Notícias da Saúde em Portugal 457

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Morreu Marco Paulo, aos 79 anos, após uma longa luta contra o cancro

Expresso

Deixa uma carreira de mais de 50 anos de prémios e sucessos. Lançou mais de 70 discos, ouvidos por milhões de pessoas, e recebeu centenas de prémios. O seu maior êxito foi lançado em 1980: "Eu Tenho Dois Amores" vendeu mais de 195 mil discos.

Marco Paulo morreu esta quinta-feira, aos 79 anos. O cantor, estava a lutar contra dois cancros, um no pulmão, em estado controlado, e outro no fígado, que era mais crítico. Em meados de setembro, recebeu a notícia de que a quimioterapia não estava a resultar e seria suspensa.

Ao longo de mais de cinco décadas, lançou mais de 70 discos e várias canções de sucesso. A carreira foi coroada com o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique por Marcelo Rebelo de Sousa, um Globo de Ouro e outros 140 galardões.

Descoberta inovadora abre novas perspetivas para a prevenção e tratamento de doenças da pele

Notícias Saúde

Uma equipa de investigadores da NOVA Medical School acaba de identificar um novo compartimento nos queratinócitos, células da pele, essencial na proteção contra os efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta (UV), a que chamaram “melanoquerassoma”. Esta descoberta aprofunda o conhecimento sobre os mecanismos de preservação da melanina — o pigmento responsável pela cor da pele — e abre novas perspetivas para a prevenção do cancro de pele e outras doenças relacionadas com a exposição solar.

A melanina, que funciona como “protetor solar natural”, é produzida por células da pele chamadas melanócitos, sendo posteriormente transferida para os queratinócitos, onde se acumula de forma estratégica sobre o núcleo destas células, protegendo o ADN contra mutações induzidas pela radiação UV.

No entanto, até esta descoberta, os mecanismos de preservação da melanina nos queratinócitos eram desconhecidos. O compartimento descoberto nestas células pelos investigadores da NOVA Medical School, preserva a melanina de forma eficaz e garante o seu correto posicionamento sobre o núcleo, permitindo que exerça a sua função protetora ao longo da vida útil da célula.

Sangue precisa-se: níveis nas reservas estão abaixo do que é desejável

SIC Notícias

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alerta para a necessidade de mobilização urgente com vista a evitar a falta de sangue nos hospitais. A diminuição de dadores de sangue nas colheitas deve-se a ao facto de estarmos "num período de gripes, infeções respiratórias e outras doenças", refere Alberto Mota.

A federação diz que para repor os níveis adequados das reservas são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias.

É urgente "aumentar a consciencialização para a necessidade do sangue e apelar a todos cidadão interessado e jovens dadores, a sua dadiva de sangue, nomeadamente nos grupos sanguíneos mais carenciados, B-; A+; 0+ e 0-", diz Alberto Mota.

Todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”, apela o presidente da FEPODABES.

Portugal inicia partilha de prescrições eletrónicas com a Lituânia

SPMS

Portugal, através da SPMS, começou a partilhar prescrições e dispensas eletrónicas com a Lituânia, no contexto da iniciativa A Minha Saúde @ UE (MyHealth@EU). Este avanço reforça a partilha de dados de saúde transfronteiriços entre os Estados-Membros da União Europeia (UE), facilitando a continuidade dos cuidados de saúde para cidadãos em viagem na Europa.

A infraestrutura A Minha Saúde @ UE permite a troca de informações de saúde entre profissionais de diferentes países, sempre com o consentimento do paciente. A rede, que atualmente inclui 14 Estados-Membros, contribui para a segurança dos cuidados e para a redução de erros na prestação dos serviços de saúde.

Neste momento, Portugal já partilha dados de saúde com 12 países: Malta, Croácia, Luxemburgo, França, Estónia, Finlândia, Países Baixos, Espanha, República Checa, Polónia, Letónia e Lituânia. A SPMS mantém o seu compromisso de desenvolver a saúde digital, continuando os trabalhos para estabelecer ligações com novos países através da infraestrutura A Minha Saúde @ UE.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.