Notícias da Saúde em Portugal 416

Terça-feira, 13 de agosto de 2024

'Queimaduras solares': a perigosa nova tendência do TikTok que, segundo os especialistas, pode aumentar o risco de cancro

Euronews

Alguns influenciadores das redes sociais estão a encorajar os banhistas a não usarem protetor solar numa tentativa de "curar" o acne. Mas os médicos dizem que as consequências podem ser devastadoras.

Um número crescente de vídeos na popular plataforma de redes sociais TikTok sugere que apanhar uma queimadura solar pode funcionar como um estímulo para a saúde ou mesmo ajudar a eliminar a acne.

"Embora existam benefícios para a saúde associados à exposição solar suficiente, o protetor solar deve ser utilizado para ajudar a reduzir o risco de desenvolver cancro da pele."

Médicos, Queen Victoria Hospital Reino Unido

Os médicos temem que os efeitos desta tendência possam durar anos, o que significa que "os seguidores do TikTok podem vir a desenvolver cancro da pele nos próximos anos".

"Existem formas mais seguras de tratar a acne do que colocar-se em risco através da exposição solar desprotegida"

Sam Orkar, Diretor Clínico do Queen Victoria's Plastics and Burns Services

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • O que é o melanoma e quais são os sintomas mais comuns?

  • Quais são os países da União Europeia com a taxa de melanoma mais elevada?

  • Dermatologistas do TikTok desmentem a desinformação sobre queimaduras solares

ERS, ASAE E INFARMED, I.P. realizam ações conjuntas no âmbito do combate a práticas ilegais de cuidados de saúde na área da estética

ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., face ao aumento das queixas relacionadas com alegadas práticas de cuidados de saúde por pessoal não habilitado, têm vindo a desenvolver ações conjuntas, de forma a potenciar uma atuação eficaz na defesa dos direitos e segurança dos cidadãos e no combate ao exercício ilegal na área da estética.

Das ações de fiscalização já realizadas relacionadas com alegadas práticas de cuidados de saúde na área da estética, destaca-se a identificação de:

Profissionais não habilitados, nomeadamente detentores de certificados emitidos por escolas/centros de formação da área da estética sem reconhecimento habilitante;

Em estabelecimentos que não asseguram o cumprimento de requisitos legais e regulamentares de abertura, funcionamento e exercício;

Com utilização de medicamentos e dispositivos médicos de uso restrito a determinados grupos profissionais de saúde.

Bebés vão ser vacinados contra vírus sincicial respiratório

Expresso

As crianças portuguesas vão beneficiar de uma proteção vacinal contra um vírus, no caso, o sincicial respiratório (VSR). A vacina vai ser assegurada gratuitamente a todos os bebés nascidos entre 1 de agosto deste ano e 31 de março de 2025 já a partir de outubro.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê proteger cerca de 62 mil crianças, um investimento estimado em 13,6 milhões de euros. A decisão é justificada com “a epidemiologia da infeção em Portugal, o risco acrescido de desenvolvimento de doença grave e hospitalização e a segurança do medicamento”.

A imunização vai ter início a 1 de outubro “em todas as maternidades dos sectores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 1 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025 e nas instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde para as crianças nascidas entre 1 de agosto de 2024 e 30 de setembro de 2024, incluindo crianças com fatores de risco definidos”.

Quer permanecer mentalmente forte por mais tempo? A dieta saudável pode ser a solução

Notícias Saúde

Uma dieta de alta qualidade na juventude e na meia-idade pode ajudar a manter o bom funcionamento do cérebro na velhice, mostram as descobertas preliminares de um estudo que utilizou dados recolhidos de mais de 3.000 pessoas, acompanhadas ao longo de quase 70 anos.

 A pesquisa junta-se a um crescente conjunto de evidências que mostram que uma dieta saudável pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo associado à idade.

“As nossas descobertas também fornecem novas evidências que sugerem que melhorias nos padrões alimentares até a meia-idade podem influenciar o desempenho cognitivo e ajudar a mitigar ou diminuir o declínio cognitivo nos anos posteriores.”

Kelly Cara, Especialista

 Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • As vantagens de uma dieta saudável

  • Decisões alimentares que fazem a diferença

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.