- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 453
Notícias da Saúde em Portugal 453
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Reserva de sangue abaixo do habitual motiva pedido da Direção Executiva do SNS
Saúde Online
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) tem atualmente 8.000 unidades de sangue, quando habitualmente neste período a reserva nacional costuma rondar as 10.000. Salvaguardando que esta “não é uma quebra alarmante”, o diretor executivo António Gandra D’Almeida, recordou que “todos os dias são precisas muitas unidades de sangue e derivados no Serviço Nacional de Saúde (SNS”).

Diariamente, os hospitais portugueses precisam de, aproximadamente, 1.100 unidades de sangue, para dar resposta às necessidades dos doentes. Reiterando que “este é um apelo à dádiva regular” e não uma campanha pontual, o diretor-técnico do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, Jorge Condeço, apontou que “são precisos todos os tipos de sangue, mas, neste momento a diminuição do número de dias de reserva é maior nos grupos A e O”.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
"O melhor testemunho é a caminhada que temos feito juntos desde o início da existência da MedSUPPORT e a nossa clínica, quer no apoio ao licenciamento, informação, partilha de conhecimentos e amizade."

Dra. Ana Lafaia | Oral Prime – Clínica de Estomatologia Dr. Jorge Lafaia de Castro, Lda. - Torres Vedras
Ataque informático: AMA divulga lista com serviços operacionais
OMD
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), na sequência dos contactos encetados com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), foi informada ontem de que ambas as entidades estão a desenvolver todos os procedimentos necessários para a rápida reposição dos serviços.
A AMA indicou que já se encontram operacionais vários serviços, plataformas, portais e sites públicos por si geridos. A lista de serviços operacionais é progressivamente atualizada em https://indisponibilidade.ama.gov.pt/.

O ciberataque de que a AMA foi alvo no dia 10 de outubro afetou vários serviços de Chave Móvel Digital (CMD), ID.GOV, Gateway de SMS (GAP) e Pagamentos Eletrónicos (PPAP). Esta ocorrência teve impacto no setor da saúde, ao afetar as plataformas geridas pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), nomeadamente a prescrição eletrónica móvel (PEM).
Estudo sugere que as ‘células velhas’ da pele podem acelerar o envelhecimento de outras partes
Notícias Saúde
A partir do estudo dos efeitos das células senescentes (células que se acumulam à medida que os órgãos envelhecem) em outras partes do corpo humano, duas equipas de cientistas portugueses descobriram que a presença destas ‘células velhas’ na pele pode afetar negativamente outros órgãos do corpo humano, especialmente o cérebro, ao espalhar sinais de envelhecimento. Esta descoberta abre caminho ao estudo de futuras terapias que possam atrasar o processo de envelhecimento do corpo humano.
“Esta investigação constitui a primeira evidência direta que células senescentes na pele podem acelerar o envelhecimento noutras partes do corpo. Sugere, portanto, que a senescência de células da pele pode contribuir para efeitos generalizados de envelhecimento.”

Para desenvolver este estudo, as equipas de cientistas investigaram os efeitos de células senescentes na pele de ratinhos jovens. Conseguiram perceber que a presença destas células envelhecidas na pele levou à diminuição da função musculo-esquelética, aumentou a fraqueza física e diminuiu a capacidade de memória dos ratinhos.
Os resultados deste estudo contribuem, assim, para o conhecimento do envelhecimento do organismo, “podendo abrir caminho para investigar intervenções inovadoras que visem atrasar o processo de envelhecimento sistémico”, destaca Cláudia Cavadas, líder do grupo de investigação em Neuroendocrinologia e Envelhecimento do CNC-UC/CiBBcientista. “Potencialmente, podem ainda explicar a ligação entre doenças cutâneas e outras doenças associadas ao envelhecimento”, acrescenta.
Inspeções à prescrição de medicamentos, dispositivos médicos e meios complementares de diagnóstico e terapêutica
IGAS
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) publicou o guião para a realização de inspeções à prescrição de medicamentos, dispositivos médicos e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.
O objetivo da inspeção é verificar se os indícios de prescrição irregular de medicamentos, dispositivos médicos e meios complementares de diagnóstico e terapêutica correspondem a situações de fraude, erro ou outra situação.


Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply