Notícias da Saúde em Portugal 445

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Humanidade está a atingir o limite da esperança de vida

SIC Notícias

As mulheres continuam a viver mais tempo do que os homens e continuam a ocorrer melhorias na esperança de vida, mas a um ritmo lento.

A humanidade está a atingir o limite da esperança de vida, apesar dos avanços na tecnologia médica e na investigação genética, de acordo com um novo estudo. Os avanços científicos não se traduzem em saltos acentuados na esperança de vida em geral, de acordo com os investigadores que descobriram que a diminuição da longevidade aumenta em países com as populações com maior longevidade.

"Temos de reconhecer que há um limite" e talvez se deva reavaliar as estimativas sobre quando as pessoas se devem reformar e de quanto dinheiro vão precisar para viver as suas vidas, frisou S. Jay Olshansky, investigador da Universidade de Illinois-Chicago e principal autor do estudo publicado na segunda-feira pela revista Nature Aging.

A percentagem de pessoas que atingem os 100 anos continuará limitada, provavelmente com menos de 15% das mulheres e 5% dos homens a conseguirem chegar a esse ponto na maioria dos países, vincou Olshansky.

Nobel da Medicina entregue a Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta do microRNA

Expresso

Os biólogos norte-americanos Victor Ambros, de 70 anos, e Gary Ruvkun, de 72, foram premiados com o Nobel da Fisiologia e Medicina pela descoberta da molécula de microRNA, responsável por regular a expressão das células no nosso organismo. Anuncio foi feito na manhã da passada segunda-feira na Suécia.

O comité Nobel distinguiu a identificação de um novo mecanismo de regulação das células, as modificações pós-transcricionais, ao nível microRNA para permitir a formação das proteínas necessárias para executar as várias funções no organismo. Apesar do nome, a descoberta não tem qualquer associação com a última geração de vacinas que a humanidade ficou a conhecer durante a pandemia.

O passo em frente dado no conhecimento por Victor Ambros e Gary Ruvkun ainda não tem uma aplicação imediata identificada, mas é muito promissora. Segundo o comité Nobel, a descoberta é importante para saber mais sobre o desenvolvimento embrionário, a fisiologia humana e até os tumores. E, neste caso, de uma forma muito direta de entender: os tumores usam redes de microRNA para crescerem.

Estudo revela forma de estimular a produção de novos neurónios em cérebros envelhecidos

SIC Notícias

Manipulações genéticas específicas podem reativar a produção de neurónios, o que abre novas possibilidades para tratar condições neurológicas relacionadas com o envelhecimento, como Alzheimer e Parkinson, revela um novo estudo.

A maioria dos neurónios do cérebro humano dura toda a vida. Informações e recordações são preservadas nas complexas relações estruturais entre as suas sinapses. Perder os neurónios seria perder essa informação crítica – ou seja, esquecer.

O cérebro adulto continua a produzir alguns novos neurónios através das chamadas células estaminais neurais. À medida que envelhecemos, a capacidade de gerar esses novos neurónios diminui, o que pode ter consequências graves, como a perda de memória e o agravamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Um dos genes identificados, o GLUT4, que transporta glicose, mostrou-se fundamental neste processo, sugerindo que níveis elevados de glicose podem inibir a atividade das células estaminais neurais em cérebros mais velhos. Ao remover este gene em ratos idosos, os cientistas observaram um aumento significativo na produção de novos neurónios.

Ciclone Kirk traz chuva intensa, vento forte e descida de temperatura

SIC Notícias

Esta semana vai ser de chuva intensa e descida das temperaturas. Até terça-feira, seis distritos, principalmente do Norte do país, vão estar sob aviso amarelo por causa da previsão de precipitação e vento fortes. Também o arquipélago dos Açores está a ser afetado por uma tempestade tropical.

Viana, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real podem contar com aguaceiros e com rajadas de vento a chegar aos 110km/h. O agravamento do tempo deve-se ao furacão Kirk, que já está nos Açores e vai seguir viagem para a Península Ibérica.

"A passagem vai provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de dia 8 e dá lugar a um novo aviso."

Alexandra Fonseca, IPMA

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere, de acordo com a mais recente informação do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), que o Kirk, um "sistema poderoso e potencialmente perigoso", deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica.

"Está prevista chegar com ondas superiores a quatro metros. Emite-se o aviso amarelo a partir da tarde de dia 8. Há-de passar a nível laranja durante o dia 9. Portanto, são ondas que podem ter uma altura significativa de 5 a 7 metros", refere Alexandra Fonseca.

INFARMED autoriza rótulo em inglês de medicamento para diabetes em rutura

Saúde Online

O INFARMED, I.P. autorizou, “a título excecional”, o uso com rótulo em inglês do medicamento Semglee 100U/ml, uma solução injetável para tratamento da diabetes que está em rutura de stock, anunciou a autoridade.

Medicamento

Semglee, 100 units/ml, solution for injection in pre-filled pen

DCI

Insulina glargina

Dosagem

100 U/ml

Forma farmacêutica

Solução injetável em caneta pré-cheia

Apresentação

5 unidades – 3 ml

Titular de AIM

Biosimilar Collaborations Ireland Limited

Origem

Reino Unido

Língua de rotulagem

Inglesa

N.º de registo

5739024

PVP

36,70 €

Comparticipação

100%

Para facilitar o acesso ao medicamento, o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) serão os mesmos do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa não sofrem alterações.

DGS assinala 125 anos com olhar sobre o Futuro

DGS

Com o objetivo de assinalar os seus 125 anos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) organizou a 4 de outubro o evento "Uma história, um presente, um futuro ao serviço da Saúde em Portugal" no Grande Auditório da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), no campus de Carcavelos.

Rita Sá Machado, a Diretora-Geral da Saúde, salientou que “o roteiro da DGS inclui uma mudança de paradigma, que deve ser materializada através de uma nova lei orgânica; uma nova metodologia de trabalho que trará maior transparência e maior escrutínio; uma alteração de cultura organizacional que promove a eficiência e a visão estratégica a médio e longo prazos para obtermos mais qualidade na saúde, para se abordarem as causas profundas e os determinantes de saúde e para se criarem condições para que a saúde prospere”.

Durante as comemorações dos 125 anos da DGS, foram apresentados os marcos e desafios para o futuro dos Programas Prioritários da DGS, uma exposição interativa com a cronologia histórica da DGS, e duas participações para as redes sociais com as influencers digitais Margarida Santos e Mafalda Rebordão, que debateram os temas “Literacia em Saúde” e “Como Conciliar de Forma Saudável o Trabalho e a Vida Pessoal”, respetivamente.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.