Notícias da Saúde em Portugal 419

Segunda-feira, 02 de setembro de 2024

Editorial

Estamos de Volta! O MedSUPPORT.news Regressa Cheio de Energia e Novidades!

Caros Leitores da MedSUPPORT.news,

É com grande entusiasmo que o MedSUPPORT.news regressa! Após uma merecida pausa para recarregar energias durante as férias de verão, estamos de volta com toda a força e cheios de novidades fresquinhas para partilhar convosco.

Esperamos que tenham tido umas férias revigorantes, cheias de momentos especiais e que estejam prontos para encarar o restante do ano com a mesma energia renovada que sentimos aqui na MedSUPPORT. Sabemos que esta é uma época em que todos voltamos com novas ideias, novos projetos e muita motivação – e nós não somos exceção!

Este mês, voltamos a partilhar com os nossos leitores as notícias mais relevantes, as recordatórias mais interessantes e claro o Meme do Mês.

Mantenha-se informado sobre as notícias essenciais no mundo da saúde em Portugal. Temos certeza de que não vão querer perder nenhuma edição!

Acompanhe-nos e Partilhe com os Amigos! 🌞🌟

As notícias mais relevantes das férias …

Quem dorme até mais tarde ao fim de semana pode reduzir em 20% o risco de doença cardíaca

SIC Notícias

Um estudo recente revela que as pessoas que dormem mais horas ao sábado e ao domingo podem estar a diminuir o risco de desenvolver uma doença cardíaca. A conclusão é de uma investigação feita no Reino Unido e apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Londres.

Para este estudo foi usada uma amostra de mais de 90.900 pessoas. Entre elas, 19 mil cumpriram os critérios para serem considerados indivíduos com falta de sono – e esses foram acompanhados ao longo de 14 anos, sendo analisado o estilo de vida e os registos clínicos de cada um e identificados aqueles que tiveram doenças, insuficiência cardíaca, ritmo cardíaco irregular ou acidentes vasculares cerebrais.

As pessoas com falta de sono que dormiram mais um bocadinho ao fim de semana viram o risco de desenvolver uma doença cardíaca diminuir um quinto, comparando com as pessoas que não dormiram horas extra ao sábado e ao domingo.

“Os nossos resultados mostram que, entre a grande parte da população na sociedade moderna que não consegue dormir, aqueles que conseguem compensar no fim de semana têm taxas mais baixas de doenças de coração do que o resto.”

Zechen Liu, co-autor do estudo

James Leiper, diretor médico na British Heart Foundation, citado pelo jornal Independent, afirma que esta investigação é “um lembrete importante de que devemos tentar ter pelo menos sete horas de sono noturnas”.

Empresa do Reino Unido testa entregas de sangue por drone entre dois hospitais

Euronews

As amostras de sangue foram transportadas de avião entre duas instalações em Northumberland, uma viagem que demorou pouco mais de uma hora e que permitiu poupar sete minutos ao percurso mais longo por estrada.

Dez pacotes de sangue idênticos fizeram a viagem de 68 quilómetros do hospital de Wansbeck para Alnwick e vice-versa. Cinco desses pacotes foram levados por drones que voaram a mais de 100 quilómetros por hora, enquanto os outros cinco foram transportados por estrada.

Os investigadores descobriram que a qualidade do sangue entregue por drones não foi afetada, com os resultados laboratoriais a não revelarem qualquer diferença percetível nos danos causados às células sanguíneas ou nas alterações dos níveis de potássio.

“side eyeing chloe”

Chloe Clem (nascida em 30 de novembro de 2010), é conhecida na Internet como "Side Eyeing Chloe", é uma celebridade americana da Internet conhecida pela sua reação preocupada, que se tornou num meme conhecido na Internet em 2013.

O meme vem do vídeo do YouTube de 2013 "Lily's Disneyland Surprise… AGAIN!" O vídeo mostra a reação das duas irmãs, Lily e Chloe Clem, à notícia de uma viagem surpresa à Disneylândia no caminho de Lily para a escola. Enquanto a irmã mais velha, Lily, começa a chorar de alegria, Chloe é vista brevemente com uma expressão perturbada no rosto. O vídeo é uma continuação de um vídeo semelhante lançado dois anos antes, que se tornou viral, tendo mais de 19 milhões de visualizações em fevereiro de 2021.

Assim como seu antecessor, o novo vídeo também se tornou viral, tendo mais de 20 milhões de visualizações em fevereiro de 2021. A captura de ecrã do olhar perturbado de Chloe foi usada em vários memes no Tumblr e no Twitter.

Confirmação de caso de Febre Hemorrágica de Crimeia-Congo em Portugal

Expresso

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou o primeiro caso de Febre Hemorrágica da Crimeia-Congo (FHCC) em Portugal. Segundo um comunicado enviado às redações, o caso foi laboratorialmente confirmado a 14 de agosto. A FHCC é uma doença transmitida por carraças infetadas pelo vírus.

A DGS refere que “não há risco de surto nem de transmissão de pessoa para pessoa” e que este se “trada de caso raro e esporádico”. Ainda assim, deixa algumas medidas da prevenção da picada de carraças:

  • Utilização de roupas de cores claras para que as carraças possam ser vistas e removidas mais facilmente;

  • Uso de vestuário de mangas compridas, calças compridas e calçado fechado;

  • Utilização de repelente de insetos no vestuário e proteger a pele com produtos que contenham DEET (N,N-dietilm-toluamida), em áreas de risco;

  • Em passeios no campo, caminhar, se possível, pela zona central dos caminhos;

  • Inspecionar a roupa, a pele e o couro cabeludo no regresso de atividades e remover eventuais carraças.

No comunicado, a DSG diz que no caso de não ser possível retirar a carraça por se encontrar agarrada a pessoa “deve recorrer aos serviços de saúde” e “ficar atento ao aparecimento de sinais e sintomas, devendo ligar para o SNS24 para ser orientado para serviços de saúde com sinalização prévia”.

Pramipexol, 1.05 mg, comprimido de libertação prolongada - Autorização de utilização de lotes rotulados em língua estrangeira

INFARMED, I.P.

Atendendo a que o medicamento Oprymea, 1.05 mg, comprimido de libertação prolongada (30 unidade(s)), está em rutura de stock, o IFARMED, I.P. autorizou, a título excecional, a utilização do seguinte medicamento com rotulagem em língua polaca:

Medicamento

Oprymea

DCI

Pramipexol

Dosagem

1.05 mg

Forma farmacêutica

Comprimido de libertação prolongada

Apresentação

30 unidades

Titular de AIM

KRKA d.d., Novo mesto

Origem

Polónia

Língua de rotulagem

Polaca

N.º de registo

5589940

PVP

21,84 €

Comparticipação

90%

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.