- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 413
Notícias da Saúde em Portugal 413
Quinta-feira, 08 de agosto de 2024


No Centro de Alcoitão são produzidas quase 400 próteses personalizadas
SIC Notícias
O Centro de Reabilitação de Alcoitão produz próteses personalizadas. É o único hospital do país com este serviço, que faz a diferença na vida de muitas pessoas.
Há cerca de 53 anos que a vida de Zurita Alberto mudou para sempre. Aos 14, teve um acidente que obrigou à amputação da perna direita e, desde aí, perdeu a conta ao número de próteses às quais teve de se adaptar.
Zurita é desde sempre acompanhada no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, que, apesar de pertencer à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, recebe doentes de toda a zona de Lisboa e Vale do Tejo, através de referenciações pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Dos milhares de amputados anualmente em Portugal, para já só têm acesso a este serviço os cerca de 300 utentes que passam por ano no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, o que faz com que esta unidade produza anualmente quase 400 próteses.

Decisão de Execução (UE) 2024/2120 - Renova a designação das entidades emissoras de identificadores únicos dos dispositivos (UDI) no domínio dos dispositivos médicos
EUR-Lex
Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,
A Comissão Europeia considera o seguinte:
A Decisão de Execução (UE) 2019/939 da Comissão designou quatro entidades emissoras que preenchiam os critérios pertinentes de designação ao abrigo dos Regulamentos (UE) 2017/745 e (UE) 2017/746 para operar um sistema de atribuição de identificadores únicos dos dispositivos (UDI) no domínio dos dispositivos médicos. Nos termos do artigo 2º da Decisão de Execução (UE) 2019/939, essas designações devem permanecer válidas por um período de cinco anos a contar de 27 de junho de 2019 e, no termo desse período, cada uma dessas designações pode ser renovada por um novo período de cinco anos, se a entidade emissora continuar a cumprir os critérios de designação e as condições da designação.
No final do período de validade dessas designações, a Comissão avaliou a conformidade das quatro entidades designadas com os critérios pertinentes de designação e as condições da designação. A Comissão determinou que cada uma das quatro entidades designadas continua a cumprir os critérios de designação e as condições da designação.
Por conseguinte, é adequado renovar cada uma dessas designações por um novo período de cinco anos, a contar do termo da validade das designações anteriores, a fim de assegurar a plena continuidade do funcionamento do sistema UDI.

O que é a UDI?
A identificação única do dispositivo, UDI, sigla inglesa de Unique Device Identifier, é uma sequência de carateres numéricos ou alfanuméricos criada através de normas de identificação e codificação de dispositivos aceites a nível mundial. Permite a identificação inequívoca de um dispositivo específico no mercado.
O UDI é constituído pelo UDI-DI e pelo UDI-PI.
UDI-DI: identificador UDI do dispositivo («UDI-DI», sigla inglesa de UDI device identifier) específico para cada fabricante e cada modelo de dispositivo.
UDI-PI: identificador UDI de produção (UDI-PI, sigla inglesa de UDI production identifier) que identifica a unidade de produção do dispositivo.
Aprovado em Inglaterra medicamento inovador para mulheres na menopausa
Jornal de Notícias
O NSH (Serviço Nacional de Saúde inglês) aprovou, esta quarta-feira, o abaloparatide, um medicamento que previne fraturas ósseas e que pode ajudar mais de 14 mil mulheres na menopausa que sofrem de osteoporose.
As mulheres mais velhas são quem mais sofre com osteoporose, devido à diminuição de uma hormona importante para a densidade dos ossos, o estrogénio, durante a menopausa. A osteoporose pode provocar fraturas bastante dolorosas e está associada a um aumento de mortalidade.
O abaloparatide, que aumenta a densidade óssea ao estimular as células que produzem novos ossos, foi aprovado hoje pelo National Institute for Health and Care Excellence (NICE). O medicamento vai estar disponível no SNS inglês daqui a cerca de três meses e é administrado através de uma injeção diária.

Associação Zero alerta para agravamento da qualidade da água nas praias portuguesas
Expresso
A associação Zero alertou, nesta quarta-feira, para o agravamento da qualidade da água nas praias portuguesas, referindo que durante a presente época balnear 41 já estiveram interditas e 46 com banhos desaconselhados, a maioria no concelho de Cascais.
Em comunicado, a associação ambientalista explica que estas preocupações resultam de uma comparação entre os resultados da qualidade das águas das praias portuguesas durante esta época balnear e o ano transato.
“Existem atualmente 664 águas balneares cuja monitorização é reportada, com um número limitado de praias a revelarem problemas, mas de forma mais expressiva do que na época balnear passada.”

As águas balneares que apresentaram maior número de situações de água imprópria para banhos foram Matosinhos, com três situações de desaconselhamento ou proibição de banhos e Parede (Cascais), Camilo (Lagos), Bitetos (Marco de Canavezes), Vieira (Marinha Grande), Molhe Leste (Peniche) e Azenhas do Mar (Sintra), cada uma delas com duas situações de desaconselhamento ou proibição de banhos.
Como ponto positivo, a associação ambientalista destaca o facto de "nenhuma "Praia Zero Poluição" ter apresentado "problemas significativos de qualidade de água".

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply