- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 433
Notícias da Saúde em Portugal 433
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Recolha voluntária do medicamento Trandolapril Mylan (2 mg, cápsulas, 56 unidades)
INFARMED, I.P.
A empresa Mylan, Lda. (Grupo Viatris) irá proceder à recolha voluntária dos lotes n.º 1202487 (prazo de validade: 02/2025), n.º 1205388 (prazo de validade: 05/2025) e n.º 1207431 (prazo de validade: 06/2025) do medicamento Trandolapril Mylan 2 mg, cápsulas, 56 unidades, n.º de registo 5222740, em virtude de terem sido detetados resultados fora de especificação nos parâmetros Doseamento e Uniformidade de teor, no âmbito de um estudo de estabilidade. Assim, o INFARMED, I.P. determina a suspensão imediata da distribuição destes lotes.

Face ao exposto:
As entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;
Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“A MedSUPPORT é a melhor empresa que encontrei para me ajudar a gerir a clínica. A plataforma que disponibilizam é bastante prática e completa e permite o registo dos vários funcionários e divisão de tarefas.”
INFARMED, I.P. suspende comercialização de todos os produtos cosméticos da empresa Lkarrari
SIC Notícias
A autoridade nacional do medicamento (INFARMED, I.P.) ordenou, nesta quinta-feira, a suspensão da comercialização e retirada do mercado de todos os produtos cosméticos da empresa Lkarrari.
Desta forma, as entidades que disponham dos produtos desta empresa não os devem disponibilizar, nem utilizar, da mesma forma que os consumidores que já os possuam não devem utilizar.

“A empresa Lkarrari – Cosméticos Unipessoal, Lda. colocou vários produtos no mercado nacional sem que tivesse sido previamente acautelado o cumprimento das normas legais em vigor no que respeita a matérias de avaliação de segurança e de garantia do cumprimento das Boas Práticas de Fabrico e, consequentemente, se encontram não conformes”
Cientistas confirmam potencial terapêutico de novo composto químico contra doença de Alzheimer
Jornal de Notícias
Uma equipa científica liderada pela neurofarmacologista Maria José Diógenes confirmou em experiências com ratinhos o potencial terapêutico de um novo composto químico contra a doença de Alzheimer, forma mais comum de demência que afeta a memória e a linguagem.
Este composto é totalmente inovador, pois tem um mecanismo de ação completamente diferente de outros compostos e medicamentos estudados para a doença de Alzheimer."
Testado em ratinhos que mimetizavam a doença de Alzheimer, o composto de aminoácidos que o grupo de investigação criou em laboratório e designou de TAT-TrkB "preveniu a perda de memória e aprendizagem sem demonstração de efeitos secundários".

"A nível molecular foi possível observar a ausência de alterações que são usualmente encontradas nos cérebros dos doentes com doença de Alzheimer", acrescentou Maria José Diógenes, na véspera do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, celebrado anualmente em 21 de setembro.
O trabalho, descrito num artigo publicado recentemente na revista da especialidade Molecular Therapy e assinado por uma equipa internacional de cientistas, foi distinguido em 2021 pela Misericórdia de Lisboa com um dos Prémios Santa Casa de Neurociências.
44 anos como Inspeção-Geral
IGAS
Em 1975, foi criada a Inspeção dos Serviços de Saúde, pelo Decreto-Lei n.º 403/75, de 25 de julho, substituindo os designados Serviços de Inspeção, instituídos pelo Decreto-Lei n.º 413/71, de 27 de setembro. Em 1980, com o Decreto-Lei n.º 384/80, de 19 de setembro, a Inspeção-Geral dos Serviços de Saúde sucedeu à Inspeção dos Serviços de Saúde. Em 2007, através do Decreto-Lei n.º 275/2007, de 30 de julho, a Inspeção-Geral da Saúde recebeu a nova designação Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS). A orgânica da atual IGAS foi aprovada pelo Decreto-Lei n.º 33/2012, de 13 de fevereiro.


Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply