Notícias da Saúde em Portugal 456

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Serviços normalizados após disrupção na rede da AMA

SPMS

Já estão resolvidos todos os condicionalismos sofridos pelos serviços e plataformas geridos pela SPMS decorrentes da disrupção da rede da Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), que teve lugar no passado dia 10 de outubro.

Deste modo, estão plenamente operacionais:

  • Prescrição eletrónica de medicamentos e Exames Sem Papel: Envio de receitas e exames por SMS;

  • PEM Móvel;

  • Serviços dependentes de envio de SMS, incluindo notificações de vacinação e atestados;

  • Certificado de Carta de Condução: Emissão;

  • App SNS 24 / Portal SNS 24.

Em Valpaços está a ser construída "aldeia" para pessoas com Alzheimer e Parkinson

SIC Notícias

Em Valpaços está a nascer um projeto que pretende reproduzir as rotinas de uma aldeia para doentes com Alzheimer e Parkinson. É uma forma de dar alguma normalidade aos utentes numa estrutura com estímulos que lhes permitem ter outra qualidade de vida.

Ao fundo de Sanfins, em Valpaços, está a erguer-se uma nova aldeia. Parece mais um lar, mas neste espaço vai caber um mini centro comercial com várias lojas, mercearia, farmácia, cabeleireiro e até um restaurante. Será uma réplica da dinâmica de um dia a dia normal que se destina a utentes com doenças como Alzheimer ou Parkinson.

“As pessoas estão habituadas a ir comprar uma camisa ou uns sapatos, vão à farmácia, vão ao cabeleireiro, lidam com os animais e tudo isso é um estímulo para estas pessoas que têm esta demência. Penso que estamos a fazer um projeto que vai ao encontro daquilo que elas tinham antes de estarem doentes”

Leonardo Batista da associação Solidariedade Social S. Pedro

O Centro de Relevância Alzheimer e Parkinson Portugal, como se vai chamar, foi inspirado num projeto semelhante existente nos Países Baixos. Vai ter capacidade para 58 utentes e o desafio vai ser, agora, recrutar cerca de 50 funcionários para trabalhar numa aldeia do interior do país.

Atraso em proibir químicos perigosos na UE terá aumentado cancros e infertilidade

SIC Notícias

O Gabinete Europeu do Ambiente alertou esta segunda-feira que a Comissão Europeia demorou demasiado tempo a proibir certos produtos com químicos perigosos, e que o atraso provavelmente provocou cancro e infertilidade em várias pessoas.

De acordo com as conclusões de uma investigação feita pela Provedoria de Justiça Europeia, anunciadas na passada segunda-feira e citadas no comunicado do Gabinete Europeu do Ambiente, as autoridades europeias "quebraram a lei atrasando a proibição de químicos perigosos ao longo das últimas duas décadas".

“A Comissão Europeia demora em média 14,5 meses para decidir se vai ou não deixar empresas continuarem a utilizar químicos proibidos, quase cinco vezes mais do que o limite legal.”

Gabinete Europeu do Ambiente

Auditorias à gestão da mudança para a transformação digital no Serviço Nacional de Saúde

IGAS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) publicou um relatório com os resultados das auditorias à gestão da mudança para a transformação digital no Serviço Nacional de Saúde (SNS), realizadas em 2021, 2022 e 2023.

Entre 2021 e 2023, a IGAS auditou 17 entidades do SNS, com o propósito de avaliar se a gestão da mudança para a transformação digital nos estabelecimentos hospitalares do SNS está centrada nas pessoas, se melhora os processos e se potencia melhores resultados na prestação de cuidados de saúde. O relatório reúne as conclusões e as recomendações emitidas nos respetivos relatórios.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.