Notícias da Saúde em Portugal 442

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

OMD: Fernando Guerra reeleito presidente do Conselho Geral

Dental Pro

O Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) esteve reunido pela primeira vez, a 21 de setembro, no Porto. O plenário marcou o início dos trabalhos da nova equipa, cujos conselheiros foram eleitos em junho passado para o quadriénio 2024-2028, tendo Fernando Guerra sido reeleito presidente.

Nesta reunião conclui-se o processo eleitoral extraordinário da Mesa do Conselho Geral (MCG) da OMD, com a eleição da única lista candidata, apresentada por Fernando Guerra.

Ação corretiva de segurança: lentes de contacto DAILIES TOTAL1® e TOTAL30®

INFARMED, I.P.

O fabricante Alcon Laboratories, Inc. desencadeou, de forma voluntária, uma ação corretiva de segurança relativamente às lentes de contacto DAILIES TOTAL1® e TOTAL30®, e apenas nos lotes produzidos entre 13-04-2024 e 31-05-2024, tal como se encontra exposto nos avisos de segurança no anexo I, dirigido aos utilizadores, e anexo II, dirigido aos distribuidores e revendedores.

Esta ação consiste na interrupção de utilização e distribuição dos referidos lotes:

  • Os utilizadores devem interromper o uso do produto dos lotes de lentes de contacto afetados e contactar o seu profissional de visão ou do revendedor onde adquiriu as lentes de contacto para obter mais informações sobre os passos seguintes a seguir;

  • Os distribuidores devem interromper qualquer distribuição de lentes de contacto identificados e contactar as empresas, prestadores de serviço de cuidados de visão ou consumidores a quem tenham distribuídos os lotes identificados. O fabricante fornecerá unidades de substituição dos produtos vendidos.

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados através da plataforma REPORTE!, estando disponíveis também para qualquer questão os contactos: tel.: +351 21 798 71 45 e e-mail: [email protected].

Prescrição Eletrónica Médica (PEM) – intervenção programada – 12 de outubro 2024

OM

No próximo dia 12 de outubro a migração da base de dados do Sistema Nacional de Saúde (SNS), intervenção que terá inicio às 22h e duração de 6 horas, ou seja, até às 4 horas do dia 13 de outubro

Prevê-se total indisponibilidade total no acesso à aplicação da Prescrição Eletrónica Médica (PEM) durante esse período, dentro e fora do SNS (PEM SNS, PEM PP), à PEM Móvel, aos serviços centrais de prescrição e dispensa de medicamentos, dispositivos médicos e cuidados respiratórios domiciliários, bem como aos serviços de prescrição, prestação e partilha de resultados dos MCDT.

Seis em cada dez portugueses confiam no impacto positivo da inteligência artificial

CNN

Seis em cada dez portugueses confiam no impacto positivo da Inteligência Artificial (IA) na sociedade, o maior número entre 23 países incluídos num estudo divulgado esta quinta-feira, onde é avaliado o papel da IA nos cuidados de saúde.

Segundo o Relatório de Saúde 2024I da empresa farmacêutica STADA, 61% dos portugueses inquiridos para o estudo disse compreender o que é a IA e acreditar que é uma tecnologia positiva para a sociedade, sendo a média do total dos países 47%. Por outro lado, 17% dos 2000 participantes portugueses no estudo declarou saber o que é a IA e pensar que “é uma tecnologia negativa para a sociedade”, uma percentagem abaixo da média global de 24%.

A confiança da maioria dos portugueses na IA não elimina as suas preocupações em relação à utilização da tecnologia nos cuidados de saúde, com 72% dos inquiridos a apontarem as possíveis más práticas de utilização.

A perda de emprego devido à substituição das pessoas pela tecnologia é receada por 66% e a de interação interpessoal por 65%, enquanto 64% disseram temer pela segurança dos dados.

ERS avisa que SNS não pode recusar cuidados a utentes acompanhados nos setores privado e social

Sapo

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) avisou hoje todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que não podem recusar cuidados aos seus utentes pelo facto de serem acompanhados no setor privado ou social.

O alerta da ERS surge na sequência de o regulador ter tido conhecimento de que alguns estabelecimentos, em especial na prestação de cuidados pediátricos e de assistência e vigilância na gravidez, se têm recusado a prestar ou a prosseguir a prestação de cuidados de saúde a utentes que têm em simultâneo o acompanhamento assegurado pelo SNS “e em estabelecimento ou por médicos não integrados no SNS”.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.