Notícias da Saúde em Portugal 410

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Descoberta nova forma de demência muitas vezes confundida com Alzheimer

SIC Notícias

Uma forma de demência pouco conhecida e muitas vezes confundida com a doença de Alzheimer tem agora um novo nome e critérios de diagnóstico específicos. Os cientistas esperam que o seu trabalho torne mais fácil o trabalho dos médicos em cuidar e aconselhar doentes com várias formas de perda de memória.

Os investigadores da Mayo Clinic deram o nome de Síndrome Neurodegenerativa Amnésica de Predominância Límbica (LANS na sigla em inglês) e estabeleceram os novos critérios que vão ajudar a distinguir da doença de Alzheimer. LANS provoca um conjunto diferente de alterações no cérebro, tende a progredir mais lentamente e com sintomas menos graves, em pessoas com idades superiores a 80 anos e o prognóstico é mais favorável.

“No decurso do nosso trabalho clínico, atendemos doentes cujos sintomas de memória parecem imitar a doença de Alzheimer, mas quando se olha para as suas imagens cerebrais ou biomarcadores, torna-se claro que não têm Alzheimer.”

David Jones, Neurologista

Os novos critérios têm em conta fatores como a idade, a gravidade do declínio da memória, exames cerebrais e biomarcadores que indicam os níveis dos depósitos de proteínas no cérebro.

Agência espanhola do medicamento autoriza hospital a utilizar pele humana artificial como terapia

Euronews

O Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, é o primeiro em Espanha a implementar uma terapia avançada para facilitar a cicatrização rápida e eficaz de feridas em queimaduras graves.

Agora, a pele humana artificial ou pele de cultura, acaba de ser autorizada pela Agência de Medicamentos para ser aplicada como terapia no Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha. Este será o primeiro centro em Espanha a poder utilizar a nível hospitalar o medicamento de terapia avançada "Pele humana obtida por engenharia de tecidos", em doentes da Unidade de Queimados.

Um tratamento inovador

Existem várias vantagens: a pele artificial é fabricada de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, otimizando a compatibilidade e a integração. Este avanço também reduz a necessidade de enxertos adicionais e encurta o tempo de recuperação, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O perfil do paciente que beneficia desta cobertura é também muito específico: não pode ter infeções ativas na superfície da pele e tem normalmente 60% a 90% da sua superfície corporal queimada em pacientes adultos e mais de 30% em pacientes pediátricos.

DGS recomenda prevenção e controlo de mosquitos que transmitem dengue e zika

Expresso

Numa orientação publicada no seu 'site', a Direção-Geral da Saúde (DGS) refere que, perante a deteção da espécie invasora Aedes albopictus em diferentes freguesias e concelhos de Portugal continental, importa reforçar os mecanismos de prevenção e controlo visando a redução da abundância ou eliminação desta espécie de mosquito.

Segundo a DGS, as deteções mais recentes do mosquito invasor em Portugal, registadas na quarta-feira nos municípios de Cascais e Pombal, têm correspondência ao nível de risco 1 (amarelo), numa escala de 0 a 3, definida segundo os diferentes cenários relativamente à presença de mosquitos Aedes e deteção de casos de doença, conforme definido no Plano Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Transmitidas por Vetores.

“Com base nas análises entomológicas da rede REVIVE, não foi verificada, até à data, a presença de agentes patogénicos nos mosquitos, nem foram reportados casos autóctones de doenças para as quais o vetor é competente."

DGS

Sempre que houver a alteração do Nível de Risco, a rede dos serviços de Saúde Pública é responsável por comunicar essa alteração e promover as medidas adequadas junto das entidades parceiras, com base nesta Orientação e noutros documentos que venham a ser emitidos pela DGS.

SPMS e ULS Almada-Seixal promovem “Dia Digital e Telessaúde”

SPMS

O auditório das Infraestruturas de Portugal acolheu o “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), em parceria com a SPMS. No dia 2 de agosto, cerca de 70 colaboradores da ULSAS partilharam experiências e debateram temáticas em torno das potencialidades do digital e da telessaúde.

O Dia Digital teve como finalidade responder às necessidades identificadas pelos profissionais de saúde, bem como alavancar a atividade de teleconsulta, de telemonitorização e a utilização de serviços digitais na ULSAS.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.