- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 407
Notícias da Saúde em Portugal 407
Quarta-feira, 31 de julho de 2024


Análise ao sangue deteta Alzheimer antes da doença se manifestar
SIC Notícias
Os resultados de novas investigações permitem afirmar que análises ao sangue altamente precisas vão revolucionar os diagnósticos da doença de Alzheimer e antecipar e facilitar o acesso a tratamentos. As pesquisas foram apresentadas na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC) 2024, a decorrer em Filadélfia.
Os testes sanguíneos mais promissores avaliam a proteína tau, um biomarcador que pode aparecer antes dos sinais de declínio cognitivo. O aumento de p-tau217 ao longo do tempo está relacionado com a deterioração cognitiva e atrofia cerebral. Esta análise também deteta a presença de placas amiloides no cérebro, outro biomarcador do Alzheimer.

"As análises ao sangue, uma vez confirmada a precisão superior a 90% em grandes populações e tornando-as amplamente disponíveis, são promissores para melhorar o processo de recrutamento para ensaios clínicos e a investigação da doença de Alzheimer. Embora neste momento os médicos dos cuidados primários e secundários devam utilizar uma combinação de testes cognitivos e sanguíneos ou de outros biomarcadores para diagnosticar a doença de Alzheimer, os testes sanguíneos têm o potencial de aumentar a precisão dos diagnósticos precoces e maximizar a oportunidade de acesso aos tratamentos de Alzheimer o mais cedo possível."
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Análises ao sangue superam diagnósticos tradicionais
Reduzir tempos de espera para diagnóstico e tratamentos
O que é a doença de Alzheimer?
Multadas 12 empresas de venda de suplementos alimentares
Saúde Online
Doze empresas que vendem suplementos alimentares foram multadas numa operação que a Autoridade Nacional de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou nas últimas semanas em todo o país.
De acordo com uma nota divulgada, a ASAE fiscalizou 125 operadores económicos na área da comercialização de suplementos alimentares, designadamente, ervanárias, lojas de “produtos naturais” e supermercados, entre outros.

As principais infrações detetadas estão relacionadas com a falta de tradução para a língua portuguesa das menções obrigatórias, a comercialização de suplementos alimentares em incumprimento das regras de rotulagem, apresentação e publicidade, a falta de preços em bens, a falta do livro de reclamações em formato eletrónico e a falta de mera comunicação prévia, entre outras.
Durante estas operações foram ainda apreendidos 150 quilogramas de suplementos alimentares por inconformidades na rotulagem, num valor aproximado de 4.150 euros.
Inovação na saúde: Como a inteligência artificial e os hábitos saudáveis podem melhorar a doação de órgãos e a transplantação
Sapo
O Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação (DNDOT), que se assinala a 20 de julho, é uma data de grande significado para a medicina em Portugal. Foi há precisamente 55 anos, em 1969, que o Professor Linhares Furtado e a sua equipa realizaram o primeiro transplante renal com dador vivo no país, marcando o início de uma nova era na transplantação.
Há vários anos que Portugal se destaca a nível mundial na colheita e transplante de órgãos de dadores falecidos. Em 2023, segundo dados do IRODAT 1 o país ocupou o terceiro lugar no mundo em colheitas de órgãos e transplantes renais de dador falecido por milhão de habitantes.

O papel da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está a transformar a medicina, incluindo a área da transplantação. A IA pode ser uma ferramenta valiosa em várias fases do processo da transplantação, desde a deteção precoce de lesões nos órgãos nativos até à prevenção da rejeição dos órgãos transplantados.
Algoritmos de IA podem analisar grandes volumes de dados médicos para identificar padrões que indiquem o início da doença, promovendo assim a sua deteção e tratamentos precoces, antes da situação se tornar irreversível e evitando a necessidade de um transplante. No ambiente hospitalar, a IA pode otimizar a sinalização e seleção de dadores falecidos. Na alocação de órgãos, a IA pode facilitar e aumentar a precisão da compatibilidade dador-recetor, reduzindo o risco de rejeição.

No pós-transplante, a IA pode ser uma ajuda importante na monitorização do estado de saúde dos doentes, alertando os médicos para qualquer anomalia que possa indicar uma rejeição ou complicação, promovendo uma ação rápida e precisa por parte dos profissionais de saúde. Além disso, pode permitir personalizar o tratamento de cada doente, sugerindo ajustes na dosagem de medicamentos imunossupressores e outros protocolos de acordo com as características individuais.
Auditoria ao programa de tratamento de pessoas com esclerose múltipla
IGAS
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou uma auditoria ao programa de tratamento de pessoas com esclerose múltipla no Serviço Nacional de Saúde (SNS), envolvendo a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.), a Direção-Geral da Saúde(DGS) e as unidades locais de saúde.
O programa de tratamento de pessoas com esclerose múltipla, criado em 2013, pretende promover a qualidade de vida e o acesso atempado dos doentes às terapêuticas, através de um programa de financiamento específico para o tratamento de doentes com esclerose múltipla. A auditoria da IGAS irá avaliar o cumprimento dos objetivos deste programa.


Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply