- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 399
Notícias da Saúde em Portugal 399
Sexta-feira, 19 de julho de 2024


Estudo liderado pela Universidade de Coimbra descobre mecanismos de alteração visual originados por psicadélicos
Notícias Saúde
Um novo estudo, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), revela um mecanismo que pode ajudar a explicar alguns dos fenómenos associados aos efeitos visuais dos psicadélicos. Em particular, foi encontrado um mecanismo de alteração da resolução da visão central e periférica, que explica vários fenómenos visuais como a visão em túnel (que implica a perda de visão periférica). Este é mais um passo para a compreensão dos efeitos de psicadélicos no ser humano, em particular os impactos no campo visual.
No artigo científico Rapid effects of tryptamine psychedelics on perceptual distortions and early visual cortical population receptive fields, recentemente publicado numa das revistas de maior renome da área da imagem cerebral, a NeuroImage, a equipa de investigação liderada pelo docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Miguel Castelo-Branco, estudou a ação da dimetiltriptamina, conhecida como DMT, em diversos participantes.
A DMT é uma substância psicadélica natural que simula os efeitos de um neurotransmissor cerebral, a serotonina (que regula o humor, a sensibilidade sensorial, o sono, o apetite, a sexualidade, a resposta ao stress, a memória e outras funções cognitivas).

Na alteração da perceção que os cientistas identificaram, “o centro do campo visual pode aparecer como definido de forma muito precisa e a periferia de forma obscura e difusa”, explica Miguel Castelo-Branco. É como se “as pessoas, com ação deste psicadélico, tivessem pixels maiores no cérebro visual, o que diminui a resolução, que gera, por exemplo, distorção de objetos, sobretudo na periferia”, acrescenta Miguel Castelo-Branco.
“A identificação de uma relação entre alterações dos mapas visuais e experiências percetuais surpreendentes, como a que aconteceu neste nosso estudo, abre as portas para relacionar alterações precisas dos mapas sensoriais com a emergência de fenómenos, como determinadas formas de alucinação incluindo alterações da perceção do espaço.”
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“Satisfeito com o trabalho prestado.”
Ordem dos Enfermeiros investiga cuidados de saúde prestados a crianças na Ajuda de Berço
CNN
Funcionárias da instituição de acolhimento admitem realizar procedimentos técnicos que serão exclusivos de enfermeiros e dizem que não as deixam recusar. Ordem está a investigar e admite poder existir "exercício não habilitado de atos próprios da enfermagem".
A Ordem dos Enfermeiros (OE) abriu um processo para investigar o que se passa na Associação Ajuda de Berço, por suspeitas de existirem funcionárias a realizar atos de enfermagem a crianças para os quais não têm qualquer habilitação e competência. A situação foi confirmada à CNN Portugal pela própria OE, que adiantou ainda que já pediu esclarecimentos à Ajuda de Berço – uma IPSS que é uma casa de acolhimento residencial.
A investigação iniciou-se depois de terem chegado à OE várias denúncias de funcionárias da Associação, sobre o que, alegadamente, ali se passa: ajudantes de ação educativa, sem qualquer competência a executar procedimentos exclusivos de enfermeiros, como “aspiração nasogástrica, manuseamento de aparelho de correção de glicemia, alimentação por PEG ou preparação e administração de medicamentos diários e temporários”. Isto em crianças, algumas com problemas de saúde complexos.

Devido a esta situação – ainda no ano passado - todas as ajudantes foram convocadas para uma “formação de ambiente familiar para aprender a manusear os aparelhos de correção da glicemia e a tratar da criança em causa”.
Nestes emails que chegaram à OE, e aos quais a CNN Portugal teve acesso, eram igualmente pedidos esclarecimentos sobre o que uma trabalhadora que não seja enfermeira pode ou não fazer. Em todas as respostas, a Ordem explicou que “a execução de tarefas sem a obrigatória e necessária formação é suscetível de fazer incorrer em responsabilidade civil e penal, todos os envolvidos”.
Diretora-Geral da Saúde marca presença na 1.ª Conferência Internacional sobre a Doença Falciforme
DGS
No Dia Internacional da Anemia Falciforme, assinalado a 19 de junho, a Direção-Geral da Saúde (DGS) associou-se à efeméride tendo marcado presença na 1.ª Conferência Internacional sobre a doença.
Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, fez parte do Painel “Lições e Compromissos para o futuro”, onde se destacou a importância de falar da Anemia Falciforme, não só pela melhoria da qualidade de vida dos indivíduos afetados, mas também pela promoção da equidade na Saúde global.
A conferência reuniu especialistas e representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos Ministérios da Saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), além do Brasil e Portugal.
SPMS e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebram protocolo de colaboração
SPMS
A SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram na terça-feira, 16 de julho, um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas no setor da saúde.
Na ocasião, foi ainda assinado, pela presidente do conselho de administração da SPMS, Sandra Cavaca, e pelo provedor da SCML, Paulo Sousa, o contrato de adesão da SCML aos instrumentos procedimentais especiais celebrados pela SPMS, para aquisição de produtos de saúde e de apoio e de bens e serviços de âmbito transversal.
Através deste protocolo, a SCML terá acesso aos instrumentos procedimentais especiais desenvolvidos pela SPMS, incluindo acordos-quadro, sistemas de aquisição dinâmicos e catálogos eletrónicos. Estes recursos cobrem uma vasta gama de produtos e serviços, desde medicamentos e dispositivos médicos até bens e serviços transversais.

Sandra Cavaca e Paulo Sousa

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply