Notícias da Saúde em Portugal 451

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Doar sangue pode ajudar a investigar cancro da mama metastático, saiba como ajudar

SIC Notícias

Duas tendas em forma de mama dão "corpo" a uma iniciativa em Lisboa que a partir desta quarta-feira, e até sábado, promove a dádiva de sangue para fins de investigação científica do cancro da mama metastático.

A iniciativa tem o nome de "Semana da Mama" e é organizada pelo Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular, que resultou da recente fusão do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Instituto de Medicina Molecular.

Na sua segunda edição - a primeira foi em 2023 - a "Semana da Mama", que inclui uma exposição e conversas com cientistas, visa sensibilizar as pessoas para o cancro da mama, que, segundo estimativas, pode atingir uma em cada oito mulheres em Portugal.

Este ano, a atenção volta a estar especialmente virada para o cancro da mama metastático, subdiagnosticado e na origem de mais de metade das mortes por cancro da mama.

O que está no seu frigorífico? Ferramenta quer ajudar a descodificar rótulos alimentares

Notícias Saúde

O Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC) acaba de lançar um recurso interativo de rotulagem alimentar, que facilita a compreensão pelos consumidores dos rótulos nutricionais e a realização de escolhas mais saudáveis ​​​​enquanto fazem compras.

A ferramenta oferece uma forma envolvente de explorar “o seu frigorífico”, observando os principais componentes dos rótulos dos alimentos, como tamanhos de porções, calorias, gorduras, açúcares e muito mais, através de elementos interativos, clicando para revelar animações e questionários.

“A nossa nova funcionalidade interativa capacita as pessoas para compreenderem todos os diferentes tipos de rótulos alimentares e capacita-as para fazerem escolhas informadas mesmo quando o tempo é escasso, por exemplo, quando fazem compras no supermercado.”

Nina McGrath, líder da área de conteúdos do EUFIC

Concebido para ser intuitivo e fácil de utilizar, é um recurso perfeito para quem quer ser mais inteligente sobre o que come sem desmotivar com o complexo jargão nutricional. Ao oferecer dicas visuais e orientação passo a passo, a ferramenta elimina as adivinhações na leitura dos rótulos dos alimentos e está também disponível em francês, alemão, espanhol e italiano.

A posição do braço pode sobrestimar leitura da pressão arterial

Notícias Saúde

Um estudo liderado por investigadores da Johns Hopkins Medicine conclui que as formas habitualmente utilizadas de posicionar o braço do doente durante os exames de pressão arterial podem sobrestimar substancialmente os resultados dos testes e levar a um diagnóstico incorreto de hipertensão.

Num relatório publicado recentemente na revista JAMA Internal Medicine, os investigadores examinaram os efeitos de três posições diferentes do braço: braço apoiado numa mesa, braço apoiado no colo e braço sem apoio, pendurado ao lado da pessoa. E descobriram que o apoio no colo sobrestimou a pressão sistólica (o número mais elevado numa leitura de pressão arterial) em quase 4 mmHg, e que o braço sem apoio sobrestimou a pressão sistólica em quase 7 mmHg.

As conclusões confirmam que a posição do braço faz uma “grande diferença” quando se trata de uma medição precisa da pressão arterial, segundo Tammy Brady, vice-presidente de investigação clínica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, diretora médica do departamento pediátrico. Sublinham também a importância de aderir às diretrizes clínicas, que exigem um apoio firme numa secretária ou numa outra superfície ao medir a pressão arterial.

“Se medir consistentemente a pressão arterial com um braço sem apoio, e isso lhe dá uma pressão arterial sobrestimada de 6,5 mmHg, esta é uma diferença potencial entre uma pressão arterial sistólica de 123 e 130, ou 133 e 140 – que é considerada hipertensão estágio 2.”

Sherry Liu, Coordenadora de Investigação Epidemiológica

Mais de 1 milhão de pessoas vacinadas contra a gripe

DGS

Cerca de três semanas após o arranque da Campanha de Vacinação Sazonal 2024/2025, a Direção-Geral de Saúde (DGS) assinala mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a Gripe administradas. Simultaneamente, mais de 760 mil de pessoas foram já vacinadas contra a COVID-19 desde 20 de setembro de 2024.

Desde o dia 20 de setembro que decorre a Campanha de Vacinação Sazonal do outono-inverno 2024/2025 contra a COVID-19 e contra a gripe, em mais de 3 500 pontos de vacinação em todo o país, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.