Notícias da Saúde em Portugal 402

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Projetos da SPMS debatidos no eHealth Forum

SPMS

O eHealth Forum, iniciativa promovida pela SPMS, realizou-se no Auditório Principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, nesta terça-feira, dia 23 de julho. Com a finalidade de fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais envolvidos e mobilizadores de processos de transformação digital na saúde, o evento contou com uma centena de profissionais das várias Unidades Locais de Saúde do país.

Na sessão de abertura, Sandra Cavaca, presidente da SPMS, falou sobre a importância da digitalização ao serviço das pessoas, no fundo, “a missão da SPMS”, acrescentando que “temos avançado muito e estamos a trabalhar para atingir metas ambiciosas, sempre com foco nos utentes e nos profissionais da saúde. Mas não fazemos este caminho sozinhos. Fazemos com cada um de vós”.

Do lado da SPMS, o debate focou-se nos quatro pilares fundamentais para o futuro da saúde, designadamente infraestruturas, materializando-se na modernização da Rede de Dados da Saúde, no cidadão, nos profissionais de saúde e na reforma dos sistemas de informação.

Os vogais da SPMS, Nuno Costa e Luís Miguel Ferreira, abordaram, respetivamente, temas relacionados com os impactos do Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde e a certificação HIMSS.

Ao longo do dia, ficou claro como a transição digital é essencial e urgente para a saúde, baseada em dados, informação e interoperabilidade dos sistemas, para se alcançar serviços de saúde acessíveis, eficientes e à medida das necessidades e expectativas das populações.

Infarmed ordena a suspensão imediata da venda de lotes da água micelar Nuxe Very Rose

Infarmed; SIC;

O INFARMED, I.P teve conhecimento pela empresa Laboratoire NUXE Portugal, distribuidor no mercado nacional do produto cosmético NUXE VERY ROSE ÁGUA MICELAR PN 400 ml, da possível contaminação microbiológica deste produto com Burkholderia cepacia, nomeadamente dos lotes P124A155, P124B156 e P224B155. A presença desta bactéria pode causar infeções, sobretudo em pessoas com problemas respiratórios e /ou imunocomprometidas.

Considerando que os referidos lotes foram distribuídos em Portugal, a empresa adotou medidas adequadas para a recolha voluntária dos referidos lotes.

No entanto, de forma a assegurar a Segurança dos Consumidores e a Proteção da Saúde Pública, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

  • as entidades que disponham destes produtos não os devem disponibilizar;

  • os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar, podendo devolvê-los no local de aquisição;

  • para quaisquer informações adicionais relativamente ao produto NUXE VERY ROSE ÁGUA MICELAR PN 400 ml deverá ser contactado o distribuidor, a empresa Laboratoire NUXE Portugal.

O Infarmed partilhou, esta terça-feira, uma circular em que ordena a suspensão imediata da comercialização de vários lotes de uma água micelar. em causa, explica a Autoridade do Medicamento, está a presença de uma bactéria.

Em causa estão os lotes P124A155, P124B156 e P224B155 e a ordem do Infarmed deve-se à presença de uma bactéria que “pode causar infeções, sobretudo em pessoas com problemas respiratórios e /ou imunocomprometidas”.

Federação do sangue alerta que há hospitais “com grandes dificuldades” nas reservas

netfarma

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) alertou ontem (23) para a necessidade de aumentar as reservas de sangue, indicando que há hospitais “com grandes dificuldades” e a adiar pequenas cirurgias.

“Já tínhamos conhecimento, nomeadamente o Hospital Santa Maria e o Hospital de Évora, que tinham os níveis de sangue muito complicados e que já estavam a fazer alguma reflexão no que toca a intervenções cirúrgicas, porque temos de ter sempre uma reserva, nomeadamente para alguns acidentes ou casos pontuais que apareçam”

Alberto Mota - presidente da federação

Apontando à campanha “DÊ SANGUE ESTE VERÃO-QUE MELHOR QUE DAR SANGUE E IR DE FÉRIAS?”, Alberto Mota apelou novamente às pessoas que façam a sua dádiva de sangue antes de irem de férias, referindo que são precisas entre 1.000 e 1.100 unidades de sangue todos os dias.

“É preciso termos cerca de 800 a 900 pessoas disponíveis para poder fazer a sua dádiva todos os dias. Temos de ter mais dadores regulares: os homens de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses, para ver se nós conseguimos subir essas reservas que neste momento estão em baixo”, acrescentou.

Estudo sobre fatores de satisfação dos enfermeiros no setor privado

OE

Carta Convite para participação em estudo | Projeto Planapp/IHMT - Estudo sobre fatores de satisfação dos enfermeiros no setor privado

O PlanAPP — Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública — e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa estão a implementar um estudo para conhecer os fatores de satisfação de profissionais de medicina e enfermagem em Portugal.

Trata-se de uma iniciativa académica independente, organizada em várias fases, que teve parecer favorável da Comissão de Ética do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

O objetivo deste estudo é compreender a satisfação e retenção de profissionais de saúde em Portugal. Nesta fase, gostaríamos de conhecer a experiência de profissionais de saúde sobre esta questão que trabalhem em exclusivo no setor privado.

É neste sentido que o queremos convidar a participar neste estudo, colaborando assim com este projeto.

O questionário de preenchimento online pretende obter a sua opinião, e terá a duração máxima de 15/20 min. As suas respostas são anónimas e confidenciais e somente os investigadores diretamente envolvidos no estudo terão acesso aos seus dados e os mesmos serão usados apenas para os objetivos do estudo. Os dados serão destruídos 5 anos após fim do estudo.

A sua experiência é uma enorme mais-valia. Esperamos que esteja disponível para colaborar neste estudo! Se for o caso, agradecemos que aceda ao link abaixo para iniciar o preenchimento do questionário online.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.