- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 406
Notícias da Saúde em Portugal 406
Terça-feira, 30 de julho de 2024


ANL e três laboratórios vão recorrer da multa da Concorrência por cartel nos testes Covid
Sapo
Multada em 200 mil euros por envolvimento num cartel para análises e testes Covid, a Redelab junta-se aos laboratórios Joaquim Chaves e Beatriz Godinho e à ANL na decisão de recorrem da multa da AdC. É o terceiro laboratório a anunciar que vai recorrer, depois dos grupos Joaquim Chaves e Beatriz Godinho e também da Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos (ANL) terem sinalizado essa intenção.
Numa resposta em quatro pontos, o grupo Redelab diz que “repudia e refuta veemente as imputações vertidas na decisão final” da entidade liderada por Carlos Cunha, indicando que “nunca” realizou “as condutas subsumíveis à contraordenação” pela qual está acusado. Garante também que “sempre” se regeu “pelos mais elevados princípios éticos, profissionais e comerciais”.

A entidade condenou o grupo Affidea (Hormofuncional e Alves & Duarte), Joaquim Chaves, o Germano de Sousa, Redelab, Beatriz Godinho e a ANL ao pagamento de multas no valor total de 48,6 milhões de euros, pela participação num cartel que operou no mercado português de prestação de análises clínicas e de testes Covid-19 entre, pelo menos, 2016 e 2022.
Venda de suplementos alimentares dispara 90%: cansaço e stress dos portugueses são alguns dos fatores para o aumento
CNN
As multivitaminas e estimulantes de memória e cérebro estão no topo da tabela de vendas, já o magnésio aumenta 100% desde 2013.
O consumo de suplementos não tem parado de subir nos últimos anos. Desde 2013, houve um aumento de 90% da venda destes produtos e só até ao mês de maio deste ano já se venderam cerca de seis milhões de caixas. Quanto aos gastos com estes suplementos, atingiram os 119 milhões de euros. Os dados, disponibilizados à CNN Portugal pela Health Market Research (HMR), revelam um fenómeno cada vez maior no recurso a este tipo de vitaminas por parte dos portugueses, nomeadamente dos jovens.
Os suplementos mais vendidos nas farmácias e parafarmácias são as multivitaminas com minerais, seguidas pelos estimulantes de cérebro e memória, que cresceram quase 40% desde 2013.
Normalmente, esclarece, as “pessoas com mais idade sentem uma mais valia em relação ao consumo de suplementos”. Por outro lado, hoje em dia, frisa a clínica geral, cerca de 80% da população tem tendência a ter falta de vitamina D, por exemplo. A toma de suplementos pode, assim, ajudar a colmatar possíveis faltas desta vitamina.

Multivitaminas são o suplemento mais vendido
O valor arrecadado com as vendas do suplemento era, em 2013, de 18 milhões de euros chegando em 2023 aos 27 milhões - um aumento de quase dez milhões de euros.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Combater a falta de memória e estimular o cérebro
Consumo de magnésio aumentou 100% em dez anos
Como lidar com o cansaço e o stress
Crianças com diabetes aprendem a viver com a doença em campo de férias
SIC Notícias
Além da diversão, do convívio e das inúmeras atividades que preenchem uma semana inteira, o 25º campo de férias da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) aponta objetivos bem claros: autonomizar os mais novos e os ajudarem a ultrapassar as situações do dia a dia.

"Estou a adorar. Estou com pessoas que têm a mesma rotina que eu, é muito mais fixe do que estar sozinha. Percebes que não és a única a passar por isso no mundo. Não há nada que ter vergonha.”
A medição e a formação sobre o uso de dispositivos é atividade obrigatória, apesar de nem todos terem acesso às mais modernas tecnologias, como as bombas perfusoras de insulina, importantes no controlo da doença.
Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da Direção-Geral da Saúde
DGS
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia 30 de julho de 2024.
Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde (DGS recomenda:
a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
(…)
em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply