- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 466
Notícias da Saúde em Portugal 466
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Atividade humana polui com chumbo até glaciares no Tibete
Canal S+
A poluição devido à atividade humana alcança mesmo os locais mais remotos do mundo, como mostra um novo estudo sobre a contaminação por chumbo do glaciar de Guliya, no noroeste do Tibete, divulgado ontem pela agência Europa Press.
Ao analisar núcleos de gelo daquele glaciar e medir isótopos de chumbo em amostras com poeira, investigadores de universidades norte-americanas descobriram alterações nas fontes deste metal pesado presente no ambiente.
“As nossas amostras de isótopos de chumbo datam de há cerca de 36 mil anos, uma época em que sabemos que nenhuma civilização usava chumbo, o que significa que grande parte do que encontramos é natural.”
Os instrumentos e modelos utilizados pela equipa de investigação possibilitaram a descoberta de que, até 2007, a gasolina chinesa era a principal fonte de chumbo. Depois estas emissões diminuíram e aumentaram as de carvão e de minerais de chumbo e zinco.
Conheça os factos por detrás das tendências de cuidados com a pele que dominam as redes sociais
Notícias Saúde
Com a crescente popularidade dos influenciadores de beleza e das rotinas virais de cuidados com a pele, as redes sociais estão a desempenhar um papel fundamental na definição da forma como as pessoas cuidam da sua pele. Tendências populares como ‘glass skin’ [aspeto pele de vidro], a manicura russa e a terapia caseira da luz vermelha despertaram a atenção generalizada, mas quão seguras e eficazes são? Dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia esclarecem as dúvidas.
Terapia de Luz Vermelha
A terapia da luz vermelha utiliza luz vermelha ou infravermelha próxima para tratar problemas de pele como rugas, manchas da idade e flacidez da pele, bem como condições como queda de cabelo e acne, explica Amit Om, dermatologista na Carolina do Norte.
Os dispositivos domésticos de luz vermelha estão a tornar-se cada vez mais populares entre os influenciadores das redes sociais, à medida que as pessoas recorrem a máscaras e painéis para tratar os seus problemas de pele. Ao contrário da luz ultravioleta (UV), que pode causar cancro de pele, a investigação não descobriu que a luz vermelha o pudesse fazer.
“Os dermatologistas recomendam frequentemente a terapia da luz vermelha, juntamente com tratamentos como cremes medicamentosos ou peelings químicos para tratar os sinais de envelhecimento”, refere o médico. “Para ajudar a manter os resultados após um tratamento em consultório, o seu dermatologista pode recomendar o uso de um dispositivo caseiro.”
Em última análise, é mais seguro consultar um médico em vez de experimentar tendências de cuidados com a pele que podem representar riscos. “Embora algumas destas tendências possam parecer inofensivas ou mesmo benéficas, muitas vezes não têm nenhuma ciência real por detrás delas e podem acabar por causar danos à pele ou outros problemas de saúde.”
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Manicura Russa
Glass Skin, nova tendência de cuidados com a pele
Quase três milhões de vacinas administradas contra a gripe a covid-19
Sapo
Quase três milhões de vacinas contra a gripe e a covid-19 foram administradas desde 20 de setembro, cerca de 1,7 milhões das quais nas farmácias que participam na vacinação, indicou na passada terça-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O sétimo relatório semanal da DGS indica que, até ao último domingo, foram vacinadas 1.746.301 pessoas contra a gripe, das quais 1.021.876 nas farmácias e as restantes 724.258 nos centros de saúde.
Os dados da DGS indicam ainda que, na atual campanha sazonal, 1.208.484 pessoas receberam a dose de reforço contra a covid-19, com 711.752 a optarem por serem vacinadas numa farmácia e 496.639 numa unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A cobertura vacinal mais baixa continua a verificar-se na faixa etária entre os 60 e 69 anos, com 36,46% vacinados contra a gripe (473.086) e 26,36% para a covid-19 (342.019), refere ainda a DGS.
Linha de Apoio Psicológico para Cuidadores Informais recebeu 279 chamadas até outubro
Saúde Online
O coordenador da Linha de Apoio para cuidadores informais fez um balanço do funcionamento deste serviço e adiantou que desde que entrou em funcionamento, em setembro de 2023, e até ao dia 3 de outubro, receberam “cerca de 279 chamadas”. “Essas chamadas foram transformadas em 90 consultas, sendo 49 delas presenciais e 41 online”, adiantou o psicólogo André Louro, acrescentando que a maioria foi feita por mulheres.
O responsável explicou que é feita uma triagem, consoante as necessidades da pessoa que liga, porque esta é uma linha que presta apoio psicológico, apesar de haver quem ligue a pedir informações ou a pedir outro tipo de ajudas, como uma cadeira de rodas ou uma cama articulada. “A função desta linha não é isso, é sobretudo ajudar as pessoas no sentido de lidar melhor com a situação pela qual estão a passar e terem um melhor autocuidado delas próprias e conseguirem também dar o cuidado a quem cuida”, apontou André Louro.
De acordo com o responsável, as pessoas que ligam para a linha de apoio queixam-se sobretudo de estarem sobrecarregadas com um trabalho que ocupa as 24 horas do dia e nas quais “estão constantemente a cuidar do outro”. A linha, que funciona através do número 808 200 199, estava inicialmente pensada para funcionar pelo período de um ano, até setembro de 2024, mas a associação conseguiu garantir financiamento para que ela se mantenha operacional até ao final do ano.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply