Notícias da Saúde em Portugal 408

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Primeiro Centro de Atendimento Clínico do país abre hoje no centro de saúde de Sete Rios

Diário de Notícias

O primeiro Centro de Atendimento Clínico do país abre esta quinta-feira no centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa, e destina-se aos casos menos urgentes referenciados pelo SNS 24 e pelo serviço de urgência do Hospital Santa Maria.

A criação de centros de atendimento clínico (CAC) para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, que funcionarão como "coroa de proteção" aos serviços de urgência hospitalares, consta do Plano de Emergência e Transformação na Saúde do Governo.

Segundo Carlos Martins o administrador hospitalar, o presidente da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM), o centro de atendimento clínico, que é inaugurado hoje na presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, destina-se sobretudo à referenciação do SNS 24 e à referenciação do serviço de urgência central do Hospital Santa Maria dos casos referenciados como "verdes e azuis" (não urgentes), "procurando dar uma resposta em menos de 30 minutos", o que não acontece na urgência hospitalar.

O Centro de Atendimento Clínico vai funcionar todos os dias da semana, entre as 08:00 e as 20:00, com a possibilidade de prolongar duas horas depois das 20:00 no caso de estar algum doente na sala de espera ou chegar em cima da hora do encerramento, explicou.

Estudo inovador revela que bactéria da boca pode ajudar no tratamento de dois cancros

SIC Notícias

Um estudo liderado por um médico português em Londres, Miguel Reis Ferreira, descobriu que uma bactéria presente na boca pode ter um impacto significativo no tratamento de cancros na cabeça e no pescoço.

"Todos nós temos estas bactérias na nossa boca, fazem parte da nossa vida, estão adaptadas a nós. Agora o que é curioso é que, por alguma razão, que ainda temos de compreender melhor, os cancros em geral parece que são ávidos para estas bactérias, ou pelo menos alguns cancros."

Miguel Reis Ferreira

O estudo foi publicado na revista Cancer Communications e da equipa de Miguel Reis Ferreira fazem ainda parte outros investigadores do King's College London.

De acordo com a publicação, a presença da bactéria está associada a melhores prognósticos de tratamento, sendo capaz de derreter certos tipos de células cancerígenas. Além disso, o risco de morte pode ser reduzido até 65%.

“distracted boyfriend”

A imagem do meme “distracted boyfriend” foi feita na cidade de Girona, na Catalunha, na Espanha, em meados de 2015, pelo fotógrafo de Barcelona Antonio Guillem. Ele disse à Wired que ele e os modelos da imagem planeavam representar o conceito de infidelidade "de uma forma lúdica e divertida".

Relatório identifica colesterol e perda de visão como fatores de risco da demência

S+

Um relatório ontem divulgado pela terceira Comissão Lancet identifica o colesterol e a perda de visão como fatores de risco de demência, que se forem atacados precocemente junto com outros fatores podem prevenir ou atrasar quase metade dos casos no mundo.

No relatório, a comissão, criada por iniciativa da revista médica britânica The Lancet, adiciona o colesterol e a perda de visão a 12 fatores de risco de demência identificados em 2020: níveis de escolaridade mais baixos, deficiência auditiva, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, depressão, inatividade física, diabetes, consumo excessivo de álcool, traumatismo cranioencefálico, poluição do ar e isolamento social.

O relatório faz várias recomendações dirigidas aos governos e às pessoas individualmente, como reduzir o teor de açúcar e sal na comida vendida em lojas e restaurantes, aplicar medidas antitabágicas como controlo de preços e aumento da idade mínima para compra de tabaco, diminuir a exposição à poluição atmosférica e a ruídos nocivos, tornar os rastreios e tratamentos de deficiências visuais acessíveis a todos e propiciar educação de qualidade a todas as crianças.

Em 2019, os custos de saúde e sociais globais associados à demência estavam estimados em mais de mil milhões de dólares.

Acordo-Quadro 898/2024 – Medicamentos analgésicos, antipiréticos e antidepressivos

SPMS

A SPMS, EPE procedeu à publicação do Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência n.º 898/2024 para fornecimento de medicamentos analgésicos, antipiréticos e antidepressivos, na área da saúde, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 01/08/2024.

Engloba medicamentos para as dores (incluindo os analgésicos estupefacientes) e para a febre; bem como para o tratamento da depressão. 

Neste acordo-quadro constam fornecedores qualificados para o fornecimento dos bens em apreço, disponibilizando à área da saúde um instrumento de contratação transparente que promove a racionalização da despesa bem como a eficiência operacional pela desburocratização e melhoria contínua na tramitação procedimental.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.