- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 426
Notícias da Saúde em Portugal 426
Quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Primeiro transplante de olho no mundo com resultados "incríveis": homem volta à vida normal 1 ano depois
SIC Notícias
O homem que fez o primeiro transplante de olho no mundo fez progressos significativos. Os médicos estão surpreendidos com os resultados que dizem ser "incríveis". Um ano depois, o transplantado voltou à vida normal. Ainda não vê daquele olho, mas o órgão mantém os níveis normal.
Aaron James teve um grave acidente de trabalho em 2021, quando era eletricista de alta tensão. Sobreviveu ao choque elétrico de 7.200 volts quando a sua cara tocou num cabo, mas perdeu a maior parte do rosto (nariz, lábios, dentes da frente, bochecha esquerda e queixo) e o braço esquerdo.
Numa cirurgia de 21 horas e que, entre cirurgiões, enfermeiros e auxiliares, envolveu mais de 140 profissionais de saúde, o norte-americano fez dois transplantes: de rosto e de olho. Agora com 46 anos, Aaron James foi a 19.ª pessoa nos Estados Unidos a se submeter a um transplante de rosto e a primeira no mundo a fazer um transplante ocular, uma cirurgia complexa devido às estruturas e funções do órgão.
"Os resultados que estamos a observar após o procedimento são incríveis e podem abrir caminho para novos procedimentos e investigações sobre transplantes complexos que envolvam órgãos sensoriais críticos."
Vítimas portuguesas dos atentados do 11 de Setembro homenageadas em Nova Iorque
Jornal de Notícias
Os nove portugueses e lusodescendentes que perderam a vida nos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram homenageados, no passado domingo, em Nova Iorque.
Na cerimónia, em que se assinalaram 23 anos desde os históricos ataques aos Estados Unidos, foram colocadas flores e bandeiras de Portugal junto dos nomes das noves vítimas portuguesas e lusodescendentes que figuram no Memorial do 11 de Setembro, em Manhattan.
Presente esteve a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, que desde 2022 vem dando seguimento a esta homenagem, que começou a ser feita em setembro de 2021, no 20.º aniversário do atentado, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que estava de visita a Nova Iorque para a Semana de Alto Nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
A diplomata defendeu ainda a necessidade de se "continuar a chamar a atenção para a prevenção e combate ao terrorismo e violência extrema e, acima de tudo, honrar as vítimas portuguesas, lusodescendentes e suas famílias".
Usar células como peças de Lego: tecnologia origina nova classe de materiais vivos
Notícias Saúde
Já imaginou usar células, como se fossem blocos de ‘Lego’, para criar estruturas vivas como tecidos humanos, a três dimensões? Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma tecnologia inovadora cujo princípio permite criar uma nova classe de materiais vivos implantáveis que podem transformar a forma como órgãos e tecidos são reparados ou mesmo substituídos.
Tal como acontece com os tecidos humanos durante o seu desenvolvimento, a criação de tecidos em laboratório costuma ser um processo lento, e depende das interações naturais entre as células para formar uma matriz de suporte. Contudo, uma equipa de investigadores do Grupo de Investigação COMPASS, que faz parte do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, liderada por João Mano, conseguiu modificar células humanas para se unirem, formando estruturas tridimensionais complexas designadas de “géis celulares”, independentemente do tipo de célula utilizado.
A inovação, recentemente publicada na revista científica Nature Materials, possibilita a produção rápida e personalizada de estruturas semelhantes a tecidos e pode revolucionar a medicina regenerativa.
“Desenvolvemos uma forma de modificar a superfície das células para que se liguem como um sistema ‘chave-fechadura’, permitindo a criação rápida de materiais celulares vivos e com propriedades semelhantes às dos tecidos humanos.”
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Alterações na superfície das células
Os pontos fortes desta tecnologia
Os materiais já não são o que eram
Nova linha gratuita de prevenção do suicídio entra em funcionamento no início do próximo ano
Expresso
O Ministério da Saúde anunciou esta segunda-feira a criação de uma linha gratuita de prevenção do suicídio e apoio psicológico, que deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2025, com mais de 100 psicólogos e atendimento permanente.
"Estamos neste momento a desenvolver os algoritmos e as especificações técnicas para a linha", que vai funcionar com 110 psicólogos que se encontram neste momento a trabalhar nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), dando apoio à linha SNS24 (808 24 24 24).
Posteriormente, será feita a formação dos psicólogos que vão assegurar o atendimento da linha, que vai ter um número diferente da linha SNS 24, uma vez que se pretende que tenha apenas quatro dígitos, avançou Ana Povo, secretária de Estado da Saúde.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply