Notícias da Saúde em Portugal 448

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

A nova moda: roupa que ajuda a combater o aumento das temperaturas

Notícias Saúde

Engenheiros da Universidade de Zhengzhou e da Universidade do Sul da Austrália (UniSA) dizem que o tecido wearable que criaram foi concebido para refletir a luz solar e permitir que o calor escape, ao mesmo tempo que bloqueia os raios solares e reduz a temperatura.

O investigador da UniSA, Yangzhe Hou, refere que o tecido aproveita o princípio do arrefecimento radiativo, um processo natural em que os materiais emitem calor para a atmosfera e, finalmente, para o espaço. “Ao contrário dos tecidos convencionais que retêm o calor, estes têxteis são feitos de três camadas concebidas para otimizar o arrefecimento”, diz Hou.

A camada superior, feita de fibras, permite que o calor irradie de forma eficaz; a camada intermédia, composta por nanofios de prata, aumenta a refletividade do tecido, evitando que o calor adicional chegue ao corpo; a camada inferior, feita de lã, afasta o calor da pele, garantindo que os utilizadores se mantêm frescos, mesmo nos ambientes urbanos mais quentes.

Embora o tecido seja uma promessa significativa, os investigadores dizem que o atual processo de produção é dispendioso e que a durabilidade a longo prazo dos têxteis necessita de mais investigação antes de poder ser comercializado.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Se não queres estar preocupado com burocracias e demoras nas respostas que fazes às diversas entidades, entrega as tuas preocupações à MedSUPPORT. Confio na MedSUPPORT por isso durmo tranquilo."

Dr. José Francisco Rodrigues  | Ponte Saúde - Amarante

Tem Cartão Jovem? Acesso a consultas de psicologia será facilitado

SIC Notícias

No dia Mundial da Saúde Mental, o Cartão Jovem anunciou uma iniciativa que tem como objetivo promover o “bem-estar psicológico dos jovens”.

Num comunicado enviado às redações, explicam que a parceria com a Ordem dos Psicólogos (OPP) e com a Movijovem vai permitir um acesso mais facilitado a consultas. Uma “resposta à crescente necessidade de cuidados na área da saúde mental”.

Como vai funcionar

Para os jovens que queiram recorrer a este serviço, a primeira consulta será gratuita e as quatro seguintes com uma tarifa máxima de 25 euros. A partir daí, as consultas seguintes terão um desconto mínimo de 50%.

Em relação ao pagamento, este será “efetuado diretamente pelo paciente ao prestador de serviços, garantindo transparência e simplicidade no acesso”.

Gémeos siameses separados com sucesso num hospital dos EUA celebram primeiro aniversário

Euronews

Dois irmãos celebraram o seu primeiro aniversário depois cerca de um mês de os gémeos siameses terem sido separados um do outro com sucesso numa cirurgia recente.

Amari e Javar Ruffin, cuja família vive em Filadélfia, nos Estados Unidos, nasceram por cesariana em setembro de 2023. Os irmãos, que partilhavam parte do esterno, do diafragma, da parede abdominal e do fígado, pesavam em conjunto 2,7 quilos.

Uma equipa cirúrgica do Hospital Pediátrico de Filadélfia, com mais de duas dezenas de especialistas, incluindo cirurgiões, anestesistas, radiologistas, enfermeiros e muitos outros, realizou uma operação de oito horas para separar os meninos em 21 de agosto de 2024.

"A separação de gémeos siameses apresenta sempre desafios porque cada conjunto de gémeos é diferente."

Holly Hedrick, Cirurgiã Pediátrica Geral e Fetal

Os gémeos siameses ocorrem aproximadamente uma vez em cada 35.000-80.000 nascimentos.

Covid-19: 60% dos infetados ainda têm sintomas nove meses depois, revela estudo português

SIC Notícias

Cerca de nove meses depois de terem sido infetados pela covid-19, 60 em cada 100 indivíduos apresentavam sintomas prolongados da doença (covid longa), segundo um estudo da Escola de Saúde pública da Universidade Nova de Lisboa, divulgado esta quinta-feira.

Já ao final de 12 meses após a infeção, o número de pessoas com covid longa diminui, mas ainda assim, mais de 4 em cada 10 indivíduos apresentam sintomas.

Os sintomas são mais comuns entre as mulheres e as pessoas mais velhas e destacam-se as dores nas articulações e sintomas neurocognitivos. No entanto, encontram-se descritos mais de 50 sintomas, sendo os mais frequentes o cansaço, dificuldades respiratórias, alterações do olfato e paladar, cefaleias, dor torácica, alterações da concentração e memória, indica ainda a investigação.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.