- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 427
Notícias da Saúde em Portugal 427
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
EUA registam primeiro caso de Gripe das Aves sem contato direto com animais
Sapo
Uma pessoa no estado do Missouri é a primeira pessoa nos Estados Unidos a testar positivo para Gripe das Aves sem exposição direta conhecida a animais infetados, anunciaram as autoridades na passada sexta-feira.
O paciente adulto, que sofre de outras doenças, foi hospitalizado a 22 de agosto, recebeu medicamentos antivirais, recuperou-se e recebeu alta, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o Departamento de Saúde e Serviços para Idosos do Missouri. Até o momento, este é o 14.º caso do vírus H5, também conhecido como Gripe das Aves, nos Estados Unidos, mas o primeiro sem contacto com animais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou positivo o fato de o caso “ter sido detetado pelo sistema nacional de vigilância, de o paciente ter sido tratado com um antiviral e de nenhum outro caso ter sido detetado entre os contactos” do paciente, segundo a diretora de prevenção de pandemias e epidemias, Maria Van Kerkhove.
Este vírus é mais comum em aves selvagens e aves domésticas. Porém, recentemente, foi detetado em mamíferos, com um surto em bovinos nos Estados Unidos este ano. Ocasionalmente, pode infetar humanos via contacto próximo ou ambientes contaminados.
Deixar de fumar faz cair risco de ataque cardíaco para metade; reduzir tem pouco impacto
Notícias Saúde
De acordo com a investigação apresentada recentemente no ESC Congress 2024, o congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, as pessoas com doença arterial coronária estável que pararam de fumar em qualquer momento após o diagnóstico reduziram o risco de um evento importante em quase 50%. Em contraste, o impacto mínimo no risco cardiovascular de quem reduziu os seus hábitos tabágicos é quase nulo.
O registo internacional CLARIFY (Registo Longitudinal Observacional Prospetivo de Doentes com Doença Arterial Coronária Estável), que avaliou o impacto do tabagismo nos eventos cardiovasculares em pessoas com doença arterial coronária, incluiu 32.378 doentes e analisou a ocorrência de um evento cardiovascular adverso major, definido como morte cardiovascular ou enfarte do miocárdio durante o período de seguimento de 5 anos.
Os que deixaram de fumar após o diagnóstico de doença arterial coronária melhoraram significativamente os seus resultados cardiovasculares, independentemente do momento em que o fizeram, com uma redução de 44% no risco de um problema grave. Mas entre os fumadores que reduziram a quantidade de cigarros, o risco não foi significativamente alterado, face a quem mudou, de todo, os seus hábitos tabágicos. Aqui, o risco de um evento grave aumentou 8% por cada ano adicional de tabagismo ativo.
“Dizer aos doentes que podem reduzir para metade o risco de um evento importante subsequente ou de morte, como mostramos aqui, é uma mensagem poderosa.”
Universidade de Coimbra desenvolveu tecnologia que rejuvenesce a pele de forma não invasiva e indolor
Sapo
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a LaserLeap Technologies, desenvolveu e testou um tratamento estético inovador não invasivo que promete rejuvenescer a pele do rosto sem cirurgias, agulhas ou dor.
"Esta tecnologia baseia-se em ultrassons de alta frequência que destabilizam momentaneamente a epiderme, facilitando a criação de canais para a difusão de dermocosméticos capazes de preencher, hidratar e reduzir as irregularidades da pele associadas ao processo de envelhecimento."
De acordo com os cientistas, "este grande avanço tecnológico permite a realização de tratamentos não invasivos, eficazes e indolores com ácido hialurónico não injetável para a substituição da antiquada rotina de cuidados de pele, através de profissionais de estética que prometem revolucionar a aparência e manutenção dos padrões de beleza desejados".
Serviços Partilhados do Ministério da Saúde apresentaram queixa-crime após ciberataque
Jornal de Notícias
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) apresentaram, em 2023, uma queixa-crime ao Ministério Público "contra incertos" na sequência do ataque de cibercrime que foi alvo, requerendo a sua constituição como assistente no processo, revelou a sua presidente
A participação criminal foi apresentada em março de 2023, após ter reportado em janeiro desse ano à Polícia Judiciária (PJ), ao Centro Nacional de Cibersegurança e à Comissão Nacional de Proteção de Dados, "a deteção de uma notificação clínica suspeita por envolver linguagem obscena, e que foi inicialmente identificada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), no âmbito do SINAVE [Sistema de Informação Nacional de Vigilância Epidemiológica]", adiantou Sandra Cavaca na Comissão parlamentar de Saúde, onde hoje foi ouvida.
No âmbito desta denúncia, a PJ realizou a operação "#PINKSp@m", em que desmantelou um grupo organizado cibercriminoso e deteve três pessoas por acesso ilegítimo a plataformas dos SPMS e da Segurança Social Direta.
"Na sequência das situações identificadas, além da suspensão das credenciais comprometidas, os SPMS implementaram medidas mitigadoras e de melhoria da segurança, nomeadamente, a obrigatoriedade de alteração de 'password' de acesso a todos os profissionais registados nos sistemas, a alteração do formato da 'password', de forma a aumentar a sua segurança", além de melhorias de segurança, em termos de configuração de infraestrutura tecnológica.
MedSUPPORT.News reportou a notícia do ataque na edição 394 que pode consultar aqui.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.ne
Reply