- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 421
Notícias da Saúde em Portugal 421
Quarta-feira, 04 de setembro de 2024
Novo simulador no Algarve ajuda doentes com incapacidade motora a voltar a conduzir
Observador
Os doentes com incapacidade motora passaram a beneficiar de um novo simulador veicular para voltarem a conduzir um automóvel de forma autónoma, instalado em São Brás de Alportel pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.
“Isto é o segundo equipamento no país que permite a avaliação exatamente das suas capacidades [de um doente com incapacidade motora] e, neste caso, já permite também fazer uma simulação da condução na realidade.”
O novo equipamento pode ser utilizado por utentes de todo o país, mas vai beneficiar, em primeiro lugar, os da região do Algarve, que até agora tinham de fazer quase 300 quilómetros para se deslocarem ao único local com um simulador idêntico, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, na região de Lisboa.
O novo equipamento vai permitir simular vários cenários num contexto perto do real e treinar o paciente antes de este passar para uma viatura adaptada às suas necessidades.
Marinha abre uma vaga para médico dentista
OMD
A Marinha está a recrutar para a prestação de serviço em regime de contrato na categoria de oficiais, na classe de técnico superior naval (TSN). Das vagas disponíveis consta uma para médico dentista: TSN-MD — Mestrado Integrado em Medicina Dentária (ser membro efetivo da Ordem dos Médicos Dentistas).
Os candidatos devem ter até 27 anos (inclusive), nacionalidade portuguesa e mestrado em medicina dentária, entre outros requisitos que constam no aviso nº 16407/2024/2, publicado em Diário da República (PDF).
O candidato realizará provas de classificação e seleção, após as quais, se realizará, na Escola Naval, o Curso de Formação Básica de Oficiais, com duração de cinco semanas, previsto para o período de 18 de novembro a 20 de dezembro de 2024.
As candidaturas decorrem até 30 de setembro de 2024, pode candidatar-se aqui.
Maior estudo até hoje descobre que telemóveis não estão relacionados com o cancro cerebral
Sapo
Numa investigação liderada pela Agência Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa), foi feita uma revisão sistemática que examinou mais de 5.000 estudos, sendo priorizados os mais rigorosos cientificamente e excluídos os estudos fracos.
A análise final incluiu 63 estudos de observação em humanos publicados entre 1994 e 2022, passando a ser “a revisão mais abrangente até o momento”, disse o principal autor da revisão, o professor associado Ken Karipidis, ao jornal britânico The Guardian.
“Concluímos que as evidências não mostram uma ligação entre telemóveis e o cancro cerebral ou outros tipos de cancro de cabeça e pescoço.”
Publicada na quarta-feira, a revisão concentrou-se em cancros do sistema nervoso central (incluindo cérebro, meninges, hipófise e ouvido), tumores de glândulas salivares e tumores cerebrais, não encontrando nenhuma associação geral entre o uso de telemóveis e cancro, nenhuma associação com o uso prolongado (se as pessoas usam telemóveis por 10 anos ou mais) e nenhuma associação com a quantidade de uso de telemóveis (o número de chamadas feitas ou o tempo gasto).
Centro de apoio psicológico do INEM atendeu mais de 4.800 chamadas este ano
Observador
Até agosto, o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu 4.837 chamadas que precisaram de intervenção psicológica, representando uma média mensal de 604 atendimentos por mês.
Os dados esta terça-feira divulgados a propósito do Dia Nacional do Psicólogo, que se assinala esta quarta-feira, indicam que, nos primeiros oito meses de 2024, o CAPIC do INEM recebeu menos 650 chamadas do que no período homólogo de 2023, sendo que 64% dos utentes que recorreram a esse serviço eram do sexo feminino.
O acionamento destas unidades móveis pode acontecer em situações como o início do processo de luto na sequência de morte inesperada ou traumática, assistência a vítimas de sinistros ou a seus familiares e amigos, situações de risco iminente de suicídio, emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros ou intervenção com vítimas de abuso ou violação sexual, adiantou o INEM. O CAPIC pode ser contactado através do Número Europeu de Emergência — 112.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply