Notícias da Saúde em Portugal 459

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Dois medicamentos para deixar de fumar passam a estar disponíveis nas farmácias

SIC Notícias

Estão disponíveis nas farmácias portuguesas dois medicamentos para deixar de fumar comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Vareniclina e Citisiniclina chegaram às farmácias portuguesas no início deste mês. Os dois fármacos compostos por substâncias ativas, mas não por nicotina, são comparticipados pelo SNS. Uma ajuda que poderá ser um ponto de viragem na via de muitos fumadores.

Ambos podem funcionar como um estímulo para que mais pessoas consigam largar o vício.

Qual o impacto da mudança da hora no sono e na saúde?

SIC Notícias

Os relógios atrasaram uma hora na madrugada deste domingo, em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O que se pode fazer para evitar eventuais efeitos desta alteração horária na saúde?

Impacto na saúde e no sono

A mudança da hora pode dar origem a alterações no sono e consequentemente maior cansaço, dores de cabeça, redução da concentração e do estado de alerta.

Investigações têm-se debruçado sobre o efeito nas crianças e adolescentes e reportam maior sonolência e desconcentração nas semanas seguintes.

Estratégias para lidar com a mudança da hora

  • Estabeleça uma rotina de sono consistente e certifique-se de que dorme pelo menos sete horas.

  • Ao aproximar-se da hora de deitar, evite expor-se a ecrãs e não consuma bebidas alcoólicas ou com cafeína.

  • Caso não seja automático, atualize o relógio para o novo horário e vá para a cama à hora habitual.

  • Passe tempo ao ar livre, em especial nas manhãs que se seguem à mudança da hora.

  • A exposição à luz solar ajuda a regular o ritmo biológico e facilita a adaptação ao novo horário.

A hora legal volta depois a mudar para o regime de verão a 30 de março 2025.

INFARMED avisa que medicamentos de distribuidor com atividade suspensa não devem ser comercializados

Jornal de Notícias

A Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED, I.P.) alertou esta sexta-feira que os fármacos distribuídos pela Escu Pharm SRL não devem ser comercializados em Portugal, na sequência da suspensão da atividade desse distribuidor romeno.

Uma circular informativa do INFARMED, I.P. adianta que a "atividade de distribuição por grosso de medicamentos da entidade Escu Pharm S.R.L.1 foi suspensa após a deteção de não-conformidades com o sistema das boas práticas de distribuição, conforme divulgado pela autoridade competente da Roménia".

As empresas que tenham adquirido medicamentos a este distribuidor ou que tenham sido contactadas para a sua aquisição, "não os podem comercializar e devem comunicá-lo ao INFARMED, I.P.", refere ainda o regulador nacional.

Pistácios podem ajudar a melhorar a saúde ocular, revela estudo

Notícias Saúde

Um novo estudo, realizado por investigadores da Escola Friedman de Ciência e Política Nutricional da Universidade Tufts, nos Estados Unidos da América (EUA), descobriu que o consumo diário de pistácios pode melhorar significativamente a saúde ocular, aumentando a densidade ótica do pigmento macular. O responsável é o pigmento vegetal luteína, um fator chave na proteção.

O ensaio clínico mostrou que, em comparação com a ingestão de apenas a dieta normal, a ingestão de 57 gramas de pistácios por dia durante 12 semanas, como parte de uma dieta habitual, resultou num aumento significativo do densidade ótica do pigmento macular, um indicador importante da saúde ocular, uma vez que protege a retina e está associado a um risco reduzido de degeneração macular relacionada com a idade, uma das principais causas de cegueira.

“As nossas descobertas indicam que os pistácios não são apenas um snack nutritivo, mas também podem proporcionar benefícios significativos para a saúde ocular.”

Tammy Scott, Neuropsicóloga Clínica

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.