Notícias da Saúde em Portugal 462

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Suspensão da compra de bombas de insulina automáticas foi por razões de segurança

Jornal de Notícias

O presidente do INFARMED, I.P., Rui Ivo, esclareceu esta quarta-feira que a suspensão da comercialização das bombas de insulina automáticas adquiridas pelo Estado se deve a questões de segurança, e admitiu que possam ser adquiridos outros dispositivos disponíveis no mercado.

O Estado lançou um concurso para a aquisição de cerca de 2000 dispositivos, adjudicado à empresa Medtrum, que foi suspenso pelo INFARMED, I.P. perante o alerta da associação de diabetologistas britânica e de relatos da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) de que utilizadores tiveram reações adversas.

"A nossa primeira obrigação é garantir a segurança dos cidadãos que estão a utilizar estes dispositivos. E nós, perante as circunstâncias que nos foram transmitidas, após o processo se ter iniciado", a decisão foi de suspender o processo.

Rui Ivo, Presidente INFARMED, I.P.

Perante esta circunstância, o INFARMED, I.P. decidiu não generalizar a utilização destes dispositivos, restringindo a sua utilização a um "ambiente controlado" para clarificar a situação e foram desencadeadas várias diligências junto da empresa que distribuiu os produtos em Portugal, explicou.

Vírus da gripe aviária detetado num porco nos EUA pela primeira vez

SIC Notícias

Pela primeira vez nos Estados Unidos da América foi detetado o vírus da gripe aviária num porco. A informação foi avançada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

O porco que deu positivo não apresentou sinais de doença, mas foi testado como os outros por precaução nesta quinta que também alberga aves e gado, e que foi colocada em quarentena.

Este anúncio surge numa altura em que os EUA enfrentam uma propagação sem precedentes do vírus nos rebanhos de vacas.

Todas as fórmulas para crianças com alergia ao leite de vaca passam a ser comparticipadas

CNN

Estima-se que, em Portugal, 8% das crianças e 5% dos adultos sofram de alergias alimentares, condição que tem “vindo a aumentar cada vez mais” nos países desenvolvidos

Todas as fórmulas substitutas do leite para os bebés e crianças com alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) passam a ser comparticipadas a partir de sexta-feira, o que beneficia 95% dos que têm este problema.

“As fórmulas elementares passam a ser comparticipadas a 90% do valor e as fórmulas extensamente hidrolisadas terão 70% de comparticipação”, indicou em comunicado a ANID - Associação Nacional da Indústria de Alimentação Infantil e Nutrição Entérica e Parentérica.

Em declarações à Lusa por telefone, Sofia Luz, médica imunoalergologista, referiu que a APLV é a alergia alimentar “mais frequente” nas crianças até aos cinco anos, assinalando que, apesar de ter um “bom prognóstico”, já que ao longo da vida 80% das crianças alérgicas ao leite deixam de o ser, é muitíssimo grave quando se tem”, porque se corre “risco de morte”.

Coração envia sinais ao cérebro para dormir mais e melhorar recuperação após enfarte

Canal S+

Cientistas do Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque, um dos principais centros mundiais em investigação e cirurgia cardíaca e vascular, realizaram o estudo e os resultados do seu trabalho, publicados na quarta-feira na revista Nature, demonstram pela primeira vez como o coração e o cérebro comunicam entre si através do sistema imunitário para promover o sono e a recuperação após um evento cardiovascular grave.

As conclusões destacam a importância de aumentar o sono após um ataque cardíaco e sugerem que o sono suficiente deve ser o foco do tratamento clínico e dos cuidados após um ataque cardíaco, mesmo em unidades de cuidados intensivos, onde o sono é frequentemente perturbado, juntamente com a reabilitação cardíaca.

Após o ataque cardíaco, observaram um aumento de três vezes no sono de ondas lentas, uma fase profunda do sono caracterizada por ondas cerebrais lentas e menos atividade muscular. Um aumento do sono ocorreu rapidamente após o ataque cardíaco e durou uma semana.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.