- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 428
Notícias da Saúde em Portugal 428
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Reino Unido vai proibir anúncios de fast food na televisão durante o dia
SIC Notícias
O Reino Unido vai proibir anúncios televisivos de 'fast food' até às 21:00, a partir de outubro de 2025, adiantou na quinta-feira o Governo britânico.
Numa declaração escrita dirigida à Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento), o vice-ministro britânico da Saúde Pública e Prevenção, Andrew Gwynne, explicou que, além de introduzir uma limitação horária para a publicidade televisiva, a nova regra incluirá também uma proibição total de anúncios pagos na Internet, com o objetivo de combater a obesidade infantil.
Estas restrições, destacou Gwynne, irão "ajudar a proteger as crianças da exposição à publicidade de alimentos e bebidas menos saudáveis", uma vez que uma em cada cinco crianças da escola primária no Reino Unido está atualmente com excesso de peso, um número que aumenta para mais de um terço na escola secundária.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
"É um descanso!"
Hoje é Sexta-feira 13 e uma Sexta-feira 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.
Na numerologia, o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo:
Os 12 meses no ano;
As 12 tribos de Israel;
Os 12 apóstolos de Jesus;
Os 12 deuses do Olimpo;
Ou os 12 signos do Zodíaco.
Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se, pela tradição, o mais azarado dos dias.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
História
O número treze
A superstição foi relatada em diversas culturas datadas antes de Cristo. O número 13 tem sido mal interpretado desde há muito tempo.
Em algumas culturas ele pode ter sido considerado número de sorte. Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.
A evidência de que as culturas primitivas reverenciavam o 13 pode ser constatada por meio de vários vestígios arqueológicos, como a Vênus de Laussel, uma estatueta com mais de 27 mil anos encontrada na França, que carrega em suas mãos um chifre em forma de crescente lunar com 13 chanfros.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Já na mitologia grega, é dito que a deusa Héstia cedeu seu lugar entre os Doze Olimpianos a Dionísio de forma a não somarem 13 deuses.
A Sexta-feira 13
Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:
Na tradição judaica o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.
Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.
Já na cultura hispânica, o dia de azar é considerado na Terça-feira 13.
Em espanhol, o terceiro dia da semana está ligado ao deus romano da Guerra, Marte e aliado ao número 13, o número do azar, este dia é considerado um dia de mau agouro.
Um facto histórico que aconteceu numa Terça-feira 13 foi a queda da cidade de Constantinopla em 1453, a então capital do Império Romano do Oriente, o Império Bizantino nas mãos do Império Otomano.
"Decisão histórica e inédita". Tribunal de Braga declara ilegal Ryanair cobrar aos passageiros por malas de cabine
CNN
Um tribunal português decretou pela primeira vez que é ilegal uma companhia aérea cobrar taxas adicionais aos passageiros que transportam malas de cabine. A sentença foi publicada esta quarta-feira pelo Tribunal Judicial da Comarca de Braga num processo movido por uma consumidora contra a Ryanair, um dos oito pedidos de indemnizações sobre esta prática - comum em transportadoras lowcost - que estão em vários juízos cíveis de Norte a Sul do país.
No centro da questão está o facto de várias empresas do setor obrigarem os seus clientes a pagar valores que podem chegar aos 66 euros para que os passageiros transportem bagagens de mão, como trolleys, que sejam superiores ao definido pelo operador, mesmo que caibam na cabine do avião.
De acordo com o acórdão obtido pela CNN Portugal, o tribunal de Braga considerou que a Ryanair “não pode aplicar um sobre preço ao preço final do serviço de transporte aéreo quando o consumidor se faz acompanhar de uma bagagem de mão, não registada, com dimensões até 55x40x20cm e que cumpra integralmente as regras aplicáveis em segurança e caiba na cabine no local próprio para esse tipo de bagagens”. O juiz acrescentou mesmo que, ao fazer isto, a companhia aérea “agiu com culpa e consciência da ilicitude”.
A decisão do tribunal de Braga é pioneira em Portugal, mas não na União Europeia. Recentemente, em maio deste ano, o Ministério do Consumo espanhol multou a Ryanair, a Vueling e a EasyJet em 150 milhões de euros por “abusivamente” cobrarem taxas aos passageiros que transportam malas de cabine acima do definido pelo operador.
Praticar desporto na infância e adolescência proporciona benefícios permanentes para o coração
Sapo
A prática de desportos durante a infância e a adolescência confere benefícios cardiovasculares para a vida toda, independentemente de o indivíduo ser fisicamente ativo quando adulto. Foi o que mostrou um estudo conduzido por investigadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com 242 moradores da cidade de Santo Anastácio, no interior paulista do Brasil.
De acordo com resultados divulgados na revista Sports Medicine Open, as vantagens observadas estão relacionadas à modulação autonómica cardíaca (controlo da frequência cardíaca pelo sistema nervoso autónomo), um importante marcador de risco cardiovascular e de mortalidade.
“Analisámos a prática desportiva neste estudo porque ela é mais fácil de ser lembrada pelas pessoas. E conseguimos ajustar os dados, separando o que era benefício cardiovascular resultante da prática desportiva na infância ou adolescência e o que provinha de atividade física atual.”
Desse modo, acrescenta o investigador, foi possível concluir que o exercício físico funciona como uma “poupança” para ser usada ao longo da vida. “Os benefícios para o sistema autonómico cardíaco parecem ser permanentes”, afirma. O exercício promove uma série de adaptações para que o organismo responda mais adequadamente a situações de stress. E isso mantém-se mesmo que a atividade física seja menor na vida adulta.
NOVA Medical School acolhe programa global de formação em investigação clínica
Notícias Saúde
A partir de 4 de novembro, a NOVA Medical School vai acolher os participantes do programa Global Clinical Scholars Research Training (GCSRT), uma oferta educativa de um ano concebida e ministrada pela Harvard Medical School para médicos e cientistas de todo o mundo que queiram aprofundar os seus conhecimentos em investigação clínica.
O currículo combina sessões presenciais e ensino online com três workshops obrigatórios ao longo do ano: os dois primeiros terão lugar em Lisboa, na NOVA Medical School – 4 a 7 de novembro de 2024 e 7 a 10 de abril de 2025, e o último em Boston – 14 a 18 de outubro de 2025, onde terá também lugar a cerimónia de graduação.
O GCSRT foi concebido para proporcionar uma formação rigorosa e abrangente em áreas cruciais da investigação clínica, incluindo bioestatística, epidemiologia, análise de dados, liderança clínica e redação de propostas de financiamento.
Os interessados poderão preencher o formulário de manifestação de interesse e enviar o seu CV para [email protected] até 19 de setembro.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply