- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 455
Notícias da Saúde em Portugal 455
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Despesa dos utentes com medicamentos sobe 6,7% e ultrapassa 605 milhões de euros
Jornal de Notícias
Os utentes gastaram mais de 605 milhões de euros em medicamentos entre janeiro e agosto deste ano, um aumento homólogo de 6,7%, enquanto a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ultrapassou os 1100 milhões de euros.
O último relatório da Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED, I.P.) sobre a monitorização de despesa nesta área indica que os utentes gastaram, nos primeiros oito meses deste ano, um total de 605,7 milhões de euros com fármacos, mais 37,9 milhões do que no mesmo período de 2023. Quanto ao SNS, o encargo com medicamentos em ambulatório ascendeu a 1103 milhões de euros, um crescimento de 43,6 milhões no mesmo período (4,1%).
A substância ativa Dapagliflozina, para o tratamento da diabetes, insuficiência cardíaca e doença renal, foi a que apresentou maior aumento de despesa, representando um custo para o SNS de 50,6 milhões de euros entre janeiro e agosto, um aumento homólogo de quase 27%.
Já os medicamentos com Semaglutido, indicado inicialmente para o tratamento da diabetes tipo 2, mas também utilizado contra a obesidade, está na sexta posição das substâncias ativas com maiores encargos, custando mais de 26 milhões de euros ao SNS, mais 11,8% do que nos primeiros oito meses de 2023.
Skope, Museu de Medicina e Saúde, abre ao público nos próximos dias
SIC Notícias
O Skope, Museu de Medicina e Saúde, abre ao público na próxima semana, em Aveiro. Pretende ser um local de aprendizagem sobre a saúde do futuro e a prevenção de doenças.
Alguns dos objetos lembram utensílios de tortura, registos físicos de uma medicina que não desapareceu assim há tantas décadas.
Todas as peças expostas integram a coleção feita em vida pelo ginecologista Hermes de Oliveira Castanhas. Entre aparelhos de cardiologia ou seringas, há um total de 1.800 objetos e instrumentos, de 20 especialidades da medicina, da farmácia e da enfermagem.
Além do espólio histórico, o museu tem no piso superior um espaço de lazer e de educação para a saúde.
Vacinação contra a gripe aumenta este ano em todos os grupos
Expresso
Numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), os primeiros resultados do Vacinómetro indicam que a cobertura vacinal contra a gripe aumentou em todos os grupos prioritários, comparativamente com o mesmo período da campanha 2023-2024.
Segundo o inquérito, 31,7% das pessoas com 65 ou mais anos de idade já recebeu a vacina contra a gripe, mais de metade das quais por recomendação médica, quando em outubro de 2023 tinham sido cerca de 13%.
Ainda no âmbito dos grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Vacinómetro refere que 32,3% das pessoas com doença crónica já terão sido vacinadas, uma percentagem bastante superior aos 11,9% registado na última campanha de vacinação.
Do total do grupo de indivíduos vacinados, na amostra total estudada, os três principais motivos que levaram à vacinação foram a recomendação do médico (43,7%), a iniciativa própria para estarem protegidos (29,7%) e no âmbito de uma iniciativa laboral (13,2%).
A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 iniciou-se em 20 de setembro e está a decorrer, em simultâneo, em milhares de farmácias de todo o país e nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
ULS Coimbra realiza com sucesso procedimento pioneiro em insuficientes cardíacos
Observador
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou esta segunda-feira que realizou, com sucesso, dois procedimentos pioneiros em doentes muito sintomáticos devido a insuficiência cardíaca e sem outra solução terapêutica para esses problemas valvulares.
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a ULS de Coimbra revela que foram efetuadas as primeiras implantações valvulares percutâneas, em posição tricúspide, utilizando uma prótese biológica desenvolvida especificamente para o efeito.
“Depois da implantação percutânea (ou seja, através de um acesso femoral minimamente invasivo sem qualquer necessidade de cirurgia) de próteses aórticas e pulmonares se tornarem uma rotina, implantaram-se agora as primeiras próteses biológicas colocadas em posição tricúspide (Válvula Evoque da Edwards Lifesciences).”
De acordo com a ULS de Coimbra, esta foi a primeira vez que foi efetuada uma intervenção deste tipo em Portugal, tendo demorado cerca de duas horas. Os doentes recuperaram “de forma rápida e sem intercorrências”, tendo tido já alta hospitalar.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply