Notícias da Saúde em Portugal 409

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

5 dicas de higiene do sono para quebrar o ciclo de ansiedade

Sapo

Os índices de produtividade da nossa sociedade e os modelos de felicidade por ela definidos contribuem para um aumento dos problemas neuropsicológicos nas pessoas. Estas rotinas estão a gerar níveis significativos de stress nas gerações mais velhas e mais novas, levando a que tenham problemas de saúde mental, como é o caso da ansiedade. 

Uma noite inteira de sono pode reduzir significativamente a ansiedade, restaurando o mecanismo de controlo emocional do cérebro e diminuindo os níveis de stress. Por outro lado, noites agitadas podem aumentar a probabilidade de sentir ansiedade em até 30%.

De acordo com Theresa Schnorbach, responsável pela equipa de Sleep Research da Emma – The Sleep Company, "compreender a conexão única entre o sono e a ansiedade são essenciais para o nosso bem-estar mental”.

Cinco dicas de higiene do sono para quebrar o ciclo da ansiedade:

  1. Exercite-se regularmente

  2. Pratique atividade física

  3. Mantenha as horas preferidas de sono

  4. Mantenha um horário de sono consistente

  5. Desenvolva uma rotina relaxante para dormir

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Parceiros de trabalho com extrema importância."

Sr. António Correia | A. Domingos Correia - Prótese Dentária, Lda. - Fundão

Tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada pode pôr fim ao medo de agulhas

Notícias Saúde

É uma história de saúde tão antiga como o tempo: os procedimentos feitos com agulhas podem ser simplesmente assustadores, independentemente da idade. Para as crianças com doenças crónicas que visitam o hospital várias vezes por mês, a ansiedade à volta destes procedimentos pode interferir com a visita e, em último caso, agravar as experiências adversas na infância, o que pode levar a uma fraca adesão ao tratamento de saúde e a piores resultados de saúde ao longo da vida. É para acabar com o medo de agulhas que se está a trabalhar, com recurso às novas tecnologias.

A investigação mais recente procura melhorar o padrão de cuidados dos doentes ansiosos, mas quer ir além da administração de medicamentos para aliviar o medo. Em vez de comprimidos para a ansiedade, o médico pode solicitar software de realidade virtual (RV) ou realidade aumentada (RA).

É apenas preciso que o doente coloque uns auscultadores e óculos de RV ou RA antes do procedimento, para imergir num jogo colorido e interativo que envolve os seus sentidos, fazendo com que a dor e medo associados ao procedimento passem para segundo plano.

A natureza imersiva do jogo resultou em doentes a relatar níveis mais baixos de dor e menos ansiedade associada ao medo de agulhas. Além disso, aqueles que tinham maior sensibilidade à ansiedade reportaram os maiores níveis de imersão e alívio com a utilização do sistema de RV.

Medo de agulhas com fim à vista?

“O plano é ter tecnologias prontamente disponíveis para reduzir o sofrimento, a dor e a ansiedade associada a uma variedade de procedimentos médicos tipicamente dolorosos, ao mesmo tempo que aumenta a satisfação do doente, da família e do profissional de saúde.”

Jeffrey Gold, Investigador Principal do Laboratório de Dor Biocomportamental

Humanidade já esgotou recursos do planeta deste ano

Jornal de Notícias

A humanidade começa a usar a partir desta quinta-feira o "cartão de crédito ambiental", tendo esgotado os recursos do planeta disponíveis para este ano, alerta a organização internacional "Global Footprint Network". Portugal esgotou os seus recursos em maio.

"O que os dados nos indicam é que a Humanidade tem de acelerar o passo e promover as mudanças necessárias de forma a reduzir o impacte que as suas atividades e necessidades têm sobre a capacidade de carga do planeta.”

Zero, Associação Ambientalista

Portugal esgotou recursos mais cedo

Segundo os números, se cada pessoa no planeta vivesse como uma pessoa média portuguesa, a humanidade exigiria cerca de 2,9 planetas para sustentar a sua utilização de recursos. Mas se todas as pessoas vivessem como um norte-americano seriam precisos cinco planetas.

Fiscalização ao Centro de Procriação Medicamente Assistida na Unidade Local de Saúde do Alto Ave, E.P.E.

IGAS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) têm em curso uma ação de fiscalização ao cumprimento da legalidade dos procedimentos sobre a organização e funcionamento do centro de procriação medicamente assistida na Unidade Local de Saúde do Alto Ave, E.P.E.

O objetivo é verificar o cumprimento das leis e dos regulamentos relativos às atividades e aos procedimentos de procriação medicamente assistida.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.