- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 422
Notícias da Saúde em Portugal 422
Quinta-feira, 05 de setembro de 2024
Nutricionista aprova: pipocas podem ser uma opção saudável para quem quer emagrecer
Sapo
A pipoca é rica em fibras, o que ajuda a controlar o apetite e a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Isso significa que, ao consumir uma porção de pipoca, pode sentir menos fome e evitar o consumo excessivo de alimentos calóricos. Mas como fazer para consumir a pipoca de forma saudável?
A dica é evitar as opções industrializadas, que geralmente contêm grandes quantidades de sal, açúcar e gordura. Em vez disso, opte por preparar a própria pipoca em casa, utilizando uma panela comum ou uma pipoqueira elétrica, e evitando adicionar muita manteiga ou óleo. E acrescente temperos naturais para trazer diversos sabores, como páprica, orégãos, salsinha e açafrão.
Um estudo realizado pelo departamento de química da Universidade de Scranton na Pennsylvania notou que a vantagem de comermos a pipoca é que comemos todo o grão sem o processar, e isso ajuda a saciar, contribuindo num contexto de emagrecimento.
Dani Borges, nutricionista, ressalta que o estudo demonstrou que a casca do milho é rica em polifenóis, que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no nosso organismo, ou seja, auxiliam a retardar o envelhecimento precoce.
Vacinação contra a gripe e covid-19 começa no fim de setembro
SIC Notícias
A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno 2024/2025 começa no final de setembro, com a vacina da gripe reforçada para os utentes com mais de 85 anos, anunciou esta quarta-feira a secretária de Estado da Saúde.
Segundo Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde, a responsável, o plano de vacinação vai manter a possibilidade de os cidadãos se vacinarem nas farmácias.
O Governo vai gastar 7,6 milhões de euros com a vacinação contra a covid-19 e a gripe nas farmácias e quer ter mais pessoas vacinadas até ao final de novembro, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
Universitários vão ter consultas de psicologia e nutrição a partir de 30 de setembro
Expresso
Todas as instituições de ensino superior aderiram à iniciativa e serão atribuídos cheques para o efeito em função do número de alunos
Os estudantes do ensino superior podem aceder a consultas de psicologia e nutrição a partir de 30 de setembro, ao abrigo de um programa que abrange instituições públicas e privadas, disse esta quarta-feira à Lusa a ministra da Juventude.
"O pedido [de consulta] é feito no site Gov.pt, que será lançado a 30 de setembro", precisou Margarida Balseiro Lopes no dia em que a medida é formalizada em dois protocolos com as ordens dos nutricionistas (ON) e dos psicólogos (OPP).
"Os alunos podem escolher o profissional com o qual querem marcar consulta, dentro de uma lista disponibilizada pelas ordens."
No presente ano letivo (2024-2025), serão disponibilizadas 100 mil consultas de psicologia e 50 mil de nutrição.
Procedimento inovador no SNS para traumatizados de crânio graves realizado na ULS São José
SNS
O Serviço de Neurocirurgia da Unidade Local de Saúde de São José (ULS São José) realizou, em julho de 2024, um procedimento pioneiro no Serviço Nacional de Saúde (SNS), designado Cisternostomia Basal.
Esta técnica inovadora é menos invasiva do que o procedimento tradicional de craniectomia descompressiva, utilizado em doentes com hipertensão intracraniana refratária. A nova abordagem promete reduzir complicações, diminuir o tempo de ventilação e melhorar significativamente o prognóstico de pacientes com lesões cerebrais graves.
De acordo com a ULS São José, este avanço na área da Neurocirurgia traduz-se numa nova esperança para doentes que de outra forma poderiam não sobreviver e uma alternativa a um procedimento associado a vários inconvenientes entre os quais uma deturpação estética importante, e que, muitas vezes, acarreta a necessidade de múltiplas cirurgias posteriores.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply