: o neuroestimulador instalado no cérebro para controlar convulsões. que o menino tem desde os três anos diariamente.

O neuroestimulador Picostim, que integra um ensaio clínico no Hospital Great Ormond Street, em Londres, foi instalado no crânio de Oran em outubro de 2023, e desde então tem reduzido as convulsões diurnas de Oran em 80 por cento.

Os elétrodos do dispositivo são ligados a um neuroestimulador, que foi colocado no crânio de Oran e emite um impulso que bloqueia a atividade elétrica anormal no cérebro. Anteriormente, os neurotransmissores eram colocados no tórax.

"Esperamos que este estudo nos permita identificar realmente se este é um tratamento eficaz para a epilepsia. E também estudamos um novo tipo de dispositivo que é particularmente útil em crianças porque o implante é no crânio e não no tórax e esperamos que isso reduza potenciais complicações."

Martin Tisdall, Neurocirurgião Pediátrico

Oran faz parte do projeto CADET, que investiga a segurança, viabilidade e eficácia da estimulação cerebral profunda no tratamento de crianças com síndrome de Lennox-Gastaut. Mais três crianças com esta doença receberão o neuroestimulador cerebral profundo no âmbito deste estudo.

Secretária de Estado da Saúde na entrega dos Prémios Jornalismo em Saúde

SNS

Ana Povo destacou a relevância dos temas premiados nesta 8.ª edição, com ênfase na saúde mental.

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, encerrou a cerimónia de entrega dos Prémios Jornalismo em Saúde, uma iniciativa promovida pela APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e pelo Clube de Jornalistas, que decorreu no dia 26 de junho, em Lisboa.

Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde

Na sua intervenção, Ana Povo felicitou os vencedores da 8.ª edição e destacou a importância da parceria entre a APIFARMA e o Clube de Jornalistas, iniciada em 2016. “É uma parceria que muito contribui para a literacia em Saúde e para combater o desconhecimento da população sobre muitas temáticas da Saúde,” afirmou a governante.

A cerimónia de entrega dos Prémios Jornalismo em Saúde é um evento anual que reconhece e premia o trabalho de jornalistas que se destacam na cobertura de temas de saúde, contribuindo para promover a qualidade do jornalismo em saúde e a literacia em saúde da população.

Vogal executivo da SPMS participa em Fórum sobre Revolução Digital na Saúde

SPMS

A AESE Business School organizou, no dia 25 de junho, um Fórum PADIS online, centrado no tema “Revolução Digital na Saúde: o impacto da IA”. Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, foi um dos oradores convidados, num encontro que se destacou pela oportunidade de partilha de ideias e reflexões sobre um tema cada vez mais relevante para o setor da saúde.

Na sessão, foram destacados os benefícios e desafios da integração da Inteligência Artificial (IA) na saúde, que pode trazer valor acrescentado ao setor, como um auxílio aos profissionais de saúde, melhorando a precisão e eficiência dos cuidados prestados, sempre baseada em dados fiáveis e num modelo de governação de sucesso.

Hoje joga Portugal * Oitavos de Final 

Portugal Vs Eslovénia

Com transmissão na RTP1 às 20h00

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.