Notícias da Saúde em Portugal 389

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

OMS publica as primeiras diretrizes de tratamento clínico para a cessação do tabagismo em adultos

OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um conjunto abrangente de intervenções para deixar de fumar, incluindo apoio comportamental prestado por prestadores de cuidados de saúde, intervenções digitais para deixar de fumar e tratamentos farmacológicos, numa primeira diretriz sobre a cessação do tabagismo.

Mais de 60% dos 1,25 mil milhões de consumidores de tabaco do mundo - mais de 750 milhões de pessoas - desejam deixar de fumar, mas 70% não têm acesso a serviços de cessação eficazes. Esta lacuna deve-se aos desafios enfrentados pelos sistemas de saúde, incluindo a limitação de recursos.

Terapias eficazes para deixar de fumar

A OMS recomenda a vareniclina, a terapia de substituição da nicotina (TRN), o bupropiona e a citisina como tratamentos eficazes para a cessação do tabagismo.

Em 2023, a OMS iniciou um procedimento de pré-qualificação de medicamentos contra distúrbios causados pelo consumo de tabaco para melhorar o acesso global aos medicamentos recomendados para a cessação do tabagismo.

Amnistia Internacional alerta para risco de jovens acederem a conteúdos nocivos no TikTok

Dnoticias

A Amnistia Internacional (AI) advertiu hoje que a plataforma de vídeos TikTok "está a tornar-se um espaço cada vez mais tóxico e viciante", potenciando o risco de os jovens acederem a conteúdos depressivos e relacionados com a automutilação.

"O TikTok comercializa-se como uma plataforma 'online' de entretenimento, criatividade e comunidade, mas está a tornar-se um espaço cada vez mais tóxico e viciante, o que pode ter impacto na autoimagem, na saúde mental e no bem-estar dos utilizadores mais jovens, correndo o risco de os fazer cair nas armadilhas de conteúdos depressivos e relacionados com a automutilação."

AI

A AI assinala que "a forma intrusiva de privacidade do TikTok para gerar lucro rastreia tudo o que o utilizador faz na plataforma para recolher informações sobre os seus comportamentos", procurando "prever os seus interesses, estado emocional e bem-estar".

A Amnistia Internacional defende por isso medidas de proteção mais eficazes, nomeadamente para impedir que "utilizadores em risco caiam em padrões de utilização viciantes e em armadilhas de conteúdos perigosos e nocivos".

Levantamento de suspensão da AIM: Olanzapina Aurovitas 5, 10, 15 e 20 mg, comprimido orodispersível

INFARMED, I.P.

A autorização de introdução no mercado (AIM) do medicamento Olanzapina Aurovitas 5 mg, 10 mg, 15 mg e 20 mg Comprimido orodispersível foi suspensa pelo INFARMED, I.P. após Decisão C(2024) 3594 de 24/05/2024 da Comissão Europeia, através da Deliberação n.º 049/CD/2024, de 24 de maio, divulgada pela Circular informativa n.º 033/CD/550.20.001, de 07/06/2024.

Na sequência da comprovação da bioequivalência através da correspondente alteração aos termo de AIM, de acordo com o estabelecido na Decisão C(2024) 3594 de 24/05/2024 da Comissão Europeia, a AIM deste medicamento deixou de estar suspensa.

Ministério da Saúde nomeia Vítor Almeida para presidente do INEM

SIC Notícias

O Ministério da Saúde nomeou Vítor Almeida para presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em regime de substituição por 60 dias, por vacatura do cargo. A SIC Notícias tinha apurado e noticiado, durante a tarde, que seria ele o novo presidente do INEM.

É nomeado em substituição de Luís Meira, que apresentou a demissão à ministra da Saúde na segunda-feira, por ter perdido confiança na tutela.

Quem é Vítor Almeida?

Vítor Fernandes Almeida nasceu em Lisboa, em 1966. Licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Hannover, na Alemanha, onde viveu muitos anos, refere o Ministério da Saúde.

Vítor Almeida

De regresso a Portugal, fez o internato no Hospital Universitário de Coimbra. Completou o internato complementar de Medicina Geral e Familiar, no Centro de Saúde Norton de Matos, em Coimbra, iniciando a sua atividade clínica no pré-hospitalar nos Bombeiros Voluntários de Arganil, passando pelo INEM, CODU de Coimbra.

É especialista em anestesiologia. Fez o internato complementar no Hospital Universitário de Coimbra e no Hospital Hadassah, em Jerusalém. O seu percurso profissional como anestesiologista passou pelo Hospital Universitário de Coimbra, Hospital S. Teotónio de Viseu e Hospital de Faro. Ingressou como Médico de Helicóptero do INEM.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.