- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 436
Notícias da Saúde em Portugal 436
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Nos modelos de IA, enfermagem é só para mulheres, revela estudo
Euronews
Embora as mulheres estivessem sobre representadas como médicas em milhares de histórias geradas por Inteligência Artificial (IA), ainda estavam sujeitas a estereótipos de género, segundo a análise.
Os investigadores da Universidade de Flinders, na Austrália, colocaram cerca de 50 mil mensagens no ChatGPT da OpenAI, no Gemini da Google e no Llama da Meta, pedindo-lhes que fornecessem histórias sobre médicos, cirurgiões e enfermeiros.
Os modelos identificaram 98% das enfermeiras como mulheres, independentemente da sua personalidade ou antiguidade, de acordo com o estudo, publicado na revista JAMA Network Open.

No entanto, os modelos também sobre representaram as mulheres nas histórias sobre cirurgiões e outros médicos. Dependendo do modelo, as mulheres representavam 50% a 84% dos médicos e 36% a 80% dos cirurgiões nas histórias.
Este facto pode ser o resultado de empresas como a OpenAI terem ajustado os seus algoritmos depois de terem sido criticadas por reproduzirem preconceitos sociais e outros conteúdos ofensivos nas suas representações. Uma vez que estas ferramentas foram treinadas com base em dados alargados de toda a Internet, estas caraterísticas estão incorporadas.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
As ferramentas de IA perpetuam "estereótipos de género"?
Aitor, a primeira tempestade da temporada. Proteção Civil alerta para risco de cheias, derrocadas e queda de árvores
Diário de Notícias
Em causa estão as regiões acima da linha do rio Mondego, entre Coimbra e a serra da Estrela, o que abrange os distritos mais afetados pelos grandes incêndios dos últimos dias, e nos quais a Proteção Civil centra as maiores preocupações.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) começou a emitir SMS preventivos para as regiões norte e centro - onde nos próximos dias se espera chuva e vento forte em virtude da ação da primeira tempestade da temporada 2024-25, batizada como Aitor.
O período mais crítico será entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de dia 26, e os distritos de maior risco por previsões de precipitação forte são Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra.

A Proteção Civil pede às populações que adotem medidas como limpeza de sistemas de escoamento e drenagem e que evitem as zonas dos incêndios, "onde há uma maior probabilidade de deslizamento de terras". Pede-se também a atenção à circulação rodoviária e para os efeitos das primeiras chuvas após uma temporada de piso seco, apelando-se a uma "condução defensiva".
Já as previsões de vento forte aconselham a evitar zonas de maior probabilidade de queda de objetos, e novamente as zonas ardidas "devido à fragilidade da floresta e à possibilidade de queda de ramos de árvores".
Jovens europeus mostram uso cada vez mais problemático de redes sociais, diz OMS
Observador

A utilização problemática das redes sociais está a aumentar entre os jovens europeus, que são também mais propensos a desenvolver o vício do jogo, alertou esta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Precisamos de uma ação imediata e sustentada para ajudar os adolescentes a parar a utilização potencialmente prejudicial das redes sociais, que tem demonstrado levar à depressão, ao ‘bullying’, à ansiedade e ao mau desempenho escolar.”
Os sintomas são semelhantes aos da toxicodependência: incapacidade de controlar a utilização excessiva, sentimentos de desistência e abandono de outras atividades em favor das redes sociais e consequências negativas na vida diária.
Outra fonte de preocupação é que um terço dos adolescentes joga jogos em linha diariamente e 22% deles durante pelo menos quatro horas, disse a OMS, sublinhando que 12% de todo o grupo de análise tem um comportamento problemático em relação ao jogo (16% dos rapazes e 7% das raparigas).
A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) sublinhou, no entanto, os benefícios de uma utilização responsável das redes sociais, em particular a ligação entre aqueles que partilham as mesmas paixões e interesses.
Crianças que não que não gostam de todos os alimentos? Pode estar relacionado com genética
Sapo
De acordo com os investigadores de hábitos alimentares de crianças pequenas a adolescentes, em média, a exigência com relação à comida muda pouco dos 16 meses aos 13 anos. Existe ainda um pequeno pico de exigência aos sete anos, e depois um leve declínio.
Ao analisarem a inclinação das crianças para determinados alimentos, perceberam que o ADN é um fator dominante, revela o jornal britânico The Guardian. A variação genética na população explicou 60% das diferenças na seletividade aos 16 meses, aumenta para 74% dos três aos 13 anos de idade.
O estudo é da University College London (UCL) e sublinha também que existem outros fatores que influenciam a pessoa a preferir alguns alimentos a outros, nomeadamente o ambiente em que vivem, como sentar para comer em família e os tipos de alimentos consumidos pelas pessoas ao redor.

O estudo teve em conta dados do estudo Gemini do Reino Unido, uma a análise 2.400 pares de gémeos para explorar como a genética e o ambiente afetam o crescimento infantil. Como parte do estudo, os pais preencheram questionários sobre os hábitos alimentares dos seus filhos aos 16 meses e novamente aos três, cinco, sete e 13 anos de idade.
“Os pais podem continuar a apoiar os seus filhos para que comam uma grande variedade de alimentos durante a infância e a adolescência, mas colegas e amigos podem tornar-se uma influência mais importante na dieta das crianças quando elas chegarem à adolescência.”

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply