Notícias da Saúde em Portugal 469

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Governo atribuiu 2.355 cheques-psicólogos e 1.019 cheques nutricionistas até novembro

SIC Notícias

A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, revelou esta segunda-feira que foram atribuídos até novembro 2.355 cheques psicólogos e 1.019 cheques nutricionistas, maioritariamente a mulheres de Lisboa e do Porto.

Em relação ao cheque psicólogo, Margarida Balseiro Lopes adiantou que foram pedidos 3.690 cheques, tendo sido atribuídos 2.355, enquanto em relação ao cheque nutricionista, foram pedidos 2.781 e atribuídos 1.019.

Segundo os dados apresentados pela ministra, em 75% dos casos são raparigas que pedem o cheque psicólogo, adiantando que mais de 50% dos cheques pedidos foram no Porto e em Lisboa, seguindo-se Coimbra, Braga e Aveiro, "com cerca de 250 a 400 pedidos cada um".

"A maior parte destes pedidos vem de alunos de licenciatura, mas há também pedidos em menor número de mestrado ou alunos de mestrado integrado."

Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização,

Dia Mundial da Pneumonia. Devolver qualidade de vida aos doentes crónicos através da prevenção

Sapo

Um cansaço fora do normal, necessidade de terapêutica e uma companheira para toda a vida. É esta a descrição de alguém que vive com uma doença respiratória, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Com o diagnóstico atempado e o tratamento adequado, é possível viver uma vida com qualidade. Afinal, respirar é a função mais importante do nosso corpo. Ainda assim, a saúde respiratória é muitas vezes esquecida.

A propósito do Dia Mundial da Pneumonia, que se assinala anualmente a 12 de novembro, importa recordar e frisar as consequências que outras doenças, como é o caso da doença pneumocócica, podem ter na vida dos doentes crónicos.

A doença pneumocócica, causada pela bactéria “Streptococcus pneumoniae”, ou pneumococo, é uma das principais causas de pneumonia. Isto torna-se preocupante quando percebemos que a pneumonia continua a ser uma das doenças respiratórias que mais matam em Portugal, sendo a primeira causa de morte relacionada com o aparelho respiratório (43,9%), se excluirmos o cancro do pulmão.

Apostar na prevenção é, por isso, fundamental para combater a doença pneumocócica. O pneumococo transmite-se por gotículas respiratórias, como tosse ou espirros, sendo aconselhada a adoção da etiqueta respiratória. Além disso, manter hábitos saudáveis, como a higiene oral, a moderação no consumo de álcool e o não consumo de tabaco ajuda a reduzir o risco de infeções.

Ainda assim, a prevenção através da vacinação, contra o pneumococo é a forma mais eficaz de prevenir infeções graves e reduzir a mortalidade e morbilidade associadas à doença pneumocócica.

Laboratórios de saúde pública das extintas ARS vão integrar Instituto Ricardo Jorge

Jornal de Notícias

Os laboratórios regionais de saúde pública pertencentes às extintas Administrações Regionais de Saúde (ARS) vão integrar o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), anunciou hoje o seu presidente, que pretende uma maior agilidade para contratar profissionais. Na prática, serão integrados no INSA os laboratórios regionais de Braga, Aveiro, Leiria, Évora e Faro, com um total de cerca de 600 colaboradores.

As ARS foram formalmente extintas a 1 de outubro, no âmbito da reorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ficando prevista uma comissão liquidatária para coordenar e dirigir o processo de extinção e garantir a transição das competências e património para as outras entidades.

O INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.

ULS São José realiza 1900 cirurgias robóticas em cinco anos

SNS

A Unidade Local de Saúde (ULS) São José alcançou a marca de 1898 cirurgias robóticas realizadas desde a inauguração do seu primeiro robô cirúrgico, o primeiro do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no dia 8 de novembro de 2019. Atualmente, a cirurgia robótica é utilizada em diversas especialidades, incluindo Urologia, Cirurgia Coloretal, Bariátrica, Hepatobiliar, Pancreática, Endócrina, Esofagogástrica, Torácica, Ginecológica e Pediátrica.

Analisando os dados anuais, existe um crescimento acentuado no número de cirurgias com recurso à robótica, mesmo durante os anos de pandemia, tendo sido realizadas 158 em 2020 e 257 em 2021. Este ano, até 31 de outubro (últimos dados disponíveis), já foram realizadas mais de 560 cirurgias robóticas.

Entre as principais vantagens da utilização da robótica destacam-se a maior qualidade do ato cirúrgico, associado a menor perda de sangue, menor dor e melhor cosmética.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.