- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 464
Notícias da Saúde em Portugal 464
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Oito distritos do continente sob aviso amarelo por causa da chuva
SIC Notícias
Oito distritos de Portugal continental estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 09:00 de hoje, enquanto Guarda, Santarém, Castelo Branco e Portalegre até às 12:00 de hoje.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes até final da manhã, vento por vezes forte nas terras altas, pequena descida da temperatura máxima na região norte e neblina ou nevoeiro no final do dia.
Como ligar ao 112?
SIC Notícias
O 112 é o número de telefone de emergência único europeu, gratuito e disponível em toda a União Europeia, e usado em situações de emergência médica, incêndios ou assaltos.
Quando liga, é atendido por uma central de emergência, que depois vai encaminhar a chamada para uma de três opções: para os bombeiros - se se tratar de um incêndio, para a polícia - se for um assalto, ou para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes [CODU] - se for uma emergência médica.
Que informação devo partilhar?
Quando liga para o 112 é importante começar por descrever o tipo de emergência, explicar se foi um acidente de carro, uma dor no peito súbita, ou se está em plena A5 com a sua mulher em trabalho de parto, por exemplo.
Especifique também a gravidade da situação e o número de vítimas, incluindo o sexo e a sua idade aparente.
Depois disto, deve explicar o que se passa e quais são queixas e sintomas observados.
O último passo é dar um número de telefone para onde pode ser contactado e a localização exata.
Depois de dar todas as informações, não desligue até que o operador o autorize.
Nove em cada 10 sem doença cardiovascular tem pelo menos um fator de risco
SIC Notícias
Nove em cada 10 pessoas sem doença cardiovascular conhecida que foram inquiridas num estudo apresentam pelo menos um dos oito fatores de risco, segundo os resultados que serão esta segunda-feira apresentados.
O estudo RADICAL (RAstreio DIgital do risco Cardiovascular), que recolheu informação de mais de 4.000 pessoas com idades entre os 40 e 69 anos e sem doença cardiovascular conhecida, concluiu que há uma elevada prevalência nesta população dos fatores de risco modificáveis, como a atividade física, sobrepeso, alimentação ou as horas de sono.
Destacou os dados recolhidos sobre a inatividade física, com uma prevalência de 33,7%, e as horas de sono, um fator nem sempre relacionado com o risco de doença cardiovascular.
"É muito relevante, embora esquecido, como fator risco cardiovascular", afirmou o cardiologista Helder Dores, lembrando que, das pessoas que responderam, mais de metade (58,4%) dormiam menos de sete horas por noite.
Os oito fatores de risco para as doenças cardiovasculares são a alimentação, exercício físico, tabaco, horas de sono, peso, pressão arterial, níveis de glicose e de lípidos no sangue.
ULSNA realiza 1ª Cirurgia da Tiroide por via transaxilar
SNS
O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, integrante da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, realizou a primeira cirurgia da tiroide por via transaxilar, sem cicatriz cervical.
Trata-se uma técnica minimamente invasiva para tratamento de nódulos de pequena e média dimensão da glândula tiroide, por ressecção parcial ou total, vídeo-assistida / endoscópica, através da região axilar, sem a necessidade de uma incisão cervical, mais exposta, com vantagem estética e maior bem-estar para o utente.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply